sexta-feira, maio 30, 2008

Poupe-se!

Parece que o fim de semana não dá para grandes voltas. Convida a estar por casa e com os amigos. Mas poupe-se!...nada de excessos.Hum!

Regresso!

O bom filho à casa volta. Sempre é melhor gerir uma Cãmara que bem conhece do que um Prgrama Operacional por descodificar. É assim mesmo, seu sportinguista de gema.

quinta-feira, maio 29, 2008

Hum!...

Paulo Portas sempre gostou de dar nas vistas. Desta vez, é assim. Quem não tem cão, caça com o gato. Hum!...

-Para não passar despercebido!

É mesmo quem quiser que consulte!...Aos interessados não pode passar despercebido!

quarta-feira, maio 28, 2008

De registar!

É uma boa chamada de atençâo à navegação. Daí, em vez de "linkar", optou-se pela transcrição de parte do editorial do DN, de hoje:
O bom conselho de Soares a Sócrates

" Num país como o nosso em que um milhão de pessoas sobrevive com menos de dez euros por dia, é indispensável escutar vozes como a de Mário Soares, que num lúcido artigo, publicado na edição de ontem do DN, apelou ao Governo PS para não ignorar o agudizar das desigualdades sociais.

O pai da democracia portuguesa emprestou o peso das suas palavras a uma causa justa, pois a crise lavra num tecido social debilitado. No 1.º trimestre, 137 mil portugueses confessaram a sua impotência e desistiram de continuar a procurar emprego, um abandono que maquilha as estatísticas do desemprego (passam do contingente de desempregados para o de "inactivos"), mas aumenta as manchas de pobreza.

Numa altura em que 41% dos desempregados já não têm direito a subsídio, o primeiro-ministro fará bem em seguir o conselho do fundador do seu partido e dar a prioridade à adopção rápida de políticas de combate ao agravamento das desigualdades sociais.

Soares teve o mérito de colocar no topo da agenda política um assunto que já lá devia estar, demonstrou que um político nunca se reforma, e relembrou que Portugal não pode prescindir da sabedoria e experiência dos seus senadores.

Ao alertar para os riscos de hemorragia de votos para a esquerda, caso Sócrates persista em não dar ouvidos ao descontentamento das classes médias, Soares revela que continua a ser um homem de partido.

E ao chamar a atenção para a ênfase que os candidatos à liderança do PSD têm posto nos novos pobres e na questão social, apontou os holofotes para a obsoleta arquitectura de um sistema partidário em que as diferenças entre os dois partidos de governo não são observáveis à vista desarmada."

terça-feira, maio 27, 2008

A vida é dura!

O Presidente da República rendeu-se ao aumento dos combustíveis. Certo é que "as renováveis"não fazem funcionar os automóveis e, como já disse os transportes públicos fora de Lisboa e Porto não funcionam. Coloca-se, então, o dilema então como vai ser a deslocação entre cidades, vilas e aldeias?...o pessoal trabalha. Quem acode? Certo, é que os interessados não se sentam a uma mesa comum para debater o problema. Mais, a população (é verdade) anda deprimida, não só pelo mau tempo que vai correndo, mas sobretudo porque dia a dia se sente mais pobre, enquanto uns poucos vão enriquecendo. Certo, é que o estado Social existe. Porém, Mário Soares vai avisando. Entretanto, é caso para dizer espera-se!... A desigualdade entre classes sociais tem que ser urgentemente encurtada.

segunda-feira, maio 26, 2008

Homenagem!

Fica o registo da minha homenagem a Vanessa Fernandes. Ele soube beber o amargo dos primeiros treinos com sabor a vitória, que lhe foram ministrados, de certeza, pelo pai, o grande ex-ciclista Venceslau Fernandes. O lutador das duas rodas, que foi o Lau, como era apelado na gíria do ciclismo.

domingo, maio 25, 2008

Domingo!

Come este tempo o Domingo será um dia de assobiar "para o ar". Vá, lá!...pondo o cérebro a funcionar inventar-se-á muita coisa.

sexta-feira, maio 23, 2008

Fim de semana!

