quinta-feira, janeiro 31, 2008

Não é demais!

Quando São Pedro do Sul tem direito a uma "urgência básica" por ter umas Termas com poucos milhares de aquistas/ano, razão tenho quando afirmo que Ourém com péssimas estradas, com pessoas a mais de 30 quilómetros da Sede do Centro de Saúde e dos Hospitais periféricos, com muitos milhares de turistas do segmento do Turismo Religioso, tem direito adquirido a um Serviço de Urgência Básica. Só não vê quem não quer ou então andam por aí muitos interesses privados no campo da Saúde: que apareçam. Reafirmo que nenhum destes serviços estará a mais: exige-se deles é maior qualidade e concorrência. Quem acode?...haja um debate acerca do assunto e também do local onde deve ser colocada.

quarta-feira, janeiro 30, 2008

A falência!

A falência sempre se verificou na oficina em que o proprietário está poucos minutos, repara de sobrolho uma viatura e reaperta alguns parafusos por intuição, usando sempre a mesma chave. Usa a expressão volte cá daqui a um mês, porque agora não tenho tempo e já devia estar noutro lado: tenho lá viaturas de colecção à espera, cujos os proprietários na maioria são papalvos. Estes sempre acreditam no mecânico, mesmo que ele não tenha bloco de ensaio e menos ferramenta do que a que existe na oficina condenada à falência.

terça-feira, janeiro 29, 2008

Acordar cedo!

Acordar cedo para a porta das Extensões de Saúde é bom. Dá Saude e mantém- se a doença! Não queiram reformular as Extensões de Saúde para Unidades de Saúde de cerca 10.000 utentes e o povo continuará a pagar impostos para atirar ao rio porque os destinados à saúde são esbanjados.
No transporte de doentes pelas carrinhas das Autarquias ninguém quer falar, porque o médico à porta nem que seja só 2 dias por semana é óptimo e nem é preciso mudar de fato. Dá para escolher o dia para adoecer, nas "calminhas". É que assim os transportes pagos com o nosso dinheirinho são mais úteis para transportar cidadãos ao "Preço Certo" e levar ao Fernando Mendes uns produtos da terra. Enfim, triste País em se pensa virado para o ambíguo. E depois dizem que as Regiões de Turismo como estão é que são boas.
Haja coragem para se fazer um reforma eficaz na Saúde. Não se obrigue profissionais a trabalhar sozinhos. Na saúde são necessárias equipas de diversos profissionais para que em conjunto possam discutir a patologia do doente. Nos Cuidados Primários, o remédio para curar as maleitas é a agregação de diversas Extensões de Saúde. Não haja medo que nenhuma população perde nada. Antes pelo contrário, tem muito a ganhar. Haja coragem e esta também é uma reforma para a nova Ministra da Saúde. Ou vamos continuar a levantar cedo para ir para a porta do nosso Posto Médico?...ninguém tenha pena de perder a sua Unidade de Saúde: ela vai servir para uma visita domiciliária colectiva para doentes crónicos, para tratamentos de enfermagem ou para reuniões de educação para a saúde. E os doentes crónicos só irão à nova Unidade a fazer, em caso de alteração de doença.

domingo, janeiro 27, 2008

Tripinhas!

Tripinhas "a la carte" foram duas. A fartura não foi muita, mas a barriguinha ficou aconchegada.Olá,lá!

Des(Atenção)!

Sonhei, li ou ouvi?...uma população com 12000 habitantes tem 6 Instituições de Bombeiros?...Devia ter sonhado! Apesar de todo o voluntarismo, de certeza, que o dinheiro dos nossos impostos anda a ser devorado indiscriminadamente. Alguém teima na des(atenção) deste e outros casos que são predominantes na Sociedade.Eu que tinha outra ideia de associativismo!Pois!...

É Assim!...

Aos poucos avançam as Unidades de Cuidados Continuados. É assim que o País se torna mais solidário. E tantos hospitais degradados e abandonados, das Misericórdias e de outras Instituições de Solidariedade Social espalhados pelo País, quando podiam ser transformados em Unidades deste tipo. Os cidadãos esperam e sobretudo os mais desprotegidos. (Claro que o título da notícia pertencia a outra reportagem, a qual somos alheios).

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Má gestão!

