quarta-feira, janeiro 31, 2007

Na China!

O Ministro da Economia, falou na China, acerca dos baixos salários praticados em Portugal como incentivo ao investimento exterior. Foi mesmo uma tirada assinina do homem do plano tecnológico. Assim não chegamos a lado nenhum e mais difícil se torna explicar aos portugueses as reformas em curso e bastante sofridas pelos trabalhadores. O Ministro Pinho tem facilidade em falar inopinadamente, já o sabiamos. Agora, palavra ao 1.º Ministro, Engenheiro Sócrates!...

Ainda a IVG!

As dúvidas têm que ter resposta. Daí, ler "as 12 razões" apontadas pelo Dr. Vital Moreira. Da pesquisa e confontação de ideias nasce a luz. Somos pelo SIM.

terça-feira, janeiro 30, 2007

Basta! Vamos votar Sim!

A campanha do referendo à interrupção voluntária da gravidez tem sido pouco tolerante por diversos grupos, tipo fundamentalistas, da Igreja Católica. Penso que esses grupos não representam todos os católicos. Pena é que a tal Igreja baralhe as pessoas, agindo de forma possessiva sobre a parte da nossa população mais desprotegida e menos culta. É pena ainda que fale em aborto, em morte e que contrataque de imediato com ameaças de excomunhões e de funerais não religiosos aos fiéis que votem SIM à despenalização. São atitudes destas que cada vez mais afastam os fiéis da prática religiosa com enfoque na dominical, sabemos.
Há uma coisa que quero referir. Contra o aborto parece-me que todos os Portugueses são, pelo menos eu sou. Mas no dia 11 de Fevereiro não está em causa o aborto. Está em causa a despenalização voluntária da gravidez. A mulher não pode ser criminalizada se decidir abortar por motivos que só a sua consciência decide. Vivemos numa sociedade livre, logo a mulher não pode ser condenada em tribunal aos olhos da população por um acto íntimo que cometeu, por uma lei retrógada e feita há muitos anos, por homens.
Logo, porque não queremos que a mulher seja vexada publicamente, bem lhe basta o sofrimento da decisão dolorosa ao interromper uma gravidez, quanto mais presa, vamos votar SIM.

Começou a campanha do referendo da ivg!

Do JN de Hoje!

Campanha começa contra a abstenção
José António Domingues / arquivo jn



Hermana Cruz, e Isabel Teixeira da Mota

Mobilização e apelos ao voto intensificam-se a partir de hoje, dia em que arranca a campanha oficial para o referendo sobre a despenalização do aborto. Partidos e movimentos vão para a rua e novos cartazes de ambas as posições que vão a votos serão afixados.

O PS quis marcar o início do período oficial de campanha com um apelo de António Costa à mobilização geral dos socialistas pelo "Sim". Contra o aborto clandestino e contra a penalização da mulher são as duas mensagens principais, defendeu o dirigente ontem em conferência de imprensa na sede do Largo do Rato. Ao mesmo tempo, Costa defendeu prudência em relação às sondagens, sustentando que o PS tem "a convicção de que a boa opção para Portugal é a vitória do 'Sim'".

São dois os objectivos para a recta final pré-referendo a intensificação das acções de rua e a redução da abstenção. Como garantiu ao JN o bloquista Francisco Louça: "Farei o possível para evitar uma abstenção acima dos 50%. Irei a empresas de madrugada, andarei pelo país inteiro…". O cenário do referendo ser meramente indicativo nem sequer é assim colocado. E, na contagem decrescente, mostram-se os derradeiros trunfos e aquece-se o debate. Na mira de todos está Marques Mendes que considerou enganadora a pergunta do referendo.

"A estratégia é lançar a confusão sobre a pergunta para criar abstenção", ataca Louçã, lembrando que o PSD viabilizou a questão que no dia 11 é colocada aos portugueses. "Quem põe em causa a pergunta só o faz porque quer que o resultado do referendo seja 'Não'. O que Marques Mendes não leva até às últimas consequências é que quer que as mulheres vão para a cadeia", reforça a dirigente nacional do PCP Fernanda Mateus.