Escolhi Jorge Palma com uma canção para o fim de semana, assimilando-se um cheiro a mar, já que o tempo está chuvoso e pouco convidativo para deslocações à praia. Então, nada melhor do que a "Estrela do Mar" para cheirar a maresia.

É de realçar!

Regista-se um reconhecimento público sem peias. Estes gestos também fazem a democracia.

A nossa mania!

Nem tudo pode ser à portuguesa, apesar desconhecermos as cláusulas contratuais, existentes. É a mania do nosso facilitismo, penso. Aplica-se mais uma vez o ditado popular: "cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém".

quinta-feira, maio 22, 2008

Encontros e desecontros!

Encontros não tem havido entre Governo, gasolineiras e revendedores de combustíveis. Só desencontros e cada qual aparece nos "media" como se cada um existisse "per si", numa feira de vaidades, onde a culpa parece não existir. Mas que raio não fazemos parte de uma socieadade que tem objectivos comuns?...Se sim, para quando se sentam todos a uma mesma mesa para debater o problema do aumento dos combustíveis e dessa reunião, que se deseja: deve haver cedências. Espera-se!...Então haja o Encontro!
Pela parte das grandes superfícies vai havendo alguma contenção dos preços do combustível, a tornar-se em ouro do Século XXI.

Nem tudo é Lisboa!

Tudo muito certo, talvez, Sr. Primeiro Ministro. Porém, Lisboa e Porto têm bons transportes públicos e o resto do País?...Toda a província também trabalha e normalmente a maioria tem salários mais baixos do que na Capital e na região do Porto. Entenda-se!...Muitos nem transportes públicos têm e a maioria tem transportes muito maus, onde as deslocações se tornam quase inviáveis, entre residência e local de trabalho. Quem acode? Os"provincianos" são portugueses e também filhos de deus...

quarta-feira, maio 21, 2008

Resignação!

Será que temos que estar resignados a este tempo melancólico e chuvoso! O próximo fim de semana não vai ser melhor. A bem dizer, ainda faltam as trovoadas de Maio, como o povo bem diz e quase sempre acerta. Vamos esperando pelo Sol, o que significa para muitos o caminho das praias. Até quando?...

terça-feira, maio 20, 2008

Economia!

Um post a não perder, aqui, no "O Jumento", "nem tudo está mal". É um artigo a não perder sem ser um tratado acerca da Economia do País.

Debate Quizenal, na A.R.

O debate de amanhã, na A.República, com a presença do Primeiro Ministro, José Sócrates, promete pelo tema e vai aquecer de certeza. Isso vai! Vai!...

segunda-feira, maio 19, 2008

Até quando?...

Estes generais ditadores deviam ser julgados. As crianças morrem! A Comunidade Internacional pouco pressiona. Enfim!...ao menos que seguissem às pegadas dos vizinhos Chineses, face à tragédia do sismo que aconteceu no seu território, quase em simultâneo com os ventos ciclónicos da ex-Birmânia.

domingo, maio 18, 2008

Fogo de Leão!

Sabe bem ouvir! É mais do que uma homenagem!...

sábado, maio 17, 2008

o tabaquito do sr. Primeiro Ministro!

Não há dúvida que Portugal não é mais do que uma paróquia. Ai, o maldito tabaco!...que é isso perante o aumento dos combustíveis quase diário e todos fazem assobiar para o ar, a começar pela Entidade Reguladora. Enfim, tudo é tratado à boa maneira portuguesa. Todos resmungam!...Mas todos acatam. Importante, importante é meter algum veneno pelo caminho.
Basta! É necessário adquirir outra mentalidade. Quantos percebem que as novas tecnologias transmitem tudo no momento?...A sociedade aperceber-se-á, depressa, que a época do cinismo, já é passado. Compreenda-se.

Fim de semana!

Em vez de música como é habitual ao fim de semana, deixo-vos com a guerra de 1908, de Raul Solnado. Uma relíquia a não perder!...E uma homenagem!

sexta-feira, maio 16, 2008

Vinhos em Concurso!

Hoje, ainda vai a tempo de participar no Concurso de vinhos em Santarém. Quiçá, com direito a prova! Os nossos produtos agrícolas merecem estes eventos. Longe vão os tempos, em que acontecimentos destes, pouco significavam para a nossa economia.
Canal de televisão de Fátima,mesmo aqui ao lado.

