segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Sons!

...a caminho de um rumo, nem que seja cheio de utopias. Ninguém se deve resignar perante as contrariedades da vida e da sociedade. Amanhã haverá sempre mais futuro.



Moção de Censura.

(imagem:in castelopaiva-online.blogspot)
Isto não é hábito na vida das Autarquias. O certo é que aconteceu! Nem os próprios Presidentes de Junta da oposição respeitaram o edil. Olha, se a moda pega! Para já estas moções não dissolvem a Câmara! Mas a atitude não é nada agradável para quem está à frente de uma Autarquia. Não há dúvida, os tempos são mesmo de mudança. A razão por vezes fala mais alto do que a vontade.

domingo, fevereiro 27, 2011

Ardem

(Foto:in jornal "Público")
As diplomacias europeias já começaram a arder com os gritos de liberdade lançados em Magrebe e um pouco por todo norte de África. A senhora Michéle Alliot-Marie foi a primeira a dar o fora, pois o Presidente Nicolas Sarkosy estava um pouco "embaraçado" com os fretes prestados à ditadura da Tunísia. O melhor "desembaraço" do parto gaulês foi correr com a sua Ministra dos Negócios Estrangeiro e reorganizar o seu Governo : as coisas estão a ficar feias lá par os lados do Palácio do Eliseu.
Espera-se que mais algumas diplomacias acusem entretanto o mesmo toque, para conforto dos chefes dos governos e tranquilidade das suas consciências. Alguém quer adivinhar quem se segue à senhora francesa? Maldito petróleo, que tantos amargos de boca dá ao mundo ocidental! A prioridade de demissão irá para quem lá gozou férias de borla e tem negociatas próprias a dar para o escuro!
A crise árabe está para durar e ninguém sabe como vai acabar. Sossega-me um pouco, porque aparenta a ausência da nefasta Al-Qaeda. Pode chamar-se à revolução dos Países árabes a revolução das novas tecnologias: facebook, mais net e telemóveis!

Noite dos Óscares.

Será a que a blogosfera influenciará a noite de todas as nomeações-Os "Óscares"? Será mesmo um loby, já nesta altura, para a 7.ª arte, ou esta irá passar ao lado deste fenómeno virtual, que se tornou realidade a condicionar toda a actividade deste nosso mundo globalizado? Nada melhor do que esperar para ver! O mundo que se cuide com este novo fenómeno: é mais do que um parceiro. É uma nova corrente de opinião, julgo! E positivamente a voz dos mais novos.
(Foto: na fonte da notícia)

sábado, fevereiro 26, 2011

Sons!

...velhinhos, mas dão para saltitar e ...foi o início de uma nova era: outros ritmos!



quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Uma crónica!


Há quem me chame exagerado em matéria de "direitos humanos". Por aqui, deixo uma crónica, que de outra forma, talvez mais a jeito de jornalista faz a mesma denúncia, no meu post "Falta de Humanidade".
Como se vê este "pequeno postal" está inserido no DN de hoje,última página, espaço ocupado diariamente nesse diário.
Na liberdade que a blogosfera confere e muito mais por vivermos num País democrático, reafirmo energicamente e sem medos que uma das exigências da democracia será os actores políticos assumirem os erros, para além de todos os inquéritos do apuramento da verdade, que se possam fazer. Falhou-se em matéria tão delicada como essa-direitos humanos, azar, resta a demissão de quem tem responsabilidade política.
Torna-se necessário que em actos como este, independentemente do Partido a que pertence o governante, haja logo disponibilidade da parte de quem exerce a tutela para a abandonar o cargo. Eram atitudes correctas a serem tomadas e que refrescariam a democracia, penso.

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Sons!

...bons tempo...e de muita irreverência, ao tempo, também. Quem não gosta disto?

Falta de humanidade!

