sábado, abril 30, 2011

A Ranhosice do Desporto Rei(?)...

(imagem: in logon.prozis.pt)
Mais uma vez o futebol saiu hoje emporcalhado de Alvalade. Não há paciência! Alguém devia explicar aos "tugas" a forma como a indústria do futebol arranja tanta "massaroca" para esturricar. Chegou o tempo! Também até há pouco os portugueses não percebiam nada da dívida pública do País e, em pouco tempo, todos sabem opinar ( e ainda bem) sobre as empresas de "rating" aceleradamente agiotas e do valor dos juros a pagar, cada vez que o governo vai ao "prego". Foi necessário uma crise económica-financeira para todos conhecermos um pouco dessa verdade.
Ora, partindo do mesmo princípio, nada melhor do que uma crise profunda a desenrolar-se já no futebol. Os amantes daquele desporto eletivo em particular, e os outros em geral, saberiam logo como os clubes se amanham! Venha daí já a crise económica para a "bola"! Vale mais tarde do que nunca, já dizia a minha saudosa avó. Fale-se claro!

sexta-feira, abril 29, 2011

VII Festambo


Parabéns à Academia de Música Banda de Ourém, por mais este festival musical. Obrigado!
(Clicar na Imagem)

Democratas de petinga!

(Imagem: in br.olhares.com)
Ontem dê com este "respigo" no DN- sic, "Palavras duras na assembleia de Viseu. Autarquias O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, exaltou-se com o representante do Bloco de Esquerda, Carlos Vieira, na assembleia do município. O deputado municipal acusou Ruas de incompetência e o autarca respondeu que "há no Bloco de Esquerda mais fascistas do que nos outros partidos". Fernando Ruas tinha acabado de apresentar as contas do município quando o deputado do Bloco, que desde 2005 tem representação na Assembleia Municipal, acusou Ruas de "incompetência". O presidente não perdoou. Ruas aconselhou o deputado a "não fazer insinuações, só porque é do BE". Embalado, o autarca considerou que "os senhores são democratas de caviar". Carlos Vieira reagiu, dizendo que o presidente da Câmara se excedia. Depois, o deputado não quis alimentar mais polémicas.A.A."

Isso foi por terras de Viriato! Porém acontecerá um pouco por todo o lado, das assembleias aos "media", aos blogues, com eleitos e não eleitos. Destes, de alguns não se conhecem filiação partidária, dizendo-se "independentes", de cataventos alçados sem rumo, verificando onde podem aterrar à semelhança de Nobre- aquele que encharcava os políticos e os partidos e, na primeira oportunidade de "job", embalou para arrumar a vidinha. Mais do que Ruas, a estes "independentes" de meia tigela, apelido-os de democratas de petinga.

quinta-feira, abril 28, 2011

Sons!...

...Lindos para uma noite antecedida por um final de tarde com trovoada!...

quarta-feira, abril 27, 2011

Sons!...

...bonitos para este começo de noite!...nem é preciso ir até Paris! A felicidade pode estar em todo o lado.


terça-feira, abril 26, 2011

Que os partidos falem claro e que os media não inventem!