Enquanto o democrata-cristão Luís Lagos lembra que foi o seu partido o primeiro a alertar para o problema da pergunta, ao ponto de ter apresentado uma alternativa, a defesa do presidente do PSD fica para Azevedo Soares. "Estão a fazer da luta pelo aborto uma luta partidária", considera, ao JN, o vice-presidente social-democrata.

Daniel Oliveira do Movimento Voto Sim disse ao JN que haverá mobilizações de rua por parte do Sim em todos os distritos, enquant o a Plataforma do Não promove já hoje uma sessão pública em Braga com Zita Seabra e Maria José Nogueira Pinto.















segunda-feira, janeiro 29, 2007

Cá tá ele!

É do gato fedorento!...

O voto de 11 de Fevereiro!

Dia 11 de Fevereiro é o dia do referendo da ivg. Vale a pena ler - Correio da Causa : "O meu voto" - em "causa nossa". O "blogueiro" vota SIM.

Tomates!

Os nossos tomates estão em perigo! É forte a produção agrícola do tomate a sul do Tejo. A U.E. quer reduzir a quota portuguesa de produção. A indústria de transformação do tomate vai sofrer, assim como o nosso sector das nossas exportações. A maior parte desse produto transformado segue para exportação. Afigura-se-me que o quadro vai tornar-se negro, se tal acontecer, com consquências também para a nossa ainda debilitada economia.
Os olhos dos produtores de tomate estão postos no Ministro da Agricultura. Caso para se dizer que haja "tomates" na defesa da causa, na C. Europeia.

domingo, janeiro 28, 2007

Manuel Alegre!

O Poeta e Deputado socialista, Manuel Alegre, contundente como sempre; outra coisa não era esperado. Ver o artigo do DN de Hoje, em Nacional:Voos da CIA têm de ser "esclarecidos", num apontamento da jornalista Susete Francisco. Fica o registo!



Neve!

Neve?...Pelos vistos, não vai haver por enquanto. No "Bord' Água não consta. Azar! A pequenada e não só ia gostar.

Advinha!

Quem foi que disse, há mais de uma década, ao abandonar a chefia do governo e falando para dentro do seu Partido, que "cada um a partir de agora pedala a sua bicicleta"?...Bum! Que fatal destino.

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Adeus a João Cravinho!

Ontem foi o último dia de João Cravinho na Assembleia da República, antes de seguir para Londres. Irá para uma instituição financeira, onde terá lugar na administração. O deputado socialista renunciou ao mandato ontem e hoje já deixa saudades. Bateu-se, últimamente, no nosso Parlamento pelo combate à corrupão vigente e chaga da nossa Democracia. Ao Partido Socialista cabe agora aproveitar urgentemente o delineado por Cravinho, já. Será necessário fazer algumas mexidas na Constituição?... Todos sabemos que a corrupção mina a vida democrática. Então, há que procurar o remédio para essas venenosas maleitas. Cravinho sendo um homem impoluto, sabe-o bem, era e vai ser o seu cavalo de batalha na sua participação civíca, quer falada quer escrita, no seu dia a dia: assim o desejamos. É um homem de letra maiúscula pelo que não vai esquecer o seu País. Os seus interesses legítimos estarão sempre depois dos interesses de Portugal. Sabemo-lo bem!
Quando candidato ao Parlamento Europeu não partiu para a corrida eleitoral sem primeiro dar uma volta pelo País, junto das bases do Partido Socialista, para conhecer melhor as realidades de cada zona, do litoral ao interior e centro, do norte a sul. Ainda registo essa acção. Portugal merece politícos assim! Era bom que a maioria seguissem o seu exemplo. Portugal escreveria uma história bem diferente, orgulhosa para os vindouros.

Foi bonito!