...onde está o motim para a invasão de tantos tantos polícias, neste estabelecimento prisional? Porra! O ministro da Justiça que se demita, já. Esqueceu-se dos direitos humanos, ele que foi um dos líderes da crise académica de 1969. Tenha vergonha, não venha dizer que não sabia. Todo o Ministro deve saber o funcionamento da sua casa!
O preso pode ter todos os defeitos, mas isto é um caso de Psiquiatria. Afinal, não só do cidadão preso, mas também de quem não tem capacidade para avaliar estas situações. Um dia destes estamos todos malucos. A nossa sociedade merece cidadãos sãos!
Tudo, cheira-me a ações de má memória acontecidas no Tarrafal com um capa de modernidade: mas que modernidade (?)!
É do carago! Boa operação: "zero baixas"e acrescento uma arma experimentada, que por acaso não matou.
(O vídeo contém cenas de violência: se é impressionável não o veja, não abra o link)).

Gosta de abelhas?...

...vai ter a oportunidade de saber cuidar mais delas. Assinale na agenda.
(clicar na imagem)

Enduro, por Ourém!

(Clicar na imagem)

Efeméride IV...

...passados 6 dias, encerro hoje esta efeméride de Zeca Afonso, já que neste dia, 23 de Fevereiro, faz 24 anos que o poeta trovador faleceu. Estou convicto que a audição de algumas trovas fizeram renascer no nosso íntimo uma vontade enorme de lutarmos dia a dia por mais justiça social, e o desejo de ver as classes sociais cada vez mais diluírem-se entre si, banindo gente poderosa sem escrúpulos. Este foi o grande objectivo de vida de José Afonso, creio! Esta herança torna-se cada vez mais pesada, mas se todos quisermos ela faz sentido dentro de uma sociedade injusta, como o momento que a nossa atravessa, e que se quer mais justa: urge que a população de mãos dadas cante Zeca e se deixe embalar uma pouco pela sua utopia. Estou certo, alguma coisa de esperança renascerá em nós, se assim acontecer.
Acredito ainda na revisão de programas que os Partidos deverão fazer, já que são os motores da nossa democracia, devendo ser consistentes com a realidade deste século XXI, onde existem politiquices a mais, que levam muitas vezes ao desprezo pela vida dos cidadãos. Atrevo-me a repetir o que escrevi no primeiro dia da minha homenagem ao cantador de baladas de intervenção:
"Canções essas que a muitos recordarão os anos de resistência, penso! Nos dias de hoje tornar-se-ão acendalhas para que os partidos políticos da nossa democracia, se assim entenderem, revejam a mensagem transmitida pelo Zeca, de forma a reverem programas e linhas de atuação, tendo em vista o bem-estar de todos os cidadãos portugueses".
A liberdade tem preço!




terça-feira, fevereiro 22, 2011

Recaldos do "dérby" e...

(Imagem: in DN)
Isto não é futebol e muito menos desporto. Infelizmente são cenas a que estamos habituados há muito, e com o andar da carroça passarão a ser muito mais violentas. Estou convencido, que saltarão do futebol para o quotidiano do dia a dia, a qualquer esquina. Urge desinstalar quem está bem alapado! A sociedade de hoje, exige-o! Entenda-se! Há tempo ainda para emendar correctamente a mão, desde que o xadrez político, tão descredibilizado o entenda. Os portugueses sempre souberam estar unidos, quando são chamados para ações solidárias, ao longo dos tempos. Neste momento difícil também o entenderão, julgo, se os Partidos derem sinais conjuntos tendo em vista a resolução sócio-económica, que Portugal atravessa. Ninguém exige que o xadrez partidário- cada força "per si" altere a sua ideologia! Mas há um rumar de barco conjunto exigido, para o bem estar da população, que não pode tardar. Haja juízo, se amamos realmente a democracia, conquistada em Portugal, em 25 de Abril de 1974, praticamente sem derramamento de sangue, porque a ditadura estava podre, tal era a opressão vivida. Dessa opressão, nos dias de hoje gerada por clientelismos políticos, que levam à inoperacionalidade do Estado, não queremos mais. Perceba-se de uma vez por todas, que o País não pode viver acima da sua riqueza! Os sacrifícios devem ser pedidos a todos, na proporcionalidade dos seus rendimentos e não só àqueles que tem mais dificuldades.