Se os autarcas comparticipassem nos custos da saúde dos seus munícipes nunca teríamos três Hospitais no Medio Tejo: Abrantes, Torres Novas e Tomar. Talvez houvesse um só hospital na área agora ocupada pela zona industrial do Concelho de Vila Nova da Barquinha, na saída da A23. Mas cada um "per si" quer a sua "capelinha" e depois aconteceram elefantes brancos como os três hospitais existentes e de díficil gestão, sobretudo por falta de recursos humanos. É mais fácil criar estradas do que formar pessoal médico e paramédico, todos sabem. Os autarcas de então reivindicaram e ficaram com bons imóveis hospitalares o que não significa boa assistência hospitalar para os cidadãos e a população anda em "bolandas" de um lado para o outro, assim como os profissionais de Saúde. Pena!
Agora que o malfadado fantasma das Sub-Regiões de Saúde vai desaparecer criando-se "Órgãos de Gestão de Saúde" mais funcionais e eficientes, os autarcas parece que não aprenderam a lição face à asneira de então, que levou à criação de três Hospitais no Médio Tejo.

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Boa!

As Unidades de Cuidados Continuados começam a ser preocupação de alguns Autarcas. Elas colmatam algumas falhas na assistência após as altas hospitalares. Não pensem que elas só servem para pessoas da terceira idade, desiluda-se quem assim pensa. Não, muitas doenças não escolhem idade, nem sexo. As famílias só se apercebem da necessidade destas Unidades à medida que vão lidando com situações de doenças dos familiares, tantas vezes inesperadas. É bom que o nosso pensamento, também seja alterado neste campo. É um direito dos portugueses que estes serviços sejam contemplados nas medidas sociais, em parceria com a Segurança Social, Ministério da Saúde e Autarquias.

Tranquilidade?

Será que vem aí a tranquilidade, contrariando os receios de uma nova crise económica mundial?...Todo mundo deseja essa tranquilidade. E contra a vontade de muitos estamos sempre dependentes dos mercados americanos.

terça-feira, janeiro 22, 2008

Pecados e milagres!

Um bom jornalista está sempre atento e quanto mais, quando é ainda jovem. Vale a pena ler a crónica. Boa, 2 a zero!

segunda-feira, janeiro 21, 2008

À portuguesa!

Os portugueses são mesmo assim. A fila para o futebol, neste caso para o "Euro 2008", passou da fila nocturna, perante a bilheteira, com passas e aguardente para a net. Mas com tão grande "mecha" conclui-se que nem tudo vai mal neste País. Bem no tempo do "Unha Grande" o futebol também era um bem essencial. Será que estamos naquela: "Ó tempo volta para trás"? É má sina ou triste fado, porque o futebol é tudo menos desporto sério e convincente.

sábado, janeiro 19, 2008

PS(T) ! PS(T)!

Ps(t), oe! Ps(t),oe! Oe! Oe!...somos mesmo amigos. Era o que faltava, se não fossem. Mas, todos sabiam. A política antigamente aprendia-se! Hoje faz-se com um pouco de teatro e por vezes de forma quixotesca.
(Foto: in Expresso)
"Zapatero é o meu melhor amigo na Europa" Concurso público para a construção do primeiro troço do TGV será lançado em Junho, anunciou Sócrates

Alcochete!

Um sonho há muito em gestação resolvido numa noite. Falar em batota, nem pensar. Mas que os custos do novo aeroporto sobem, disso não há dúvidas e a procissão ainda não saiu da igreja. Olhem estes "desgraçadinhos" já a afiar o dente. Vai haver muitos mais, uma vez que os terrenos não estavam sob reserva, como acontecia na Ota. Para não falar na guerra que muitos cidadãos irão iniciar perante a destruição das suas casas e aldeias para que o empreendimento surja. Do custo das infraestruturas necessárias de apoio social à população que para aí se vai mudar, pelos novos empregos a criar, nem vale a pena falar. Imagina-se. Tristeza! Cada vez mais será maior o desequilíbrio na densidade populacional do País e "o campo de aviação" de Alcochete muito contribuirá para isso a curto e médio prazo. Enfim, foi feita a vontade a todos os Partidos.
Os municípios a norte do Tejo devem tornar-se independentes tendo por capital a Berlenga, cuja fortaleza servia para banir os seus políticos agora comprometidos com tão nefasta decisão, travão de um desenvolvimento harmonioso para Portugal. Toda a população do Oeste agradecia e tinha o prazer de conhecer novos partidos e novos políticos. Os agora existentes em toda esta área e que fizeram de "faz de conta" com a decisão, eram bem despachados para Alcochete, porque de S.Bento devem andar enjoados. Neles não se sente firmeza em defender quem os elegeu. Paciência! Não queremos viver numa República de calados.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Tradição!