Foi bonito há cerca de seis anos a grande festa dos artistas no Parque Mayer com a televisão a transmitir quase initerruptamente. Lembram-se?...muitas promessas, casinos, novos espaços para os artistas e uma "feira popular" nova. Tudo feito muito populuscamente e ao gosto dos lisboetas que têm por cheiro o alecrim. Claro, com o efeito predominante de bem fazer, todos os meios da Autarquia lisboeta disponíves na festa actuaram, eficientemente, sobre os "anjinhos" incautos e seus eleitores. Todos ficaram mobilizados: para o bem e para o mal. E daí, derrotado Santana pelos seus pares, o PSD com Carmona Rodrigues voltou a ganhar a Câmara.
Hoje, em vez das obras temos o caos instalado na Capital. O Dr. Marques Mendes a navegar, como sempre nas ondas do mar alto, sofreu mais um rombo no Paquete. É ele que por fora tem imposto as regras, para a Cidade de Lisboa. Foi na candidatura da Câmara, foi em afastar a Dr.ª Maria José N. Pinto, parece que também exigiu, segundo alguns jornais de ontem, a demissão da vereadora Seara. Que faltará agora? Não há duas sem três e mais um tiro no Paquete "Olissipos" haverá de certeza afundamento, com o destroços a saltarem, sem haver tempo, para chegarem ao Tejo e flutuarem em direcção a qualquer tábua de salvação. Os buracos são demasiados! Haverá novas eleições?...Hum! O PSD tem a maioria absoluta na Asssembleia Municipal.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Lisboa!


A pitorra começou a desandar na Capital! Palpita-me que pode tomar outras direcções. Afinal, todos os Partidos estão de acordo na luta contra a corrupção. Ainda ontem ficou isso demonstrado na Assembleia da República. O Presidente, Sr. Professor Cavaco Silva, também apontou já essa meta no fortalecimento da nossa vida democrática.
É imperioso curar a democracia para que a liberdade de todos seja respeitada, sobretudo para não atraiçoar as mentes dos mais jovens que são os homens de amanhâ e futuros líderes das Instituições. A sociedade só será verdadeiramente solidária e participativa num regime democrático transparente. Sem isto torna-se impossível o desenvolvimento socio-cultural e económico na Comunidade, onde cada homem está inserido. O trabalho é de todos, exigindo-se Instituições acolhedoras e eficientes perante as diversas situações por nós solicitadas, quando a elas nos dirigimos. É proibido para todos pactuar com acções menos claras a rasar o lodo da corrupção. Haja determinação!

Não!

Em dia de azar não escrevo.Boa!...Uf! Uma carrada de stress que surgiu de um momento para o outro! Aguenta!...Há sempre outro dia.

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Especial Cidades!

O "Especial Cidades",do DN de hoje, é dedicado a Leiria. Vale a pena ler um artigo inserido neste suplemento com o título " Fátima como motor turístico".
O artigo não vem trazer nada de novo. Sabemos que o turismo religioso é o mais importante da Região de Turismo (quase ex- região) que tem por destino o Santuário de Fátima, na cidade de Fátima. É um turismo fugaz porque muitas das potencialidades do Concelho de Ourém que tem o Santuário, estão por explorar, assim como doutros concelhos vizinhos, metidos na serra ou ao seu redor. Ourém tem muitas promessas no ar, feitas pela autarquia, todas de difícil cumprimento, sobretudo por falta de planeamento. Para além de lançar ideias é necessário uma acção calendarizada, sob pena de nada se fazer, como tem acontecido.
Sabemos que as Regiôes de Turismo vão ser reformadas e reestruturadas. Ora aqui está uma boa altura para se começarem a estabeler parcerias entre Autarquias, por vezes separadas também em matéria de Turismo, estabelecendo-se, desde já, polos de intercâmbio de desenvolvimento regional, esquecendo-se aquilo que têm sido as Regiões de Turismo, que em muitos casos não ultrapassaram uns "jobs" para a "rapaziada" que ia sendo despejada dos cargos políticos, nas rotações de executivos camarários, após os actos eleitorais, quer em ex-eleitos, quer em ex-"stafs" presidenciais das camâras.
É altura de dizer basta e de congregar esforços para que uma zona visitada por alguns milhões de turistas anualmente, por possuir o Santuário de Fátima, tenha outro tipo de pacotes turísticos, para além do turismo religioso e para além do sol das praias vizinhas. Chegou a hora do estabelecimento de parcerias entre Autarquias. Há água, terrenos, serra, pegadas de dinossauros e monumentos: O Convento de Cristo e os Mosteiros de Alcobaça e Batalha. Há ainda uma diversidade de bonitos Castelos. Basta de atoardas e passe-se, desde já, à acção. Isso faz-se com planeamento executado por bons técncos e que cada edil desça um pouco do seu pedestal "caseiro" para se envolver em projectos viáveis que tragam mais valia a toda esta área envolvente de Fátima. A força do turismo religioso não pode passar ao lado de quase toda uma região. Há que cativar os turistas com outras motivantes ofertas, que tragam mais emprego e desenvolvimento económico a toda esta área. Vamos esperando!