Nem tudo são rosas!

Portugal afectado pela crise internacional e Ministro das finanças teve que vir a terreiro. Torna-se, assim, mais difícil uma descida de impostos, há muito desejada por muitos e indesejada pela Oposição, apesar de ter sempre dito o contrário. Alguém vai esfregar as mãos de contente?...Penso que não! Portugal já não se comanda por dentro, há muito. É preciso que se saiba!

quinta-feira, maio 15, 2008

Registo!

Que se diga, o povo português não elegeu os deputados da Nação para jantarem com o Sr. Pinto da Costa, na Assembleia da República. Quem tiver ouvidos para ouvir, que oiça.

terça-feira, maio 13, 2008

Combustíveis!

Os combustíveis não param de subir. É tempo de dizer basta. O dólar é que está a desvalorizar-se, logo o euro dá para comprar mais litros desse famigerado líquido. Os cidadãos começam a estar fartos de tanga!...vamos lá repôr a verdade. Paira no ar um cheiro a cartel das gasolineiras.

Televisão!

Ontem no "Prós e Contras" o tema foi futebol. Que confusão por lá pairou. Eu cá, nem pró, nem contra, sou antes pela transparência de todo desporto que bem longe anda arredada das nossas hostes. Enfim!...cada povo tem o que merece.
Nem tão pouco quero falar do direito de antena que uns senhores usufruem sempre, nos "media". Uma vergonha, quando muitas causas dos cidadãos anónimos necessitavam de ser publicitadas. Até quando?

segunda-feira, maio 12, 2008

Direito de opinião!

Para além dos sindicatos a população também tem opinião. Aqui! Não digam que muitos não são trabalhadores. Compreenda-se!

Reflexão!

É interessante, de vez em quando, fazer uns momentos de reflexão e está feita: podia ter trazido à mente um texto de Bertold Brecht, Namora ou Miguel Torga. Porém, não foi assim. Virei-me para o ditado popular " os cães ladram e a caravana passa". Do resultado da meditação veio a tranquilidade e bonança, deixando de lado as peias censuradoras. Em frente!...

Partindo, encontrei este texto, de 6.ª Feira passada, no Murcon, do Professor Dr. Júlio Machado Vaz:" País de analfabetos malévolos". Conhecemos o humor do autor! Veja o texto e diga se não é do humor mais sublime que se vê. Ainda por cima transporta uma grande argúcia face a ao momento nele narrado.

domingo, maio 11, 2008

É dia de música!

O fim de semana ja vai quase no fim, mas não resisti a publicar uma pouco de música. Há que curtir! Cada qual, curte à sua maneira.


sábado, maio 10, 2008

Mudança!

Será que alguma coisa está a mudar no nosso futebol? Era bom para o futebol e para todo o nosso desporto, penso!

quinta-feira, maio 08, 2008

Mocão de Censura ao Governo.

O PCP ainda não percebeu que se não há mais emprego em Portugal, é porque as leis laborais do País são rígidas, desadequadas ao momento presente e elas próprias contribuem para o desemprego. Claro que as novas leis laborais vão ser mais flexíveis, vão criar mais empregos e que a Moção de censura de hoje, na Assembleia da República, vai ser derrotada. O Editorial do DN de hoje, na parte que toca a essa iniciativa dos comunistas, explica bem o entendimento que já vigora entre empregadores e trabalhadores e nem por isso há despedimentos, entre essas partes. Houve despedimentos e haverá onde a "rede dura" teima controlar quem trabalha. Para acabar com a situação nada melhor que alterar a lei existente. Os actuais dirigentes sindicais, que compreendo, devem dar lugar a outros mais novos para que o associativismo sindical não morra.

Novo Regime de Convenções no SNS.

Ainda não é desta que os utentes do SNS vão deixar de ser discriminados. Tenham lá paciência, mas não brinquem com o povinho, utilizando chavões bonitos. Há problemas fundamentais no SNS por resolver; muitos deles, são a perda de privilégios de alguns que outros tantos teimam esconder. Pegue-se de uma vez por todas o boi pelos cornos, à boa maneira ribatejana. Reforme-se e reformule-se o SNS tendo em atenção a Constituição da República, onde a saúde é um direito de todos. Eu acrescento, atempadamente, com acesso para todos sem qualquer tipo de peias. Entenda-se!

quarta-feira, maio 07, 2008

Oftalmologia!

