domingo, fevereiro 26, 2006

Opa da PT

Parece estar a ficar como a laranjinha;"anda de mão em mão". Pelos vistos a fruta é apetitosa! Ha!...e assim vai a Opa sobre a Pt.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

3.ª Idade amanhâ, no Parlamento!

É razoável que amanhâ se fale dos nossos idosos no Parlamento. Os idosos merecem tudo até porque foram, em condições de vida muito adversas, os obreiros do nosso País.
Julgo que seria interessante introduzir já no debate público o problema de "hospitais de rectaguarda" ou como muitos dizem agora de "cuidados continuados". É um problema com que os familiares dos idosos só são confrontados quando a alta médica dum familiar ainda a necessitar de muitos cuidados de saúde (alguns de ordem técnica), lhes bate a porta. Pergunta-se onde vou colocar agora o meu Marido, a minha Mulher, o meu Pai ou a minha Mãe? Num "Lar de 3.ª idade" e onde? Comparticipado pelo Estado ou Particular? Não basta ao cidadâo o problema da separação do seu ente querido, quanto mais a dificuldade do internamento.
Claro nos lares comparticipados pelo Estado é sempre o velho problema:"tem que ir para a "lista de Espera". No privado são as mensalidades elevadas que em muito casos não estão ao alcance das bolsas. E, sabe-se que nem todos estes estabelecimentos de assistência estão em condições de prestar os cuidados médicos prescritos.
Todos sabemos que durante muito tempo os ditos "hospitais concelhios" prestavam muito destes cuidados à 3.ª idade. Agora monitorizadas as altas nos Hospitais Centrais e Distritais para um curto de espaço de tempo de internamento, são os idosos que mais sofrem. Urge pensar, debater e talvez criar os "hospitais de rectaguarda" ou "de cuidados continuados" para que nenhum cidadão fique de fora da rede hospitalar ou da rede da segurança social. Pensamos que cada caso é um caso!

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Emprego!

Estatísticas! Desemprego! Sindicalistas! Contratos a prazo! Fundamentalistas! Onde paira a flexibilidade de emprego? Quem corre, fixando regras além do patronato? Pois é! Parece não haver inveja dos Países Escandínavos ou até mesmo da vizinha Inglaterra. Malfadado destino dos Portugueses!
Vamos vivendo com a precaridade do emprego, deixando a nossa população envelhecer com os "jovens" e, nem todos, a procriar aos 40 ou mais anos.
Não deixemos fugir a nossa identidade nacional. Basta de fundamentalismos e estudar novas regras para quem trabalha, onde o respeito mútuo deve imperar entre patronato e quem vende a força do trabalho. Estejamos atentos aos desempregados de fracas habilitações literárias e na meia idade. Crie-se já, para estes um trabalho social, em vez de formações profissionais enganadoras e que fazem de muitos coleccionadores de cursos profissionais.
Para os mais novos a "formação profissional" deve ser realizada mediante o mercado de trabalho e não porque o I.E.F.P. tem há vários anos programas de formação, para servir, em catálogo.
Haja força para acabar com os conceitos de trabalho de décadas, gerados entre um percurso do Estado Novo envergonhado e uma Revolução progressista onde foi permitido fazer tudo à menor reivindicação, de uns tantos. Segure-se o emprego para manter a nossa democracia e independência. Haja novas regras, de imediato!

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Nova lei da nacionalidade!

O nosso Parlamento aprovou a nova lei da nacionalidade. É uma medida bastante positiva. Muito menos serão os excluidos da nossa sociedade, que há anos se arrastam nos subúrbios das nossas grandes cidades. Oxalá, que os "novos" Portugueses saibam merecer esse bem, que deve ultrapassar o apoio ao nosso futebol. Oxalá ainda, que esta nação tenha a coragem de continuar a integração digna destas pessoas das quais muitas se sentem portuguesas há muito tempo.
Todos devemos ter os mesmos direitos de cidadania.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

As cobaias!

Os funcionários públicos continuam a ser a causa de todos os males. Entre muitas coisas foram os "causadores" de pensões altíssimas. Agora vão ser cobaias da entrega do IRS: em 2007 o patrão Estado começa o preenchimento das declarações deste Imposto pelos seus "empregados". Boa!
Nâo quererá o Sr. Ministro do Trabalho verificar a atribuição das pensões mais elevadas, ou até um pouco acima da média, da Segurança Social?...E quantos dias de Baixa tiveram estes pensionistas, enquanto mantinham ordenados elevados? Por favor, não façam dos funcionários Públicos cobaias e causadores de todos os males. Os governos sucessivos que admitam que foram imprudentes e que descuidaram fiscalizações. Foi um salve-se quem puder! Agora, os funcionários públicos que paguem a crise.
Entenda-se, que não sou contra as reformas. Porém, estas devem ser feitas por questões de cidadania em função dum bem-estar colectivo: nunca evocando causadores. Se houver causadores têm a ver com os actores políticos que navegaram num País, ao qual recusaram rumo, confudindo "bagunça" com Democracia.

Última hora!