Hoje li a crónica de Mário Soares, deixando-a por aqui, sem mais comentários, até porque muitos de nós já sabem sobejamente o pensamento da personagem e a sua preocupação, não só pelo nosso país, mas também pela nossa velinha Europa, desprovida de grandes ambições. Por enquanto estamos por cá!
Como é do conhecimento de todos, naturalmente por deficiência profissional, julgo bem importante trazer este texto de Pedro Tadeu, que deu por título, assaz importante no momento eleitoral e de crise que Portugal atravessa: "O que PS, PSD e CDS não Consensualizam".
Daqui advém a minha preocupação acerca de uma doente do foro oncológico, escrevendo:...
"Foi apanhada pela doença, o cancro. Tinha um seguro de saúde. O seu médico trabalhava no hospital Cuf Descobertas, privado, do grupo Mello. Convencida (e tranquilizada pelo hospital) de que o seguro pagaria as despesas, dispôs-se a fazer ali 20 sessões de quimioterapia. Um ano depois recebeu a conta: 20 mil euros. O seguro não pagou. O caso está na justiça... Catarina continuou os tratamentos no Hospital de Santa Maria, público, grátis." Quase a finalizar remata:"Paremos aqui... Antes de decidir o que se corta, não seria necessário consensualizar o que não se corta? Mesmo no registo PS/PSD/CDS não se deveria consensualizar aquilo que o Estado deve continuar a pagar, mesmo que o FMI e quejandos não queiram? Não deveriam PS/PSD/CDS, antes das eleições, consensualizar as coisas que não aceitam perder? Não deveriam, por exemplo, garantir-nos que pessoas como a Catarina terão sempre um Hospital de Santa Maria para salvar a vida e para a salvar da ganância obscena dos privados? "

Pois é!falem-nos claro, já! Não se permita que alguns "media", sobretudo os televisivos nos tracem hipotéticos cenários prenhes de arrepios de muitos males, que em nada ajudam o povo a decidir e, no dia a dia aumentarão o desânimo de quase toda a população, bem longe dos centros de decisão das máquinas partidárias, que teimam em ser obsoletas.

segunda-feira, abril 25, 2011

Por aqui Abril!

00H01 do dia 25!...
(foto cedida)
A Música!...
Antes do hastear das bandeiras...
...Também alguns Presidentes de Junta!
O discurso da Presidente da A.M!
O discurso do Presidente!
...Ourém não esquece!...

sexta-feira, abril 22, 2011

Encerrado!


O blogueiro à semelhança dos dias vividos no resto da semana e parafraseando a linguagem clerical vai para retiro.
Ah! celebrem condignamente o 25 de Abril! A nossa liberdade, embora com muitos defeitos, merece ser celebrada. A democracia melhorará se formos exigentes para com nós próprios e para os agentes partidários!...

quinta-feira, abril 21, 2011

Imagens!...

Atocha e seu esplendor!...

Atocha onde Vénus também paira!...
Sem legenda!
Estátua do homem de "cu limpo" pelos transeuntes!...limpinho como as carapaças das tartarugas!
Tartarugas no jardim tropical na estação de Atocha!
(clicar nas imagens)

Sons!...

...à sondagem hoje publicada! Não havendo ideias de originais de quem derrubou o governo, Sócrates nesta cidade global e de motivações impressiona, sobe e dá a cara por nós. A derrota, que se prevê antecipadamente, será a factura humilhante de quem ambicionou o poder fora de tempo. Os portugueses não gostam, como aconteceu, dos ciclos eleitorais interrompidos, muito mais neste momento bem crítico de crise económica profunda, que atravessamos tanto cá dentro, como lá fora, de grande incidência em toda a Europa desgovernada, porque os seus líderes colocam os interesses partidários acima dos verdadeiros interesses dos europeus, deixando-se aqueles "chefes" subjugar pelo poder económico de uns tantos sem vergonha.
Vamos ser capazes!...Valha-nos uma boa música, de um bom autor!



quarta-feira, abril 20, 2011

Algures uma cidade








Linda, Coimbra!Pst!...
(clicar na imagem)

