segunda-feira, agosto 31, 2009

Na pesquisa.

(Foto:marginalizante-politicaesocie...)
Andei por aqui e por ali e encontrei este "post", cujo blogueiro é um observador do que se passa na vida política actual do País, deixando sempre um excelente contributo para a democracia, que se quer sempre mais participativa e mais próxima dos cidadãos.

Perseguição ou feitio?

(foto:abnoxio.weblog.com.pt)
Não largam o Dr. Moita Flores, já viram!?... Afinal, na capital sclabitana também existem "tons próximos" de Alberto João Jardim. O PSD continua um partido sem arrumação possível, debaixo de um fogo interno, permanentemente. Percebe-se pela líder que tem, por querer ressuscitar o "cavaquismo" há muito enterrado, pelo caso BPN, onde os coelhos saltam quase diariamente da cartola e ainda, por ser uma partido sem ideologia. Deseja-se a sua reorganização rápida (naturalmente após as eleiçoes legislativas) porque tem muito boa gente, com sangue novo na guelra, capaz de fazer uma oposição certa e desejável ao próximo governo.

Foto

(Foto:www.gulbenkian.pt)

Vale tudo

Cuscando, deparei-me com a opinião de Ana Gomes no Blogue "Causa Nossa". O excerto das frases por ela comentadas, são o espelho da intolerância político-partidária.

Oração a Dionísio

Oh! deus Dionísio , que dás força e alegria às criaturas, obrigado por me acompanhares, por me fazeres trilhar a senda do pluralismo, deliciando-me com branco, tinto e rosé, e ainda por me afastares das divindades que de forma ávida e luxuriosa sorvem as tintas vermelhas de uma só bica. Assim me guardes!...

"Se te censuram, estás bem,
P’ra que a sorte te perdure;
Mal de ti quando ninguém
Te inveje nem te censure!"
( A. Aleixo)

domingo, agosto 30, 2009

Eleições Autárquicas

A esperança de quem está para perder uma Câmara é lutar deseperadamente para que tal não aconteça. Como a prata da casa já não chega, há que recorrer a figuras notabílissimas com presença assídua na Televisão. Mas ler livros não basta! O professor não fez o balanço do que se torna imperioso para que a poulação viva harmoniosamente e com futuro, para que os seus filhos tenham emprego em terras de Oureana. Como se isto não bastasse, falou também de candidatos, quando a personalidade foi Presidente de uma Assembleia Municipal, terra da avó, o que ao tempo foi dito pelo próprio...

Eleições legislativas

O Partido Socialista vai apresentando as suas ideias para uma melhor governação, na próxima legislatura. Esta apresentação faz-se dia a dia, pela presença na rua, dos seus candidatos a deputados, cativando os eleitores rumo a um Portugal sempre mais moderno, mais tecnológico e sobretudo mais solidário: de facto Portugal com o Governo de Sócrates tornou-se num País da modernidade. "Modernidade foi a marca deste governo: aposta nas reformas na educação garantindo às crianças todas uma refeição quente, ligando as escolas todas à banda larga, distribuindo computadores a todas as crianças, qual melhor meio para os habituar ao uso da informática, o mais poderoso instrumento de modernidade de uma sociedade...; pôr as crianças todas a aprender o inglês dotando-as assim de um instrumento de modernidade essencial para singrarem na vida; aposta nas reformas da saúde," colocando as intervenções cirúrgicas aos pacientes a pouco mais de 40 dias. Reduzir o défice a menos de 3% "o que permitiu ao País enfrentar a crise internacional com toda a modernidade; transformar Portugal num País de vanguarda nas energias renováveis em particular com a construção da Central solar de Serpa, a maior do mundo. Desculpem que diga mas isso contrasta fortemente com o que Cavaco/Manuela/Barroso" nos deixaram como herança, apesar das dificuldades que o País atravessa derivado à crise mundial e que os outros partidos teimam em esconder, quando falam para os portugueses. O mesmo já não se pode dizer quando os líderes partidários falam para fora: nestas circunstâncias admitem a crise até para não aparecerem aos olhos do mundo como arrogantes e deslocados das realidades vividas mundialmente.
"Consumidores acreditam cada vez mais na retoma Diário Económico 29/08/09 00:05 A confiança das famílias regressou em Agosto aos níveis de Dezembro de 2007. O Governo explica a melhoria dos indicadores com a aplicação do plano anti-crise. A confiança das famílias regressou em Agosto a níveis de Dezembro de 2007, quando a crise financeira ainda não tinha contaminado a economia e o banco Lehman Brothers ainda não tinha falido. A menos de um mês das eleições, o Governo recebe assim mais uma boa notícia, apesar do sector empresarial não acompanhar a crescente onda de optimismo".
Entretanto, perante estas realidades há gente de outros partidos que vai dissecando minuciosamente os seus programas partidários nos "media" e por aqui nos blogues, fugindo à realidade interna do País e aos problemas do cidadão, na tentativa de criar alguns embustes à política oferecida pelo Partido Socialista.