Efeméride III

Lindo!Há que despertar!...

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Lavar as mãos...

(Foto: da fonte da notícia)
...como Pôncio Pilatos. Os líderes europeus vão lavando as mãos um pouco por todo o lado, em relação ao norte de África, fazendo que desconheciam as ditaduras que por lá imperavam. Sabia-nos bem chupar o petróleo, bem caro para os consumidores, mas os chefes islâmicos no "mamanço" dos petrodólares, lá iam dando uns géneros quentes em troca aos ocidentais. Claro que havia corrupção de ambas as partes. Todos sabemos!
Hoje, a hipocrisia do mundo ocidental que grassou perante a falta de direitos dos povos agora em convulsões, vai sair-nos cara. Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã: paira a incerteza nos estrategas, quase todos de mãos sujas. Ao certo, sabemos que é a maior crise vivida pela Europa, após a 2.ª Guerra Mundial. Infelizmente não há políticas consertadas na Comunidade não só de economia, mas também de segurança, quer interna, quer externa. Obama cada vez se assemelha mais a um poeta lírico no desenrolar desta situação preocupante, dizendo uma coisa, e a sua Secretária de Estado Hillary Clinton dizendo outra. E nós, Europeus, de mãos atadas à espera do desenrolar do 2.º filme. Sim, porque o primeiro é o povo árabe na rua. Do 2.º filme nada se sabe! Não acredito que todos os sacrifícios de vidas humanas ceifadas por lá, pela conquista da liberdade e suas garantias fundamentais cheguem a bom porto. Resta-nos esperar pela fita pintalgada de "ismos". É o pagamento da factura pela falta de denúncia dessa opressão, que em tempos, devagar, devagarinho, como diz o povo, podia ter levado os tiranos a trocar as ditaduras vigentes, por uma democracia.
Os líderes europeus sempre gostaram mais dos americanos do que dos povos da Comunidade, em nome de uma Aliança podre, a precisar de ser revitalizada há mais de quatro décadas. Pobres talvez, mas subservientes, não. A Europa tem que encontrar o seu caminho rapidamente. Urge! Amanhã pode ser tarde.

Efeméride III...

... com um homem a pensar. Ai se houver uma praça cheia de gente madura?...muitos dos agentes políticos que se cuidem, que são empecilhos à democracia. Haja alguma reflexão!...porque é que o povo se recusa, eleição, após eleição a ir às urnas, abstendo-se?!!!


domingo, fevereiro 20, 2011

Azar

(imagem: in rey-estates.com)
Quando eu estava para comprar(?) uma vivenda num résort na zona de Óbidos/Peniche, apareceram compradores internacionais e estragaram-me o "arranjinho". Azar o meu! Melhor para a economia local e nacional. Não há duvida: somos um país predestinado ao Turismo! Haja vontade política, gosto e modernidade nos projectos a levar a efeito, sem esquecer a preservação do ambiente, que a natureza apoiará bastante esta vertente sócio-económica, que vigorará por muito tempo, pelo menos até os árabes reconquistarem a península. Valha-nos os deuses! Acrescentaria ainda; sorte!

sábado, fevereiro 19, 2011

Aos Jovens!

Vai realizar-se me Pataias - Leiria, um curso de nadador salvador. Quem estiver interessado ainda está a tempo até ao dia 26 de Fevereiro próximo. Penso que o curso será mais do que uma ocupação temporária de verão, nas parias, em épocas balneares. Há espaços desportivos onde, hoje se exige esta aptidão profissional, nomeadamente piscinas e praias fluviais. Quem sabe, que para quem tiver aptidão física e gostar do contato com a natureza, se não será uma ocupação profissional excelente.