terça-feira, abril 19, 2011

Respigando pelos jornais


Como não podia deixar de ser, sobretudo para aqueles que não tiveram acesso ao DN de hoje, e interessados na "res publica", deixo por aqui a crónica pensante de Mário Soares, bem referenciada ao longo do dia em quase todos os "media" nacionais. Quem quiser ouvir que oiça!...mais do que nunca torna-se necessário a unidade de uma Europa, que se deseja muito solidária, na opinião do autor.
Há ainda uma preocupação de fomentar o emprego! Diz Soares, acerca do FMI presidido pelo francês Dominique Strauss-Kahn, talvez candidato socialista às próximas presidenciais francesas: "Curiosamente, ou talvez não, foi dele que partiu o alarme para a necessidade de reduzir as taxas de juro (que nos querem impor), para que sobre dinheiro bastante para que possamos evitar a recessão anunciada, investindo nas empresas e diminuindo fortemente o desemprego".
Por fim acaba por falar do empolamento tantas vezes criado pela comunicação social: "Numa situação tão crítica - que a comunicação social, infelizmente, tem empolado de todas as maneiras - é preciso ter confiança no povo e esperança no futuro. Há muitas razões para isso. O que conta são as pessoas. E estas vão reagir e vencer os desafios que se lhes põem. Como a União Europeia, no seu conjunto. É uma questão de tempo".
Valha-nos que a esperança renasça em todos e saberemos vencer a crise!

Sons!...

...do tempo!

Um casamento dos diachos!...



...olha se a moda pegar a indústria de chapéus de São João da Madeira vai revitalizar. Ah! Isso vai!...não há "bengali" que fique ao sol!

segunda-feira, abril 18, 2011

Artes...


Esta "arte" era de carpinteiro. Nas construções de há muito o carpinteiro era companheiro do pedreiro. Este tratava das paredes e dos caboucos, o carpinteiro tratava do emadeiramento dos telhado, das portas e janelas e sua caixilharia "in loco". Outros tempos, outras tecnologias "caseiras" a rondar o artesanal!...
(clicar na imagem)

De Coimbra!...








Sem legendas!...
(clicar nas imagens)

domingo, abril 17, 2011

Sons!...

com cheirinhos de Abril...


Não é novidade!


Há muito que por aqui digo isto. Não era preciso o FMI dizê-lo! As empresas municipais são o maior cancro das autarquias, não só pelos "jobs" repartidos pelas forças partidárias, mas também pelo esforço económico suportado pelos munícipes, quando as verbas consumidas desnecessariamente deviam ser canalizadas para o progresso do respectivo município, criando emprego fora do crivo autárquico, logo, mais riqueza para a população abrangida pela área de cada município.
Já há tempos concordei, escrevinhando, com Fernando Costa, Presidente do Município de Caldas da Rainha, quando afirmou que os seus colegas das Câmaras dinamizam muito do trabalho autárquico através das empresas municipais, estão a demitir-se das suas funções, com toda a razão. Então, para que servem os velhinhos "serviços municipalizados"?...podem dizer que o "estatuto da função pública" não permite muitos serviços, agora objectivos das Câmaras. Então, reformule-se o "estatuto". O Estado democrático não pode assentar nas leis elaboradas pelo "Estado Novo", onde a causa social não existia. Para um Estado democrático, verdadeiramente moderno, capaz de responder aos desafios actuais da sociedade, só nos restam reformas profundas capazes de acompanhar este mundo globalizado. O tempo de entrar num serviço às 09H00, fazer hora e meia para o almoço e sair às 17H30 já lá vai: esta prestação de serviço não serve os anseios de muitos trabalhadores. Haja coragem para uma mudança certa nos horários da prestação de trabalho! Todos ganhamos!
Quanto à extinção de municípios há muito que afirmo que o municipalismo é passado. Nos dias de hoje existem objetivos comuns a prosseguir por uma população abrangida por determinada área, que ultrapassa em muito freguesias e concelhos. Quando não se quer uma regionalização, quando egoistamente se mobiliza populações, onde impera o populucho objectivo político de quem "comanda", parece-me bem que alguém determine. É pena! É grave, quando este País gastou tanto dinheiro em estudos eternamente arquivados na gaveta, à espera de verem a luz do dia, servindo para implementar modernismo na nossa sociedade, que se deseja mais equilibrada sob o ponto de vista sócio-económico. Paciência!como dizia o outro: "abre a pestana"...

sábado, abril 16, 2011

Dia Mundial da voz!