terça-feira, janeiro 23, 2007

Do "Murcon"!

Que me perdoe o Dr. Júlio Machado Vaz. Mas sou assíduo leitor do seu blog e ouvinte do programa matinal da Antena 1 "Amor é!...
Então vá lá, uma amostra da sua página: "17.000... Uma "pandemia evitável" que alimenta "um negócio obsceno" Fernando Madaíl
O aborto clandestino, defende Maria de Belém Roseira, "não é um problema de ordem pública, mas um problema de saúde pública". A deputada do PS até cita o título de um artigo publicado, em Novembro, na conhecida revista médica The Lancet, onde se definia aquele fenómeno como sendo, em países menos desenvolvidos, "a pandemia evitável".Ao apresentar, ontem, em Lisboa, o livro História do Aborto (Ed. 70), da autoria de Giulia Galeotti, para o qual escreveu o prefácio, a ex- -ministra da Saúde considera que se juntam, neste domínio, questões sociais, de saúde pública e jurídicas.Lembrando que as organizações internacionais fizeram sempre projecções sobre o aborto clandestino em Portugal, a defensora do "sim" recordava que o estudo que a Assembleia da República pretendeu lançar, ainda no tempo do Governo de Durão Barroso, era "tão complexo e profundo" que acabou por ter custos que exigiam um concurso público internacional - e, ainda hoje, está por iniciar. Neste momento, há o estudo da Associação Portuguesa para o Planeamento da Família, que teve uma "amostra representativa" e cujos resultados nos "interpelam de uma maneira brutal", revelando que se praticam cerca de 17 mil abortos por ano no nosso país.No entendimento da deputada, é a actual "solução legal que está a dar alimento a um negócio obsceno" como é o aborto clandestino. E, criticando vários aspectos da actual legislação, a ex-ministra refere que a lei só é aplicada às classes mais desfavorecidas ("ninguém consegue aplicar o Código Penal às portuguesas que abortam no estrangeiro"), só atinge uma parte dos intervenientes ("nenhuma mulher engravida sozinha") e só se aplica de vez em quando ("nada corrói mais um Estado de direito do que uma legislação criminal que não é aplicada").Admitindo que o aborto "não é nem nunca pode ser método de planeamento familiar", Maria de Belém considera que a melhor forma de debelar o "flagelo" é retirá-lo da clandestinidade. Até porque, conclui, no sistema de saúde será possível "identificar as mulheres que não querem abortar e estão a ser coagidas" pelo companheiro ou pelos pais."

domingo, janeiro 21, 2007

Ça m'est égal!

