sábado, fevereiro 28, 2009
sexta-feira, fevereiro 27, 2009
FDS!...Música.
Varinha de condão!
quinta-feira, fevereiro 26, 2009
Tempo de incertezas!
Muita coisa há a reformar nalguma Banca e nos paraísos fiscais para não parecerem uma roubalheira, como disse o Dr. Mário Soares, no DN de 3.ª feira passada. Deixo parte do seu artigo semanal "A crise e os seus Constrangimentos":..."Como vamos sair deste impasse? Londres tinha proposto uma reunião, marcada para 2 de Abril próximo, do chamado G20, que inclui os grandes do mundo e os emergentes, à margem das Nações Unidas, como nos tempos de Bush. A sr.ª Merkel, que entre os líderes europeus dos "grandes" é quem tem um sentido europeísta mais forte - honra lhe seja feita -, convocou para Berlim, no domingo passado (quando escrevo ainda não conheço o comunicado final), uma reunião dos grandes, Espanha incluída e ainda Mirek Topolonek, presidente em exercício da União, Durão Barroso, o presidente do Banco Central Europeu e Jean- -Claude Junker. Porquê só eles? Não faz sentido. O objectivo é concertarem uma resposta comum à crise e falarem a uma só voz, na reunião de Londres - o que é uma boa coisa -, que visa a reforma da arquitectura financeira mundial, o que inclui, espero, não só dar mais dinheiro ao FMI, mas reformulá-lo, bem como ao Banco Mundial e à OMC, e também regras que venham a abolir ou, pelo menos, a tornar transparentes, os offshores, os "paraísos fiscais", bem como os bad banks, os hedge funds, os activos tóxicos, tanto eufemismo para significar, em bom português, roubalheiras... Querem também evitar "derivas proteccionistas", que em lugar de ajudar a luta contra a crise a iriam, seguramente, complicar..."
quarta-feira, fevereiro 25, 2009
Ota ou Alcochete?
Quem fez o alarido, quem foi? Ai, estes conselheiros! Foram muitos e todos à volta do mesmo novelo.
Trancas na aporta!
A liberdade e democracia não podem enfermar de males puritanos como estes. Basta! Sabemos que, se a vida de um povo estivesse nas mãos daqueles que tanto asco têm às conquistas de Abril, estas seriam definitivamente fechadas numa caixa e enterradas bem fundo. A intolerância não se pode pagar com tolerância, para "alminhas" que odeiam a democracia e a liberdade individual de cada um. Quem não presta para servir uma sociedade democrática, não pode estar ao serviço dela através de uma função com uma remuneração, quase sempre, substancialmente acima da média.
sábado, fevereiro 21, 2009
sexta-feira, fevereiro 20, 2009
Última hora!...
quinta-feira, fevereiro 19, 2009
Agressão!
Os progenitores que se demitem da função de educar, são os que compartilham estas acções de banditismo com os filhos. A permissividade e o laxismo não educam nem preparam para a vida activa. Com este tipo de educação, os Pais nada poderão esperar: algumas parelhas de coices, quando assim é, tornam-se benvidas!...Disse.
quarta-feira, fevereiro 18, 2009
Sem vergonha!
terça-feira, fevereiro 17, 2009
Meu Deus....!
segunda-feira, fevereiro 16, 2009
domingo, fevereiro 15, 2009
Pensamos!
A Europa não deve estar subjugada pelo poder americano: americanos e europeus devem ser interlocutores mútuos privilegiados, não só para os problemas da crise instalada, que avassala todo o mundo, mas também na solução das guerras existentes, no caminho da paz.
Cusquice!
"Semanda
Se José Sócrates parece ter recebido a influência do Zé do Telhado já Manuela Ferreira Leite deve ser assistido a alguma aparição nos seus períodos de reclusão pois apareceu a lançar o fórum da verdade, talvez para se redimir das suas mentiras, como as sucessivas execuções fiscais aldrabadas, a retenção abusiva do iva dos exportadores com o argumento da fraude, ou o abandono da seriedade com a escolha de Pedro Santana Lopes.
Se Manuela Ferreira Leite parece ter iniciado um acto de constrição, prometendo falar só verdade, já Joana Amaral Dias parece ter sido alvo de um auto de fé conduzido por um Francisco Louça, que não se parecendo nada com o estereotipo do líder comunista mais se parece com um sacristão. Ao que parece, Joana Amaral Dias tem-se dedicado pouco ao partido e, pior do que isso, anda a dar demasiado nas vistas nos ecrãs de televisão, ter melhor presença e protagonismo do que o líder é o maior crime que um comunista pode cometer, à conta disso Estaline ia povoando a Sibéria, só não o conseguiu porque preferia mandar matar todos os que lhe faziam sombra. Por cá não há Sibéria, o melhor que se arranja é o Gerês, Louça ficou-se pelo saneamento de Joana Amaral Dias.
E por falar em verdade a semana terminou com o ressurgimento do caso BPN, precisamente porque o Expresso veio demonstrar que Dias Loureiro tinha mentido na Comissão de Inquérito. Situação incómoda para Cavaco Silva, que ficou a saber que tem um conselheiro de Estado que ou é mentiroso ou tem problemas de memória. Talvez por isso desta vez o Presidente não tenha afirmado a inocência do seu velho amigo, preferiu dizer que não falava do assunto. Vá lá, desta vez não invocou o argumento do assunto de Estado."