Teatro na rua!




Aqui por terras do blogueiro o "Grupo de Teatro Apolo" saiu à rua para anunciar a "5.ª Meia Maratona de Teatro", que se realizará no Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas-Ourém, nos dias 11,12 e 13 próximos. O programa promete: haverá jantar no dia 12, almoço e jantar no dia 13 Março. Vá, toca a aguçar o apetite, não só gastronómico, mas também e, sobretudo de teatro, com a participação de alguns grupos de fora do concelho de Ourém. Aguarda-se que alguém remeta o programa via mail, para publicação. Parabéns aos jovens actores, pela iniciativa!
As fotos publicadas remetem-se a um pequeno "sketch" animado pelo grupo no Café Central, na manhã de hoje e cedidas por pessoa amiga. Obrigado!
(clicar nas imagens)

Sons!...

...cantando convitamente vamos apanhar a vida:hoje é fim de semana, onde há tempo para o lazer e para a reflexão! A melhor vivência no dia a dia será feita sempre com alegria. É a alegria que fará retornar a esperança, tanta vez perdida. Haja alegria!...



Efeméride II

...a escolha é difícil no mundo do Zeca. Hoje optei por esta...as "sete fadas".

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Ditadores!

(imagem:in jorgepaulo.blogs.sapo)
Estão em apuros um pouco por todo o norte de África. Muito mais ações de luta se prevêem para o próximo fim de semana. Será que estes povos subjugados há tantos anos, finalmente vão ter democracia? Espero bem que sim! Seria bom que o mundo ocidental apoiasse estes movimentos sem hipocrisias e, sobretudo lhes desse o exemplo, que a democracia dentro de todos os regimes é o melhor- luta pela liberdade e direitos fundamentais dos cidadãos. Porém, para que tudo isto aconteça será necessário não haver mais espelhos de corrupção. Tornar-se-á uma luta permanente a travar no seio dos países democráticos, perante as novas democracias árabes(?), para que estes povos não venham a arrepiar caminho. Depois destas batalhas difíceis, não tenho dúvidas de que a democracia é o melhor regime. Porque esperam os cidadãos? Julgo, é hora do combate à corrupção! Sem corrupção material e de ideias, os povos serão livres: a democracia exige esta utopia, que poderá ser realidade!

Sons!...

...duas vozes conciliadoras e de fino tom! ... tratar do mundo, procurando alguém...

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Efeméride I

...cá vamos visitando Zeca Afonso!

...e todos gostam de cantar Zeca!...outra voz1

Efeméride!


No próximo dia 23 de Fevereiro passa mais um aniversário da morte de Zeca Afonso. O blogueiro até lá, e sempre que possível, irá postando algumas das "trovas" que imortalizaram o trovador de combate ao Estado Novo. Canções essas que a muitos recordarão os anos de resistência, penso! Nos dias de hoje tornar-se-ão acendalhas para que os partidos políticos da nossa democracia, se assim entenderem, revejam a mensagem transmitida pelo Zeca, de forma a reverem programas e linhas de atuação, tendo em vista o bem-estar de todos os cidadãos portugueses. A democracia enferma porque as famílias são maltratadas pelos nossos atuais políticos. Urge mudar posicionamentos face a entendimentos válidos e desinteressados, na linha da modernidade perante os dias de hoje, de forma que os agentes políticos recuperem credibilidade. Os democratas desejam esse entendimento. Temos orgulho de pertencer ao País da Europa, que há mais séculos possui as suas fronteiras definidas. Entendam!
Para não ser pecador, nem hipócrita, peço que percebam, mas só esta balada podia ser a primeira:


terça-feira, fevereiro 15, 2011

Mau espiríto

(imagem:in lfpmelocotidiano.blogspot)
Há menos de três horas apeteceu-me escrever isto no facebook, com alguma tristeza:

"Em Ourém também apareceu, ontem, um idoso morto em casa para juntar à quase saga dos últimos dias do número de idosos, que vão sendo descobertos mortos em casa, um pouco por todo o País.
Acrescento com muita mágoa, que uma sociedade que não cuida dos seus idosos nem das suas crianças e jovens estará a entrar em declínio acelerado. Quem quiser que entenda e perscrute na rua a voz do povo".