Este blog é pelo sim no referendo da ivg. Logo, segundo alguns clérigos que contrariam a liberdade posta na pessoa humana pelos deuses, está excomungado e sem direito a funeral religioso. Chatice! É-nos indeferente, apesar do inferno estar repleto dos profissionais vendedores de religião. Em linguagem actual "técnicos" possessivos da conquista da liberdade dos semelhantes que eles julgam a si afectos.

sábado, janeiro 20, 2007

Será só acaso?

Infantilidades cometidas por inexperiência?...Um homem preso por amor paternal. Pois, os males psicológicos que uma criança indefesa pode sofrer continuam ao "deus" dará. Até quando?...A nossa sociedade não pode continuar a lavar as mãos perante casos destes. O "porreirismo" e o acaso devem ser afastados do nosso quotidiano. É que há seres humanos com direito a viver uma vida feliz sem odiarem a comunidade que os rodeia. Muita coisa há que modificar neste caso e noutros que venham a acontecer.
Prioridade às crianças! As Comissões Concelhias de Protecção de Menores têm que ultrapassar em muito a Segurança Social. Mais meios e poder de decisão para aquelas, em colaboração com, e só com, os Tribunais de Família. As crianças desprotegidas são gente com direito a muito afecto.

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Foi-se!

O que deram dois minutos de palmas num jantar de Natal. Coitadinho! Tantas palmas e o homem foi-se. Há cá cada ingratidão neste mundo! Ah!...
Estes líderes confundem um jantar com um Congresso. Mutações da democracia partidária, não é?
Fica a fotografia do personagem! Que "enfant terrible"! Pois!...
Nuno Melo
Nuno Melo
Foto:in "Correio da Manhâ"

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Para constar!

Maria José Morgado diz que aborto ilegal potencia corrupção
A Procuradora-Geral Adjunta Maria José Morgado defendeu hoje que aborto ilegal é um «negócio de dinheiro sujo» que potencia a corrupção, comparando algumas clínicas que realizam abortos em Portugal a «slot machines».

«Há clínicas em Portugal que são slot machines de ganhar dinheiro», afirmou Maria José Morgado, numa conferência na Assembleia da República organizada pelo grupo parlamentar do PS e intitulada «Sim à Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG)».

Para a Procuradora-Geral Adjunta, «o aborto ilegal é um negócio que produz dinheiro sujo, que não é tributado».

«Estes fenómenos potenciam a corrupção, a venalidade e crimes de enriquecimento ilícito», acusou.

No entanto, alertou Maria José Morgado, «a lei não é uma varinha mágica», sublinhando que os problemas sociais na base do aborto vão subsistir.

«Mas é desejável que existam regras, maior controlo, a clandestinidade é o vale-tudo», afirmou Morgado.

A Procuradora-Geral Adjunta, defensora do «sim» no referendo de 11 de Fevereiro, considerou a lei actual «injusta, excessiva e que não corresponde à censurabilidade social» da prática de aborto.

«A norma perdeu a força, mantê-la no Código Penal, para lá de ser uma hipocrisia, pode ser uma porta aberta para excessos totalitários», considerou Morgado, manifestando a sua concordância com uma «descriminalização relativa» do aborto até às dez semanas.

Maria José Morgado deixou ainda algumas críticas à classe médica, lamentando que não reconheça mais frequentemente o perigo para a saúde psíquica da mulher como um motivo para a realização de aborto legal.

«A opinião médica tem sido excessivamente restritiva, autista e até insensível na indicação de causas para a saúde psíquica», criticou.

Antes de Maria José Morgado, a deputada socialista Maria de Belém defendeu que, em caso de vitória do «sim» à despenalização da IVG, a regulamentação da lei exija «a intermediação de um profissional de saúde».

«Este profissional de saúde deve dar apoio tanto às pessoas que querem levar a sua gravidez até ao fim como àquelas que não querem», propôs a ex-ministra da Saúde.

Idêntica opinião manifestou Miguel Oliveira da Silva, professor de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

«A lei que temos impede a possibilidade de haver a intermediação de um profissional de saúde entre o pedido de IVG e a realização da IVG», afirmou.