Graças ao Professor Mário Andreia, hoje é o "Dia Mundial da Voz". Por aqui, alguns cuidados a ter com voz, numa realização desse evento comemorativo no Hospital de Santa Maria, há menos de seis anos, onde obterá mais conhecimentos acerca desse dom imprescindível da pessoa. Por favor, vamos cuidar da nossa voz! Fazendo-o, estamos a melhorar a "saúde pública" do país.
Deixo ainda, um trecho musical imortal- "Be My Love" de Mário Lanza, um dos mais famosos tenores do mundo, que passou também pelo mundo do cinema e ao tempo arrebatou plateias, um pouco por todo o lado. Uma voz inesquecível e nem sempre bem tratada: é preciso gostar muito de música para a degustar. O ser humano não pode ser fraco...os mau hábitos de cada um devem ser banidos!



Para avivar a memória!


De certeza, que os saudosistas do Estado Novo não gostarão desta crónica. Porém, sabe bem a lufada de ar fresco que a jornalista nos traz. Mulher de coragem, sem papas na língua! Obrigado, pelo avivar da memória: é bom não esquecer um passado de menos de quarenta anos, que ainda lembra a muitos de nós!!

Sons!...

...Bom fim de semana!


quarta-feira, abril 13, 2011

Sons!

...lindos! Qualquer um salto!


terça-feira, abril 12, 2011

Viver há muito acima dos recursos...


...Portugal ajoelhou. Por aqui, a crónica muito lúcida de Mário Soares no DN, de hoje. Atrevo-me a dizer: Soares sem papas na língua e "sempre fixe" a falar dos problemas de Portugal com grande poder de síntese, face aos conhecimentos que possui sobre a crise. Claro que não esqueceu a Europa!

A realidade


Só o "iluminado" do Sr. Passos Coelho é que podia cometer uma calinada destas. Não sou eu a dizê-lo, é o Dr. Morais Sarmento! Também nesta decisão verifica-se igualmente o seu sentido de Estado. Como sempre o interesse "laranja" está primeiro no entender do "chefe" alaranjado. Agora, só lhe falta dizer claramente que não aprova as medidas de austeridade impostas pela Comunidade Europeia e pelo FMI, para retirar poder de manobra aos negociadores e tornar mais gravosas as medidas de austeridade a suportar pelo povo português ou complicando tanto as coisas, podendo os negociadores abalarem (nada é certo) e, atirar com o país para a banca rota. Sabemos, que ninguém quer essa situação, até porque se as negociações falhassem significaria o começo do fim do euro e o desmoronamento da própria Europa. Todavia, aplica-se a máxima: "cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém". É com cautela, tendo na mira sempre a criação de emprego, que Portugal deve negociar. Vamos a ver! A oposição e o governo devem encarar a realidade em que estamos...
(magem: in fonte da notícia)

segunda-feira, abril 11, 2011

Chá!


...mais que chá, é uma autêntica receita. Os portugueses sabem escolher quem é patriótico e quem coloca os interesses do País em primeiro lugar, desprezando os interesses partidários. Passos fez um arrombo ao pote em tempo não oportuno! Tem que pagar por isso: não fosse tonto e esperasse pelo fim da legislatura, agora interrompida!
Passos pagará ainda pelo seu amadorismo político. Muitos dos pares do PSD não aceitarão Nobre, e este partido já é outra vez uma força política escangalhada. Bastou ontem à noite ouvir o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa na TVI. Este ex-líder do PSD só lhe faltou dizer para todos votarem Sócrates: é ele que conhece os corredores de Bruxelas. Mais do que nunca o actual 1.º Ministro será necessário para Portugal, penso eu, e muitos portugueses vão percebê-lo, embora não morressem de amores por Sócrates, conhecem aos poucos as dificuldades da crise e só um homem da fibra de Sócrates, tenaz, que nunca desiste, nem vira as costas aos problemas levará a bom porto as finanças portuguesas.
Enfim, os portugueses saberão dizer, em 5 de Junho, que quererão o 1.º Ministro demissionário por mais quatro anos.
(imagem in: cm-seixal.pt)

Sons!