Não faço mais comentários! Ainda há poucos dias tambem referia por aqui um pouco da mesma ementa, neste "post". Por favor não brinquem: todos sabemos muito das dificuldades do país, mas muito pouco dos impostos que a banca paga.

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Ourém vista e falada.

Este vídeo não só, dará muita alegria e orgulho aos Oureenses, mas também é uma porta aberta para aumentar o turismo por terras de Oureana. Parabéns aos intervenientes e sobretudo à jovem Andreia Magalhães, que se revela uma autêntica embaixadora do concelho de Ourém. Vejamos:


Ainda está a tempo...

(Imagem: in evadantas.spaces
...de preparar uma refeição no dia de hoje, há muito programada, não? Para quem será?...deixe-se de esquisitices! O avental até fica bonito a qualquer pessoa! Não se esqueça de que também há receitas mais baratas: só que os ingredientes são outros, ou você não sabe? Toca a indagar, experimentando...

domingo, fevereiro 13, 2011

Uma bonita idade!


Parabéns à cidade Tomar, que teve por seu fundador Gualdim Pais. Parabéns a todos os Tomarenses e a todos que a cidade templária acolheu.

Sons!

...foram assim em casa de um familiar, acompanhados por mais um casal amigo. Para não ficarem de papilas gustativas afiadas, a ementa foi uma excelente feijoada de leitão, após as entradas regadas com um bom vinho espumoso fresco, e a refeição acompanhada com um tinto da "garrafeira" privada do anfitrião. Não pensem que somos estragados, não! Somos ardilosos: aproveitaram-se somente as sobras do leitão da passagem de ano. Parabéns às "madames"!

Prolongamento...

(foto: da origem da notícia)

sábado, fevereiro 12, 2011

Sons!...

...refrescantes para reforçar a solidariedade na família e a sociedade em tempos de crise, como esta ao tempo vivida, que atravessa em elevado grau quase todas as sociedades. Natal é quando o homem quiser. Nisto o povo é soberano!

Valia mais estar calado...

(Foto: na fonte da notícia)
...do que ser papagaio. Durante algum tempo Barak Obama inundou o meu espírito de novas esperanças, para um mundo mais justo, onde a palavra liberdade fosse um hino perene. Aos poucos a chama lançada pelo presidente dos EUA, vai sendo dissipada tristemente dentro de mim, a mercê dessa excelência, que se julga desenvergonhadamente todo poderoso, face a todos os povos, oprimidos ou não. Só há dezoito dias é que chegou à conclusão de que o Egito vivia em ditadura, imaginem! Ontem, veio de pantufas, de tez risonha afirmar, que o Egito "nunca mais será o mesmo": uma autêntica verdade de La Palisse. Quase de certeza, que assim será! Oxalá, que o pior não esteja para vir, porque a América e a Europa têm um fetiozinho danado para encobrir as ditaduras, desde que lhes cheire a "petrodólares, ou outro tipo de material sonante. Que mau feitio!...vamos aguardar! Tudo peca por tardio, graças à hipocrisia que tem grassado no mundo ocidental, incapaz por conveniência própria de denunciar todos os atropelos às liberdades e garantias dos povos.
Estou farto de fundamentalismos vindos de todos os cantos. Mal será se um dos fundamentalismos ferozmente vigente-o islâmico, acabar por liquidar as democracias(?) que vão nascendo aos poucos do outro lado do mediterrâneo. Espero para ver como vai ser o fim da fita. Se correr mal, aguardarei os "bons" nacos de verborreia, à laia de desculpas dos nossos "distraídos" e desastrados líderes, perante a nossa comunidade de países Europeus. Líderes esses lacaios da América, geradora de todas as crises.