Paciência!
sábado, fevereiro 14, 2009
De acordo.
sexta-feira, fevereiro 13, 2009
Escolas!
O Partido Socialista entregou no Parlamento um Projecto-Lei, para que a educação sexual seja obrigatória nos projectos educativos das escolas. Será desta?...Certamente que a juventude agradece, uma vez que muitos Pais têm dificuldade em abordar o tema.
Falando ainda de escolas e educação, achei pertinente o texto de Opinião da Dr.ª Maria José Nogueira Pinto, no DN de ontem. Deixo o mesmo à consideração. Cá por mim, modificou alguma coisa do pensamento que tinha acerca desta a matéria, que julgo da maior importância para o crescimento harmonioso das crianças. Ainda bem! Ninguém é senhor da verdade absoluta, lá diz o povo.
quinta-feira, fevereiro 12, 2009
Atenuar a crise...
quarta-feira, fevereiro 11, 2009
terça-feira, fevereiro 10, 2009
Mais do que recordação!...
Há que conservar este tribunal, para que os massacrados , de forma bem tirânica pelo regime do Estado Novo, prevaleçam na memória das gerações vindouras.
segunda-feira, fevereiro 09, 2009
" E o burro sou eu?..."
domingo, fevereiro 08, 2009
Excesso de zelo!
Memories!
sábado, fevereiro 07, 2009
Para rir!
sexta-feira, fevereiro 06, 2009
Palmarés!
quinta-feira, fevereiro 05, 2009
Sorte!
Creio que sim! Está empenhada a palavra do Ministro das Finanças. Vamos lá afinar a net, para que o cumprimento do prazo seja cumprido, e a tutela não tenha desculpas. Olaré!...
quarta-feira, fevereiro 04, 2009
Regionalização.
terça-feira, fevereiro 03, 2009
Alguma diferença de valores?
A Igreja teima em dar tiros nos pés não acompanhando a evolução dos tempos de hoje, a espiritualidade e fé dos cristãos. Repescou os discípulos de Monsenhor Lefèvre, não só conservadores mas também xenófobos, que sempre estiveram contra o Concílio Vaticano II. Enfim...
Quando na Igreja Católica as mulheres não podem aceder aos diversos graus do sacerdócio, é extraordinário que uma mulher da dimensão da chanceler da Alemanha interrogue o Papa, acerca do reconhecimento do holocausto. Mais espantoso quando há uma nacionalidade comum.
segunda-feira, fevereiro 02, 2009
Dar a volta à crise.
Bola!
Sempre a abrir!...
domingo, fevereiro 01, 2009
À volta...2!
Convém referir que poucos "media" abordaram as declarações de Alegre, ontem no Porto, de que a nossa Justiça "é lenta e que ninguém pode ser julgado na praça pública". Claro, sabemos o porquê! As declarações deste intelectual do PS contrariam as teses do quase "campeonato" das injúrias vergonhosas lançadas contra o Eng. Sócrates. Tenham paciência jornalistas, o homem resistirá, o Partido Socialista resistirá mais uma vez, a verdade será alcançada e a democracia, aquela que vai a votos sairá fortalecida.
Como hoje é Domingo e satisfazendo o meu velho hábito de vasculhar os jornais quero realçar dois artigos de Opinião no DN. Um, do velho amigo Brederode Santos. Lança um grito de alerta, questionando para onde muitos pretendem levar o País, em vez de nós todos estarmos concentrados na crise e na forma da resolução dos problemas, que daí advêm para os Portugueses. Outro, cheio de afável humor, Ferreira Fernandes, vai à questão sem medo. Usa uma linguagem bem popular "O Gajo está mesmo metido, não está?"... Sempre lindo. Este dia de descanso, para muitos, apesar do mau tempo, também tem que ser de boa disposição., para recarregar energias. Julgo!...
Olaria!
Finalmente, a minha homenagem também para os talheiros da Asseiceira-Tomar. Cheguei a conhecer mais de trinta, hoje são dois ou três a trabalhar o barro. Se não fosse a crise actual estaria a renascer nesta pacata terra com história, que já foi sede de Concelho, uma geração nova destes artistas.
Para a Asseiceira foram arrastados alguns oleiros, por volta dos anos 60 do século passado, pois o meu Pai, também talheiro, chegou à conclusão que onde se vendiam as talhas também se vendiam os cântaros, os alguidares, cafeteiras, panelas, vasos, assadores de castanhas, etc. Aqui hoje só há um oleiro. Espero, rapaz, que as tuas filhas imprimam este post para leres e acrescentares alguma coisa a este rabiscado texto, com o qual desci a muitas olarias, lindas pelas tafonas, pelos arcos dos fornos vidrados pelo calor das crutas de pinheiro/eucalipto e, sobretudo, às peças mais largas em fresco onde se guardavam os pêros de S.João, pepinos, tomates, as uvas ou os figos, na falta do frigorífico. Mais não digo!...