sábado, agosto 29, 2009

Fantástico

Uma interpretação diferente de um autor clássico e sobejamente conhecido: Beethoven!

sexta-feira, agosto 28, 2009

Foto!


(Fotos: In Olhares.aeiou.pt)
Miragem...ou um fim de semana que se aproxima?...o resto é pura imaginação.Recomenda-se para o "stress" divagar.

quinta-feira, agosto 27, 2009

Frenesim estúpido

De Alberto João Jardim não se espera outra coisa. O homem está habituado a não cumprir as leis ou adaptá-las à sua medida, logo, seria muito fácil à Dr.ª Ferreira Leite ir junto de um dos juízes do Tribunal de Santarém e pedir a substituição do candidato Moita Flores, independente, a "correr" nas listas do PSD à capital ribatejana.. Enfim, no condado da Madeira tudo é possível, daí que...

Tomatada

Aqui há tomates!...

quarta-feira, agosto 26, 2009

Mente sâ?...

Há textos que vale a pena "linkar". Este é um deles...De facto António Borges esteve muito tempo fora e há muito tenta segurar um "job", que lhe foge constantemente e assim continuará. Os eleitores que o digam: o meu voto não terá de certeza!

terça-feira, agosto 25, 2009

Registo

(In:Fotodependente)
Fica o o registo! De resto vou ser parco em palavras... A política, se todos os políticos assim o entendessem, deveria ser uma das artes mais sublimes ao serviço do cidadão.
Esta imagem pode chamar-se foto do bom entendimento. Sobretudo, ganhou a cidade de Santarém. Tudo o resto serão recordações que ficarão para a história e gravação na mente dos turistas, quando da visita ao monumento.

Valha-nos isso!...

O Candidato a líder do PCP, Mário Nogueira usa sempre os professores como se a classe docente não fosse pensante. Claro, os professores sabem agir quando entendem. Mas Mário julga-se sempre à frente para apanhar as canas dos foguetes. Boa!

segunda-feira, agosto 24, 2009

Mais fanfarronice que educação!

Qualquer candidato merece melhor! Esta é a democracia de alguns que se julgam donos de toda a verdade. Ou então sabe-se lá, talvez o cúmulo da parolice por sentirem o lugar a fugir-lhes, topando-se o desespero reinante em mentes fracas e pouco democráticas. Realmente "juntos por melhor educação". Tenham calma se o Fonseca ganhar, como se espera, ninguém perde o lugar.

domingo, agosto 23, 2009

Só da direita!

(Foto:in Olhares.aeiou)
A direita no nosso País é sempre revanchista. Zangam-se as comadres, botas às costas e toca a andar. Têm dúvidas?...vejam!

sábado, agosto 22, 2009

Modernidade

Jorge Lacão, cabeça de lista pelo PS nas eleições legislativas, no nosso distrito, faz votos para que seja a última vez que as listas de candidatos a deputados sejam apresentadas como até agora tem acontecido. Advoga que, dentro da pluralidade partidária, as candidaturas sejam de futuro uninominais, aproximando mais o eleitor do eleito. Tem razão aquele candidato, a maioria da população quando vota, nem ao menos conhece o rosto de quem elege. Haja coragem para levar a efeito a medida proposta. Ganham os eleitores que começam a conhecer quem elegem e a democracia fica mais rica: o deputado que o eleitor elegeu está sempre por perto!...