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Novo passo da Biblioteca de Ourém...


...a biblioteca passa a ter um espaço mais acolhedor para a pequenada. Lá diz o ditado:"de pequenino é que se torce o pepino". É uma boa aposta do pelouro da cultura da CMO e da boa vontade de quem trabalha na Biblioteca: a atenção aos pequeninos. Parabéns!

Relendo jornais!


Voltei à cónica da terça-feira, que o Dr. Mário Soares, escreve no DN. Possui muitos ingredientes comuns a quem se preocupa com a "res publica", ajudando a uma reflexão séria do que se passa não só, por Portugal, Europa e Árabes, mas também da transformação, que urge ser realizada na Igreja Católica. Nem a canção "dita de intervenção" dos "Deolinda", lhe passa ao lado. Antes pelo contrário: os políticos, diz Mário Soares, devem compreender "o sinal e não deixem que a canção se transforme num grito colectivo"..."Que parva que eu sou/E fico a pensar/Porque isto está mal e vai continuar/Que mundo tão parvo/Onde para ser escravo é preciso estudar.

Nada parece mal...


...porque vai haver carnaval na cidade de Ourém.

domingo, fevereiro 06, 2011

Sons!...

...de alguns anos, quem se lembra!


Mais do que distração...

(imagem: in sobrefeemaisumpouco.blogspot
...do Ministério do Trabalho e logo assim da Segurança Social perante o que vai acontecendo quase diariamente: uma cresce ilegal e um lar clandestino aqui, maus tratos a utentes institucionalizados ali. Melhor do que uma justificação dada pelo seu "patrão", presidente do Conselho Directivo da Segurança Social, cuja cara já é sobejamente conhecida dos portugueses através dos "media", dada a frequência que aparece, limpando o seu Instituto, sempre a seguir a uma tragédia no campo da proteção materno-infantil e outras tantas, quando das suspeitas e irregularidades dos falsos lares de Jovens e da 3.ª idade, seria agir com determinação perante os hediondos clandestinos, assim como nas más práticas de muitas instituições sociais, fiscalizando. O homem até pode ter alguma razão! Perde-a, porque não tem qualquer controle do pessoal que dirige e sabe-se muito bem, que algum Serviço Social faz que age, por vezes à laia de esmola, esquecendo os direitos de cidadania das pessoas em dificuldades financeiras e outros problemas de integração na comunidade, onde as raízes do problema permanecerão intatas, tal é a ligeireza da resolução do caso. Conta mais a "consciencinha" ficar tranquila do agente face à situação, do que levantar o pó de uma nuvem negra e azeda, que pode trazer grandes incómodos aos "chefes". Para todos, destes serviços, será sempre bem a falta de conhecimento. Porém, não será assim:aligeirar casos sobre casos! Ao Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social exige-se que deixe de assobiar para o ar e que actue. Nem as crianças, nem os jovens e nem a terceira idade podem viverem em espaços clandestinos, nem serem maltratados.
Nós cidadãos temos que exigir daquele Instituto que cumpra, com verdade e transparência os seus objetivos. Este deve ter à mão uma Justiça célere e se esta não agir o "tal dito" Presidente deve então dar a cara nos "media" denunciando que a Justiça não funciona, que tal caso, outro e ainda outro não estão resolvidos. Num país onde a Justiça não funciona a democracia enferma, como acontece em Portugal. Haja vergonha!

sábado, fevereiro 05, 2011

A não perder!...

Coisas sérias!...