A tradição da matança do porco ficou mais folgada. Já alguns tempos que para a família se podia efectuar a matança do suíno. Agora, pode ser pedida a presença do médico veterinário, acautelando-se a saúde da família. É um ganho em termos de saúde pública.

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Pasme-se!

O PCP foi a reboque do Bloco de Esquerda, na moção de censura ao Governo. Que os "verdes" tenham votado a favor não admira, agora o PCP dá para rir. Que se passa, Sr. Jerónimo de Sousa? Vai haver conversões a outro tipo de Socialismo?... Eu também acho que não. Não era mau de todo, se tal acontecesse. Estava aberto o caminho para um Sindicalismo moderno, ao tempo que se vive, talvez. Pasme-se, pelo acontecimento.

Co-incineração!

Há luz verde para a co-incineração no Outão. É assim que se procede em toda a Europa, no tocante aos resíduos sólidos e sobretudo perante os resíduos industriais. É a maneira certa de se proceder, perante este lixo. Quem pode estar contra? Alguém manobrado por empresas transportadoras que levam esses resíduos para os "nuestros hermanos". E em Espanha, já não temos problemas? Afinal, pela dimensão do nosso País, estamos todos a escassos quilómetros do nosso vizinho ibérico.

terça-feira, janeiro 15, 2008

Madeira Independente!

Isto era muito bom para para os "cubanos" do "cotinente": Madeira independente já! É tempo do Dr. João Jardim se deixar de tonteiras e passar à acção. A maioria dos portugueses agradeceriam.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

9 de Março!

As eleições espanholas estão marcadas para o dia nove de Março. Há alguma expectativa no desfecho dos resultados, apesar do PSOE levar alguma vantagem. Uma coisa é certa, a democracia está segura e a campanha eleitoral começa já a 22 de Fevereiro, próximo.

domingo, janeiro 13, 2008

Taiwan!

A Formosa (hoje Taiwan) quer regressar à China e pretende um estatuto semelhante a Macau ou Hong-Kong. É a primeira conclusão que se pode retirar das eleições de ontem, realizadas naquela Ilha. Foi um resultado inesperado para o actual Presidente Chen e políticas antecessoras apoiadas desde sempre pelos Americanos (cerca de mais de dez décadas), sendo um sério revés para a forma de estar na zona dos "States". Bem verdade:"mudam-se os tempos mudam-se as vontades".

sábado, janeiro 12, 2008

Terrorismo!

A imprensa francesa deu pouco "enfoque" à ameaça terrorista à Torre Eiffel, na capital Francesa. Em Portugal, o alarido dos "media" foi, de imediato, enorme perante a notícia, tendo tratamento à laia de paróquia. Os franceses têm outra maneira de reagir e a informação é menos mediática, o que não significa que o problema fosse descurado. Mais uma vez se aplica o velho ditado:"o segredo é a alma do negócio". Enfim, muito ainda se pode aprender com os franceses.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Aeroporto!

Ota, foi-se! Foi-se, ainda, o sonho de uma região a norte do rio Tejo intensamente desenvolvida.

Tratado de Lisboa!

O Tratado de Lisboa será ratificado na Assembleia da República. Ainda bem! Pensou-se mais em termos de Europa do que na "capelinha" à moda portuguesa. Por outro lado, tenho pena de não ver algumas forças políticas no terreno a gritar pelo "orgulhosamente sós", se houvesse Referendo. De certeza que daria uma boa fita de humor, quanto mais se tratariam de forças "ditas" progressistas. Já assim, está a dar. Porém, assemelha-se a humor negro.

Migalhas!

As voltas que as migalhas deram. Estou certo que o Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social deve ter o seu Ministério cheio de vacas tontas. Cuidado! Com as migalhas dos idosos não se brinca. Os "Boys" assessores da parte económica do Ministro deviam cessar funções para sentirem o que custa viver com um aumento de cêntimos... Se calhar, estou enganado e iam parar directamente a uma Instituição Bancária?... perdão! Assistiu-se a uma verdadeira novela que podia ter por título, Trocas e Baldrocas de uma Morte Lenta!
Que culpa tem a democracia das desigualdades sociais, sempre maiores, que imperam no País? Mas alguém é culpado, de certeza.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Ah! Pois!....