Pst, pst!...

Música, desejo, suavidade, cor e "fètiches" tudo se encontra por aqui. Lindo!

sexta-feira, agosto 21, 2009

Homenagem!...


A Câmara de Santarém homenageia o Primeiro Ministro José Sócrates. Moita Flores, Presidente da Câmara, diz que o Eng. Sócrates resolveu em três meses um problema que se arrastava há mais de 100 anos. Trata-se da passagem do velho convento S. Francisco para a alçada da edilidade local. Durante muitos anos, este monumento foi albergue de silvas e após intervenção municipal recente, arrasta milhares de visitantes à cidade Scalabitana.

quinta-feira, agosto 20, 2009

Grito

O PCP estica-se todo: Partido Socialista te renego satanás que os direitos dos trabalhadores estão em perigo. O Bloco de Esquerda simboliza para os comunistas um mal menor, desde que nas eleições legislativas esta força não tenha mais votos do que eles, caso contrário, será uma ofensa à ideologia do Partido porque considera que não se ouviram os esforços dos sindicalistas da Intersindical, primeiro cordão umbilical do PCP, ao longo do legítimo mandato do Governo de Sócrates.
Então recomenda-se que se proceda de acordo com Jerónimo de Sousa. Nada mau! Acabam-se as lutas de classes, todos ganham mais ou menos o mesmo, com a excepção dos "barões" do partido. Essa será uma classe "rafinée", desculpem sovietizada, onde ninguém escapará aos dotes argutos do imperialismo: nem o ambiente se salvará. Não temos memória curta e sabe-se como o povo da Rússia viveu até à queda dos despóticos soviéticos. Os países saídos do bloco de leste serão eternamente agradecidos a Mikail Gorbachev, pela "glasnot" (transparência) e pela "perestroika" (restruturação) imposta ao regime soviético, pelo que o estadista foi reconhecido e admirado rapidamente por todo o mundo. Estas palavras chave de Gorbachev fariam muito bem ao PCP e seriam um tónico de democraticidade interna. Mas, os comunistas portugueses sentem-se melhor assim para defender o povo português, pensando que são donos de toda a esquerda. Puro engano, são ressabiados do estalinismo puro...

Muito Romantismo?

Em tempo de festas e casamentos nada melhor do que ouvir esta musiquinha que já fez furor:

quarta-feira, agosto 19, 2009

Ditado popular!...


Este ditado popular é bem certo: os cães
ladram e a caravana passa
. LOL!


(Foto: In portaldoscães)

Debates na TV

Quem disse que Sócrates não participava em debates na TV, enganou-se. Se bem me lembro, Cavaco Silva é que lhes fugiu. Paciência, é passado!...formas diferentes de pensar a democracia! Deseja-se que estes debates de campanha eleitoral para as legislativas, tragam à contenda os verdadeiros problemas do País, e que os contendores não entrem em "niquices" de lavar roupa suja, fugindo aos temas essenciais, que actualmente ocupam a agenda política. Vamos ver!...

Economia

Será que já está por aí a recuperação económica?...Não era mau!
Para Portugal tanto faz, porque pelo andar da carroça durante a campanha para as eleições legislativas que estão a bater à porta, só o supérfluo e a má língua é que vão surgindo nos debates políticos dos "media", como se pode constatar. Enfim! A direita no "vale tudo" esforçar-se-á por chegar ao poder, querendo um ajuste de contas com o PS. À esquerda do PS, finge-se que não se entende o que representa a direita no poder e, irão teimar na política do "bota abaixo". Qual crise? Essa é lá fora fora, como se o nosso País se governasse sozinho, à boa maneira salazarista, ao tempo em que os portugueses eram marginalizados por todo o mundo.
Parece-me que , se não houver lucidez política e tranquilidade dos portugueses, face às diversas propostas partidárias, quando votarem corre-se o risco de voltarmos ao "orgulhosamente sós". Formulo o desejo, para termos um País mais solidário, com uma economia a crescer harmoniosamente, proporcionando mais justiça social, que o povo Português a vinte e sete de Setembro, vote massivamente no Partido Socialista. Caso contrário, lá se vão todas as reformas, o que significa prescindir dos projectos e iniciativas implementadas que permitirão uma vida mais facilitada, tornando-se esta rapidamente árdua, não só para os mais desprotegidos, assim como para a classe média. A palavra aos que votam!...