Para este especialista, a actual lei já «não defende a vida humana», ao contrário do que dizem os defensores do «não».

«Quem quer fazer um aborto, fá-lo. A clandestinidade favorece o aborto a pedido», defendeu.

Na sua intervenção, Miguel Oliveira da Silva fez a distinção entre vida humana e pessoa humana, considerando que às dez semanas não se pode falar na segunda vertente.

«O sistema nervoso central de facto não funciona até às dez semanas (...) É completamente impossível às dez semanas haver sensibilidade, consciência, capacidade relacional entre o feto e a mãe», defendeu, acrescentando que um aborto realizado neste momento da gravidez «é seguro para a mulher e para os técnicos de saúde».

Diário Digital / Lusa

terça-feira, janeiro 16, 2007

Leia! Leia! Leia!

Leia muito: livros, jornais e revistas. Não tenha problemas em utilizar as bibliotecas públicas. Estas existem para aumentarem a cultura de uma Comunidade. Agora, se gosta de adquirir livros, estão ao seu alcance em diversos locais de venda, para todas as bolsas, para além das livrarias, nas grandes superfícies comerciais e até em lojas, passe a publicidade, tipo "Casa Brinca", "Galinha Gorda"e "Lidl".
É preciso é ler! Adquirir livros para além de ser um bom hábito, aumenta aos poucos o património individual de cada um que tem sempre uma biblioteca à mão.

Para que conste!

IMPOSTOS PRESS – Tudo o que acontece nos impostos está aqui!
O jornal Impostos Press é o primeiro jornal digital exclusivamente sobre impostos em Portugal, publica-se na Internet, é actualizado permanentemente todos os dias do ano e está disponível no endereço

http://www.impostospress.net/

Brincar!

Alguém comparar a pena de morte com a ivg. Hem!...

domingo, janeiro 14, 2007

Declarações, hoje em Goa!

O Presidente da República defendeu hoje em Goa os princípios da flexisegurança, já questionados de forma negativa pelo PCP, Bloco de Esquerda e pelos Sindicatos, com maior enfoque nos da Intersindical.
Reforda-se que são princípios laborais que norteiam os Países da Penísula da Escandinávea, no campo do Emprego. Estas regras facilitam os despedimentos e aumentam o apoio ao cidadão, no desemprego, prestado pela Segurança Social.
O Ministro Vieira da Silva afirmou, no princípio do passado mês de Dezembro, que o modelo da flexisegurança era de difícil aplicação na Europa, sem deixar de introduzir o tema na nossa Sociedade. Urge agora, iniciar o debate acerca da matéria com o envolvimento de todos os parceiros Sociais. A população e as classes trabalhadoras vão-se apercebendo que a globalização não é mais um vocábulo para consumir em debates, mais ou menos profundos, de matéria económica e de melhor oferta no mercado das empresas. A globalização já começou, todos o sabem. Muitas vão ser as mudanças de emprego, sobretudo para os mais jovens que estão a entrar no mercado do trabalho. Essas mudanças quando se operam numa sociedade solidária, desejada por todos, devem ser sempre acompanhadas por redes de protecção social fortes para que a dignidade humana não seja afectada.
Uma sociedade será tanto mais competitiva quanto maior for a flexibilidade que tiver no mercado do emprego, desde que tenha condições reais de apoio para quem trabalha. Sendo assim, não devemos de meter a cabeça na areia e fugir á discussão do tema. Tal discussão até parece que ninguém a quer ter, porque na nossa cabeça funciona outra forma de segurança, vulgarmente conhecida "por direitos adquiridos". Mas isso já foi e lá vai! Agora vivemos num mundo global e o Presidente da República, depois do Governo falar no modelo da flexisegurança, fez muito bem em trazer a partir de hoje, a tal discussão para a praça pública. Portugal, sem deixar de ser solidário, tem que avançar no mercado do trabalho se quer ter uma economia sadia e próspera. Basta de épocas vividas, em que os portugueses viveram num mundo aparte, como se não fizesse parte de uma realidade que é a Europa inserida no mundo. Para além das reformas em curso, levadas a efeito nos últimos tempos entre nós, com tantos sacrifícos para todos e maiores para os mais desprotegidos, há a necessidade de segurança económica para que as famílias não sejam desagregadas. Venham discussões sérias, desprovidas de qualquer tipo de peias. Olhe-se para a Economia da nossa vizinha Inglaterra, onde as regras do mundo laboral são tão diferentes de Portugal.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

A caminho do referendo!