Ah! Pois! Na terra de sua Majestade a Rainha Isabel II não se brinca! O DN, de hoje, na "última hora" refere:" O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse ontem aos deputados que o seu aumento anual não pode ir além dos 2%, o limite máximo que o Governo impôs aos trabalhadores do sector público..." Até parece em Portugal. Os nossos deputados têm sempre uma forma de se governarem a eles próprios e contornar aquilo que aos seus concidadãos é imposto. Caso para dizer, vida de artistas! Bonito!

sábado, janeiro 05, 2008

Procuro, mas não encontro!...

O "livro de reclamações" é obrigatório a partir de hoje em todas as vertentes da vida empresarial. No Estado, há quase uma década que existe o "livro amarelo" para o cidadão apresentar queixa do sector público quando se julga prejudicado. Entretanto, procuro um livro de reclamações a fim de apresentar queixa dos deputados por terem um aumento de 5,7%, uma vez que o seu salário é calculado a partir do "salário mínimo" (que aos poucos se aproxima, ano após ano, dos 500€ e ainda bem), enquanto alguns pensionistas não têm aumento e outros têm um aumento inferior a 2%. É triste nenhum grupo parlamentar se referir a isto e raramente nos "media" se vê anunciado o aumento dos representantes do povo no Parlamento. Todos "chucham calados"! Daí, procurar mas não encontrar onde lavrar a queixa.
Convido todos a denunciar esta injustiça cometida pelos legisladores, em nome da democracia, e que tais salários usurpam aos impostos da população que os elegeu. A austeridade deve ser para todos. É mais uma "acha" para a fogueira a acrescentar à denúncia do Presidente da República, no tocante aos elevados vencimentos de muitos Gestores. Depois admiram-se que haja tantas desigualdades sociais. Pudera!...

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Última hora!

Lá se foi o Lisboa-Dakar. Lamenta-se o motivo da suspensão. Os homens não ganham vergonha!

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Dificuldade!

Sabe-se e o próprio Presidente da República referiu há pouco na mensagem de Ano Novo, que o Ministro da Saúde tem dificuldade em explicar à população a política seguida. Entende-se que o P. R. se referia ao fecho de serviços, nomeadamente "Serviços de Atendimento Permanente" e algumas "Urgências Hospitalares". Há muito que referi que não havia nenhuma pedagogia no encerramento desses serviços e que as reformas na Saúde tinham começado nos Cuidados de Saúde Primários, com meia parede feita.
Sabemos que as Extensões de Saúde, vulgo Centros de Saúde, espalhadas pelas freguesias e algumas aldeias funcionam deficientemente porque raramente se encontram nelas todos os profissionais pertencentes ao seu "quadro de pessoal" para além de funcionarem ao público só umas horas diárias, o que provoca a deslocação dos doentes às Sedes dos Centros de Saúde, ou, como se diz agora, à consulta aberta não programada, no caso de doença ou à própria Extensão de Saúde para outros assuntos, até que o respectivo profissional esteja presente.
Quero afirmar que era pelo agrupamento das Extensões de Saúde locais que a reforma devia ter sido iniciada, criando locais de consulta, abertos ao Público das 08H00 às 20H00, com quatro ou cinco médicos de família e o restante pessoal necessário. Claro que as Unidades existentes e muito "amadas" pelos autarcas não fechariam, abrindo para actos de enfermagem, para uma visitação domiciliária colectiva ( passagem de receituário a doentes crónicos) e reuniões de educação para a Saúde quando se justificassem. Estou certo que tudo isto vai acontecer a curto prazo, com protestos veementes na rua da população e dos autarcas, significando maior dificuldade em explicar isto às populações, porque pouco lucraram com novos Serviços de Saúde criados, após o encerramento indesejado dos já referidos SAP's e Urgências. Medidas por vezes necessárias mas cujo objectivo é difícil o povo ver, já que quase todos os cidadãos gostam de ter tudo à porta e quem não gosta? Por isso digo que os alicerces da reforma da Saúde ainda estão por começar e quem o quiser fazer vai ter uma herança difícil deixada pelo Ministro Correia de Campos, porque ele, apesar de sentir esta reforma básica da Saúde, não a vai fazer porque tornou-se um guerreiro cansado e com as munições gastas, quase todas em acções intolerantes.

quarta-feira, janeiro 02, 2008

De regresso!

As festas de Natal e fim de ano foram-se. No regresso uma leitura atenta aos comentários da intervenção do P.R. no final de ano, justifica-se. E também aqui. Um exercício à nossa mentalidade política é saudável e a democracia agradece.