O Hospital Distrital de Santarém vai contratualizar intervenções cirúrgicas em Oftalmologia. Nada contra! Possivelmente será com os especialistas pertencentes ao quadro desse Hospital. Pergunta-se será que estes médicos oftalmologistas são avaliados perante as horas de prestação de serviço?...deixo a pergunta no ar. Torna-se urgente, em nome dos recursos consumidos, e pagos pelos contribuintes, separar-se o trigo do joio: quem quer estar no SNS está, quem não quer, deve ter a porta aberta para sair. Certo, é que não se pode servir dois senhores ao mesmo tempo. Sabe-se que alguns clínicos e são muitos, servem-se do SNS para terem clientes no seu serviço particular, aliciando os utentes nos consultórios do Estado, com a desculpa de não ter condições e falta de tempo. Que raio, alguma empresa privada deixa que os seus empregados lhe roubem clientes?... penso que não e se tal acontece, quando detectados resta aos mesmos o despedimento. No SNS isso não acontece! O País reforma-se, porém há classes profissionais que são intocáveis, com a agravante de prejudicarem a imagem dum serviço e de o dinheiro dos contribuintes ser esbanjado.
Recordo, o que aconteceu, talvez há menos de dois meses, no Hospital do Barreiro em que um Oftalmologista espanhol em meia dúzia de dias operou mais cataratas do que o quadro dos Médicos Oftalmologista desse Hospital, quase num ano.
Mais, a importância cobrada foi metade daquela que o SNS paga quando contratualiza serviços idênticos a médicos portugueses. A Ordem dos Médicos veio a terreiro, calou-se porque o assobio utilizado não convenceu os portugueses. A saúde de todos nós é mais importante do que qualquer conversa de caserna com o devido respeito para as instituições castrenses. Enfim, coisas e loisas do nosso Portugal...

PJ

É tempo para o Ministro da Justiça, Dr Alberto Costa, ver que nem sempre dá jeito convidar um amigo para um cargo, como aconteceu na Polícia Judiciária. O Magistrado Alípio Ribeiro foi uma má nomeação. Só não foi maior a desgraça porque Sócrates, Primeiro Ministro, deu pelo erro a tempo e acabou com aquilo que há muito era desejado no seio da Sociedade, em nome de uma Polícia Judiciária operante, na segurança de todos os cidadãos. Realmente, o homem cada vez que abria a boca só dizia asneiras! Espera-se que o novo Director Geral traga ao seio daquele polícia um nova postura, que dê confiança a todos: seus subordinados e população.
Do Ministro A. Costa espera-se que pare, escute e olhe!...será que ainda vai a tempo? Deseja-se à personalidade uma boa reflexão.

Resmoer!

Os chineses fazem remoer a situação do Tibete, ao mundo amante da liberdade. Deixem lá passar os Jogos Olímpicos "e tudo como dantes, quartel general em Abrantes".

terça-feira, maio 06, 2008

Turismo, cá dentro!

Uma praia a não perder a nordeste do Distrito de Santarém. Aqui! Vejam as praias contempladas com Bandeira azul, para uma melhor escolha nas férias ou ao fim de semana, quando o calor apertar.

segunda-feira, maio 05, 2008

Maio de 1968!

Comemoram-se os quarenta anos da revolução que mudou a França e uma boa parte do mundo. Hoje, os jovens franceses fazem as mesmas reivindicações que os de então, sem pensarem que o mundo está globalizado e que as lutas de hoje são diferentes das lutas, à época travadas. Se os franceses não mudarem o seu pensamento a nação gaulesa não irá muito longe. Sobretudo, virá sair, de certeza, os seus melhores quadros de mente nova para outros países. Enfim!... Isto não é uma aposta, será uma realidade.

domingo, maio 04, 2008

É obra!...

O manuelinho não podia deixar de registar este feito. Aqui! Que não gosta do Cristiano?...oxalá que venha com a pontaria aferida para o próximo Europeu. Ficamos todos a torcer para que assim seja.