terça-feira, agosto 18, 2009

Feira

Para quem gosta de Feiras, esta é uma feira a não perder, tendo como principal atracção a cebola, mas não só...Vou ver se passo por lá!!!

segunda-feira, agosto 17, 2009

Vida "magana"

(Imagem: in "Estradas de Portugal, SA")
A vida para muitas pessoas é mesmo "magana". É o que acontece a esta cidadã e, salvo melhor opinião, não há volta a dar-lhe, se não arranjar habilitação para conduzir. Coragem, já que os santos nem sempre ajudam!... Quem consegue lutar pela vida e pela sobrevivência própria e dos filhotes, também é capaz de fazer "o tal" exame de código. Encontra-se a dois passos com alguma concentração de espírito. É só deixar a bica de lado e respirar fundo. Vamos lá!!!

domingo, agosto 16, 2009

Volta

Foto: In "A Bola"
Não há volta a dar-lhe!...Quando vamos ter uma Volta a sério, em Portugal?...De qualquer maneira parabéns, ao Nuno Ribeiro! Foi um justo vencedor...e chamem-me o que quiserem. Mas, soube bem ser um português. Digam lá que não?!

sábado, agosto 15, 2009

Recordar!...

O tempo é de calor, de festas e romarias. Nada melhor do que recordar os artistas de então, que se faziam à estrada (que estradas?), tal como acontece hoje, cantando e pulando, onde todos tinham ao vivo tinham os seus fãs

sexta-feira, agosto 14, 2009

Correcto

Absolutamente de acordo com o Rev.mo Reitor do Santuário de Fátima: cada macaco no seu galho. As fotos na candidatura do Paulo Fonseca são representativas do Concelho de Ourém, assim como a Sé de Lisboa ou o Mosteiro dos Jerónimos são símbolos da Capital, assim como o pórtico da Igreja de S. Baptista , a janela do Capítulo e a Igreja de Santa Maria do Olival, são ícones da vizinha cidade de Tomar. Tudo mais são questões de "lana caprina". O Concelho de Ourém sente-se honrado por ter Fátima, logo a candidatura de Paulo Fonseca sendo abrangente para toda a população concelhia, onde não se pergunta ao munícipe donde vem, conta com todos os Oureenses de boa vontade e desejosos de trazer à comunidade ideias novas. A Candidatura de Paulo Fonseca está cheia de ideias novas e a população, pouco a pouco, sente a necessidade de mudar o seu voto habitual, e vai votar em Paulo Fonseca. Todas as vontades juntas geram uma onda de esperança que, dia a dia tem mais gente na sua crista, porque toda esta gente acredita num concelho mais atractivo, mais desenvolvido, mais avançado, mais dinâmico, onde todas as instituições possam estabelecer parcerias, e onde população tenha prazer e orgulho de viver.
O Concelho, dia a dia, vai acreditando nas propostas honestas e exequíveis de Paulo Fonseca e, trepando para a onda azulada e calma, que simboliza a mudança que todos no seu íntimo desejam. Haja coragem para a mudança!