Está na ordem do dia! Claro, falamos da interrupção voluntária da gravidez. Ler Fernanda Câncio in " O cardeal do dia seguinte", em OPINIÃO, no DN, de hoje.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Para rir ou para chorar?

O Presidente Bush assumiu as responsabilidades perante os insucessos acumulados da invasão e guerra do Iraque. Será que daqui a algum tempo vamos ter a personalidade de corda ao pescoço, pedindo perdão à humanidade dizendo: "humildemente aqui estou, julguem-me".

quarta-feira, janeiro 10, 2007

"Democracia por arrasto"!

Visitar o murcon no seu post de hoje - "À custa de malabarismos dos Juízes?" - Quem sou eu para comentar o Dr. Machado Vaz?...sempre há observadores atentos. Ele é um deles!

Meios Militares na UE!

Um general sem tropas e Director Geral Do Estado Maior da União Europeia falou, ontem em Lisboa e disse que a "Política externa da UE tem que ter meios militares" (ver título de caixa em Nacional - Defesa no DN, de hoje). Falou ainda da duplicação de capacidades no campo militar entre a NATO e a UE, afirmando também que existem igualmente duplicações em matéria de equipamentos entre os Estados membros da UE.
Há muito que vimos dizendo da necessidade de um exército Europeu, para não ficarmos de cócoras perante à América, em questões mundiais quase sempre ao verdadeiro arrepio dos direitos humanos. A Europa não pode viver de saudosismo do passado prenhes de utopias, como nada acontecesse no mundo. Tem que criar uma força militar Europeia, operacional e efeciente. O facto dos países da UE adquirirem os equipamentos militares "per si" , talvez seja o mais conveniente para os Americanos. Estes, vendem-nos esse material e ficam com a certeza que para nada servem a uma Europa divida nesta matéria.
Criar um exército Europeu sei que é uma decisão polémica e difícl de tomar, até porque os auratos da perda da independência nacionais tocarão os seus cornetins. Mas, para sermos verdadeiros Europeus tem que haver coesão e solidariedade entre os Estados Membros. Para tal não podemos fugir ao poblema militar.

terça-feira, janeiro 09, 2007

Sassaricando!

Os Médicos e o Ministro da Saúde têm passado os últimos dias a sassaricar. É tempo de dizer que basta de sassaricar. Os médicos querem impõr regras para a Entidade Patronal. O Ministro defeniu por portaria algumas incompatiilidades para a função clínica. Muitos dos clínicos teimam em esconder os seus horários com os olhos posto no Privado e vão referindo que o SNS bate no fundo, se abandonarem este. Penso o contrário, assim como a maioria da população. Urge criar urgentemente o regime de incompatibilidades para os médicos. Arrumada a casa, deixa-se de colocar o problema do cumprimento dos horários. Trabalhar no SNS é um acto livre e este serviço não pode ter colaboradores com um pé em cada lado. Quem quer opta, pelo Estado ou pelo sector Privado. A classe Médica tem de deixar de tratar os seus concidadãos como se fossem uns desgraçadinhos. O povo Português evoluiu e sabe bem o que quer. Pode-se deixar enganar, contudo, sabe que é enganado.
Se os médicos tiverem que optar face à sua prestação de trabalho, teremos um melhor SNS porque começa a ter um concorrente que até agora não tem: o sector Privado. Para este Sistema devem de serem criadas regras para não continuarem a surgir factos nublados que tanto o prejudicam e não pode continuar a funcionar como se não existisse. A medicina Privada tem que ser eficiente e balizada para ser uma verdadeira concorrente do sector Público.
Estou de crer que se os dois regimes de Saúde funcionarem a sério os Portugueses terão melhor Sáude. Contratualizem-se os serviços e deixem os cidadãos optarem. Com uma máquina mais leve para ambos os lados, estou certo, funcionará melhor a Saúde e acabam-se com as polémicas de décadas tão nefastas para os doentes. Haja vontade política para tal. Mais uma vez, basta de sassaricar!