Nesta altura do campeonato não sei quem está mais isolado do eleitorado, face à redução de deputados na Assembleia da República: Se o "Ministro dos Assuntos Parlamentares", Jorge Lacão, se o líder da "Bancada Socialista" Francisco Assis. Penso que Assis!...ele bem o sabia pela carga de agressividade exibida no seu semblante, quando deu à imprensa o assunto por encerrado. Está bem enganado!...e José Sócrates já não consegue controlar o assunto, por mais que rodopie. Para fazer credibilizar a política o numero de deputados tem que ser reduzido. Estamos bem pertinho do número de deputados espanhóis e eles são cerca de 40 milhões de cidadãos. Agora com 9 milhões de habitantes mal contados (porque não se actualizam os cadernos eleitorais?...cheira a cortes nas autarquias?), 180 ou pouco mais eleitos chegam-nos.! Actualize-se a lei eleitoral, quer mantendo a mesma proporcionalidade ou criem-se os tão "famigerados" ciclos uninominais. Com estes, quem tem dedo é que toca viola.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Sons!...

...mesmo de fim de semana!

Verdade orçamental?...

...travão ou banda gástrica?...o nosso vizinho do blogue "O Jumento" gosta sempre da verdade. Aplaudo!

Candidaturas!...


...para as associações de cultura e desporto, do concelho de Ourém, estarão abertas até ao próximo dia 11 de Março. Vamos lá pedalar com candidaturas a projectos válidos. Uma boa cultura tornará cada vez mais o Concelho mais apetecível.
(Imagem. in group.xiconhoca.com)

Faleceu...


Um filme que nos princípios da década de 1970 remexeu a moral e os costumes duma Europa saída há menos de quatro anos da revolução de Maio de 1 968, na França. Maria Schneider, com o seu protagonismo foi, ao tempo, um "boom" de muitos protestos para os mais conservadores, e um hino à liberdade para os espíritos despidos de preconceitos.
(imagem:in "Expresso")

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

A perder


O Partido Socialista a não querer reduzir o número de deputados perde a sua capa de modernidade. Ai! se estes políticos andassem mais um pouco pela rua. Enfim! Voltarei um dia destes a esta reflexão. Para já ninguém me fale em reformas! Elas são uma grande treta: não só para o PS, mas também para todos os Partidos.... Tão mal que é tratada a democracia e tão grandes são os sacrifícios pedidos aos cidadãos.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Ontem foi dia de crónica


Mário Soares em grande forma. Oxalá, que fosse ouvido, pelos ditos estadistas de hoje. Sou tentado a transcrever uma parte maravilhosa e, tem muito para reflectir, para quem não se der ao trabalho de ler o texto todo:

"A Europa, dos anos da Revolução dos Cravos, era governada pela família do socialismo democrático, ou, como dizíamos, do socialismo em liberdade (socialistas, social-democratas e trabalhistas) e pela família democrata cristã, que era essencialmente europeísta e partidária da doutrina social da Igreja. Contudo, estas duas famílias político-ideológicas, depois do colapso do comunismo e do advento do neoliberalismo americano, deixaram-se converter pela "terceira via" e pelo domínio dos mercados, tendo por único valor o dinheiro, em vez das pessoas, de acordo com os sinais do tempo. Resultado: a maior parte dos partidos socialistas, sociais-democratas e trabalhistas perderam o poder - para governar à direita são melhores e os conservadores - e os partidos democratas-cristãos, com raras excepções, esqueceram a doutrina social da Igreja e transformaram-se em partidos populares, situando-se na extrema-direita do espectro político. Ambas as famílias perderam a influência que tinham e, em certos países europeus, pura e simplesmente desapareceram. Foram os anos em que os politólogos americanos proclamaram o "fim da História" e o "desaparecimento das ideologias" (à excepção, claro, da neoliberal)".
Agora que gostou e já pensou abra o link e leia a crónica toda. Eu já a li!

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Sons!...

...quem não gosta?...