...bons (sons) para o começo da semana! Boa semana e aproveitem um pouco o sol, já bem quentinho! A Primavera está por aí!...



domingo, abril 10, 2011

...uma voz importante!

(foto na fonte da notícia)
...esta do sociólogo de Coimbra. É chegada a altura dos portugueses exigirem o câmbio ao PSD, nomeadamente a Passos Coelho e ao seu líder espiritual, o Professor Cavaco Silva: a atitude de não aprovação do PEC IV no Parlamento por parte de Passos, aliado ao desinteresse e falta de patriotismo do PR para que nada fosse feito para a aprovação dessas medidas económicas contidas em tal pacote, levam o Estado e os portugueses a grandes sacrifícios, vindos até nós pelo FMI. Esse câmbio corporiza-se no dia 5 de Junho em não votar no PSD. De Cavaco, se tal acontecer, mais nada se espera do que apagadamente cumprir o seu mandato de Presidente. Se o PS ganhar com maioria absoluta como está determinado, resta ao inquilino de Belém ir para casa. Vamos a ver! "Quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS"...

Um apelo à navegação

(imagem: na fonte da notícia)
Aqui! Dá para os portugueses pensarem e exigirem ao poder político, nomeadamente ao Presidente da República que se entendam, no momento de crise económica difícil que abala Portugal. Caso contrário, o empobrecimento acelerado de muitas famílias acontecerá notoriamente, a envergonhar a nossa comunidade e até colocar em risco a soberania do país. É mais um apelo, bem importante, a uma boa navegação da classe política, para que os estragos sejam mínimos com a vinda do FMI e, que uma parte do empréstimo/resgate, julgo eu, seja destinada à criação de emprego, onde os salários justos sejam possíveis, de forma a perceber-se que o sacrifício solicitado a todos na reconstrução do país valerá a pena.

sábado, abril 09, 2011

Ora toma!

(Foto: in Jornal de Notícias)
Cavaco a exigir panos quentes da União Europeia, quando ele fez de conta juntos dos partidos de oposição, que nada de mal se passaria em Portugal com a queda do Governo, na Assembleia da República. Foi também ele uma força de bloqueio: que raio de professor de economia é ele? Não saberia o estado débil das finanças do País? Claro, que sabia! Só quis mostrar uma mãozinha prenhe de vingança para o Governo, ao não ter o seu apoio para a sua reeleição. Porém essa atitude, "à la mode" de Pilatos, tornou-se cara para o Pais, não se vislumbrando qualquer gesto de patriotismo e de estadista em Cavaco Silva. Pagam os portugueses esse imaturo gesto com grandes sacrifícios às exigências da CE e do FMI. Habituou-nos ainda Sua Excelência a declarações desastrosas, quando fora do País! Tem que perceber, que os partidos em nada vão divergir nos programas para as eleições de 5 de Junho. Estará só em causa a força partidária que vai gerir esse tempo negro, para o qual Sócrates sempre avisou. A realidade é que desde 5.ª feira passada somos um protetorado da Europa. Tanto que assim é que de imediato, sem contemplações teve a resposta ao mais alto nível. O nosso problema económico é do Professor, é do Governo e da oposição. Entendam-se rápido, que o povo espera!

Sons!

...estes já não são de inverno?!!! São sons óptimos para um bom fim de semana! Os portugueses não pode ficar em casa tristes. Há que acreditar para decidir lá para mais tarde!



Espreitadelas!



...menina que estás à janela!...
(clicar nas fotos)

Quinquilharias.






...cada qual escolha a melhor!