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Uma boa medida!

Uma boa medida! Já se encontra anunciada. Os automóveis sem seguro, quando envolvidos em acidentes, serão apreendidos e depois vendidos se no prazo de 45 dias não forem reclamados! Julga-se que o número de veículos que circulam sem seguro são elevados. Aplica-se aqui a regra "para grandes males, grandes curas". Mais, os cidadãos que circulam sem seguro, normalmente, são aqueles que conduzem a velocidades altas. São aqueles que não se preocupam com os direitos dos outros. Enfim!...Pena é que esta medida só entre em vigor no 2.º semestre deste ano. Digo!

domingo, janeiro 07, 2007

Feito do dia!

O Atlético da Tapadinha eliminou o FCPorto da taça de Portugal. O sapo engoliu um elefante, hem!...

sábado, janeiro 06, 2007

ADRENALINA!

O Lisboa - Dakar já está na estrada a aumentar a adrenalina aos adeptos desta prova. Hoje, no 1.º dia falou português com o nosso cidadão Carlos Sousa, a pilotar um Volkswagen, a ganhar a etapa Lisboa - Portimão.

Decidamente!

Decidamente este blog, pelo logótipo publicado, é pelo SIM no referendo à despenalização da interrupção voluntária da gravidez.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

RECORDAÇÃO!

Há uma dezena de anos, talvez já passada, estive num País Europeu a participar num colóquio sobre agricultura em que o Ministro da pasta apareceu sozinho, conduzindo a sua viatura. Participou no encontro, falou e ouviu as preocupações dos presentes, tomando as suas notas. Também não deixou de ser curioso, que o Bispo da diocese da área, transportando-se igualmente sozinho, participou igualmente nos trabalhos e nas discussões dos temas. Discretamente participaram no beberete austero que se seguiu ao encontro, sem qualquer tipo de cortesias. Claro, falo da Irlanda. Dá para pensar!

quarta-feira, janeiro 03, 2007

3.º DESEJO PARA 2007!

Devia acontecer, mas o mundo é cobarde perante os Americanos e Bush. Os Americanos deviam ser sujeitos ao TPI quando os direitos humanos não fossem respeitados por esses cidadãos "enucos" do mundo. Se houver moralidade, entre os homens, todos comem!...Mas parece que não vai ser assim, nunca.

terça-feira, janeiro 02, 2007

2.º DESEJO PARA 2007!

Politicamente é incorrecto! Penso que era tão bom para o nosso País. Que surgisse no âmbito da Assembleia da República uma alteração à lei eleitoral no sentido de que só podiam ser candidatos a Deputados, cidadãos até aos 57anos. Para os candidatos que ultrapassassem essa idade deveria ser criada uma quota mínima. Acredito que este País começava a pensar de uma maneira diferente e positivo. Haja coragem!...os mais novos para o Parlamento.

segunda-feira, janeiro 01, 2007

1.º Desejo para 2007!

Que as Comissões de Menores tenham ao seu alcance meios humanos e autoridade suficiente para que não continuem a morrer neste País crianças inocentes. Estamos fartos de ouvir gente com responsabilidade política afirmar que vai levantar um inquérito a tal Comissão. Basta! As nossas crianças não podem estar sujeitos a devaneios destes, a demagogia dos políticos responsáveis.

HOJE!

O sofá tem sido hoje um bom amigo. O dia está triste para o 1.º dia do ano. Paciência!