O mundo tem cada vez mais malucos!...Chega uma nova "t-shirt" de Itália. Pode-se chamar radical ao autor do invento; um ministro.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Agostinho da Silva, o humanista!

Cem anos passaram!" A coisa é..." Quem não recorda "conversas vadias"? Agostinho da Silva aparecia na TV. Os olhos dos espectadores ficavam especados, de imediato, no homem de rosto corcomido pelos anos, contemplando e ouvindo o seu pensamento livre, sem deixar de ser bastante bucólico.

domingo, fevereiro 12, 2006

Teresa Caeiro, enganada!

Teresa Caeiro engana-se quando defende a abertura da BA5, em Monte Real, para servir o Turismo Religioso de Fátima. Revela que não sabe que a Ba5 é um ponto militar estratégico em uso, tendo em vista o patrulhamento da nossa costa marítima. Que se encontra bem longe de Fátima, com difícil acesso até à A1 e, sobretudo, que a sua situação nada tem a ver com o misticismo da religiosidade da cidade de Fátima.
A deputada encontra-se rendida à Região de Turismo de Leiria- Fátima, sem reflectir que as Regiões de Turismo custam dinheiro ao erário público e que seis ou sete destas Regiões vizinhas vendem o mesmo produto. Entendo-a! Deve ser contra a Regionalização.
Claro que eu, em caso de "vôos charters" ao serviço do Turismo Religioso de Fátima, em determinados períodos sazonais, defendo a utilização da base de Tancos, praticamente desactivada. Fica mais perto de Fátima e 8 minutos depois do turista entrar no autocarro está a contemplar a Serra de Aire e passados mais 20 minutos está a entrar em Fátima, sendo atirado ao longo de quase todo o itinerário para a contemplação e religiosidade impostas pelo calcário da Serra que acolheu Fátima.
Já não é a primeira vez que trago este tema aqui ao Blog. Estou convicto de que tenho razão até alguém provar o contrário. Para defender o Turismo Religioso de Fátima é preciso conhecer as suas motivações, que não podem ser desenraizadas do "fenómeno" religioso dos crentes.
Fátima nada tem a ver com as nossas belas praias, sr. Deputada.
Façamos a regionalização sem preocupações de sedes de Regiões de Turismo, nem de cidades capitais ou outras. Há que agrupar, em primeiro lugar, interesses socio-económicos e culturais de 4 ou 5 áreas idênticas do País, para que resulte uma boa regionalização para Portugal, evitando zonas populacionais mais ricas em desfavor de outras mais pobres. Cada zona regionalizada deve ser harmoniosa na textura do seu desenvolvimento em todas as suas vertentes.
E porque não Fátima a sede de uma grande zona central do País a regionalizar? Tem apetência para isso. Porém, é necessário regionalizar.

Felgueiras mais espiritual!

Ontem Felgueiras esteve em Fátima. Será que vai haver milagre?...Cada um tira as suas ilações. Cá por mim eu já formulei as minhas.

sábado, fevereiro 11, 2006

Luz no fundo do túnel!

Finalmente algumas freguesias vão abaixo. Acho muito bem! Haja coragem!Há coisas de interesse colectivo, mais importantes para a sociedade.

Quem acode?

Há "regiões de turismo" há mais neste País. Urge fazer a reforma deste sector!Quem acode? De certeza, que as autarquias, não!

terça-feira, fevereiro 07, 2006

OPA sobre a PT

Cá estamos e mais depressa do que eu pensava. Na noite de 22 Janeiro nasceu um novo País, despido das vestes do 25 de Abril. A solidariedade entre pessoas e a justiça social devem ser balizas desta nova época. Não há que ter medo: mas a sociedade deve estar vigilante e confiar nas Instituições Públicas que dia a dia se vão modernizando, apanhando a velocidade imposta pela vivência do século XXI e globalizado.
Os nossos antepassados venceram no século XV e XVI, e agora, também nós saberemos viver os tempos de hoje, desnudados de chavões. O nosso "ego" vai ser alimentado, com uma nova esperança numa sociedade moderna.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Atrás dos Sindicatos!

O Sr. Marques Mendes "meteu" uma mudança para andar atrás dos Sindicatos. E, vai de criticar a vinda do Sr. Gates a Portugal. Agora elegeu esta semana para ouvir os Operadores da Justiça. Pelo que já ouvi, vai ser mais um período para "amanteigar" os sindicatos, esquecendo os verdadeiros problemas da Justiça do País.
Cada líder partidário faz oposição ao Governo conforme a sua dimensão. Eh!...

A brincar!

Felipe Scolari parece que anda a brincar!...será que vai trocar as bandeiras portuguesas pelas libras?...que "cambeo! Caramba!

domingo, fevereiro 05, 2006

A Arder!

Começou a arder lá para Lisboa, num Bairro chamado Benfica e perto do Colégio Militar.Ah!Ah!...Até quando?

sábado, fevereiro 04, 2006

Apito!

Apitou o comboio e volta a apitar. E o maquinista vai de doirado! Eh!Eh!Eh!...