quinta-feira, agosto 13, 2009

Cartão de Cidadão


Muito se tem escrito ultimante acerca das pessoas que já são portadoras do Cartão de Cidadão, pelo facto de terem que votar no seu local de residência, nas eleições autárquicas e em outros actos eleitorais. Claro, que concordo: é o chamado dois em um! Estes cidadãos são, assim, levados a participar nas decisões dos locais onde vivem, através do seu voto expresso nas urnas, deixando de votar no município onde normalmente nasceram, onde contribuíam, por vezes, para que muitos autarcas se entronizassem no poder. Os tais eleitores de "umbigo", muitas vezes ajudavam a decidir o voto dos residentes nas terrinhas que os viram nascer, por terem adquirido outro estatuto social junto desses, influenciando o voto com base em velhas amizades, algumas até de carteira de escola, ultrapassando a boa ou má qualidade dos candidatos autárquicos. Numa palavra, o Cartão de Cidadão veio servir e, muito bem, para acabar com algum "caciquismo ", sobretudo nas zonas interiores do País, vindo melhorar a democracia local.
É uma reforma introduzida pelo Governo, desejada há muito e, nem sempre foi clara a forma de a efectivar. Sócrates e o Partido Socialista podem ser apanhados também, com a fuga de alguns votos, porém, não hesitaram em tomar, em boa hora, esta medida, capaz de tornar o nosso País mais moderno e, no tocante ao poder local mais eficiente, tendo em conta a participação activa e afectiva do cidadão. Nas eleições dos Órgãos Autárquicos, só vota quem lá reside, desde que já tenho o Cartão de Cidadâo. Ora toma!...

quarta-feira, agosto 12, 2009

Outros ditos!...

O manuelinho também escreve por aqui, quando tem tempo. O importante é não deixar de pensar!...

sábado, agosto 08, 2009

Ida

(Escultura de Rogério Azevedo)
Partiu! Até sempre Raul Solnado. Contigo também aprendi liberdade. Vale a a pena ouvir o som do video, que a triste notícia transporta.
Não vais facilmente da memória dos portugueses. Verás!...

Pshiu, caluda

Vamos a calar ou foge. Quem não quer comer, não tem outra maneira de agir.
Eu não como a sopa!...Ah! Pois não!!!

quinta-feira, agosto 06, 2009

Aniversário triste

Hiroxima!...daqui a uns escassos minutos lá passará mais um aniversário sobre o lançamento daquela bomba atómica, que destruiu a cidade de Hiroxima, envergonhando os homens. Coisas da guerra, que os indefesos pagam!
A assinalar a data, a canção de Vinicius de Moraes:


quarta-feira, agosto 05, 2009

A saga

A saga continua. As distritais do PSD têm que a obedecer à mãezinha e caluda!...o partido até poderá encerrar as portas para não haver discussões prolongadas, se os "Enfants terribles", continuarem com a contestação. Talvez durante 6 meses!...É o período de tempo que a Dr.ª Ferreira Leite gosta. Azar, detesta-se a falta de democracia: o povo ajuiza muito bem isso! Desculpem lá, falava das listas de candidatos a deputados, para as eleições legislativas de Setembro. Votar é bonito! O povo gosta! Mais, sabe escolher e decide no momento próprio!...agora a Dr.ª Manuela , com todos esses tiques ditatoriais levará muitos dos votantes a fugir, por uma questão de cidadania. Os portugueses não elegerão cortes, como esta que a Presidente do PSD criou, ontem, à sua imagem e semelhança, prenhe de pessoas dóceis e bem vestidos, não vá alguma personalidade fazer fora do penico, afrontando a líder. Ufa!...naquele horizonte de votantes do Conselho Nacional, votaram 37 conselheiros contra.Foi menos do que uma dezena e meia dos que votaram a favor.

terça-feira, agosto 04, 2009

Toma Pacheco

Para quem andava a falar em tranquilidade nas listas do PSD, nada melhor que o velho dichote: toma Pacheco!...
Ai, coitadinhos dos Socialistas! Não sei se foi por causa de sangue novo a refrescar as listas do PS em Santarém, que surgiram tantos comentários na imprensa. Certo é que incomodaram muita gente. Afinal, a montanha pariu um rato.
Fui à apresentação das hostes Socialistas, que se realizou ontem, no Santarém Hotel. Estavam lá os "velhos" deputados socialistas e não vi ninguém chorar, antes pelo contrário, notou-se apoio, coragem e disponibilidade de partilhar "saberes" adquiridos com os mais novos, por parte dos mais velhos. Foi Bonito! Até Carlos Mendes deu o tom e, antes de deliciar os presentes com 3 canções para abrir o evento, declarou o seu apoio ao Partido Socialista, referindo a sua qualidade de cidadão independente. Gostei!...dez Homens e dez mulheres.
Fica a lista:
Jorge Lacão Costa - Abrantes
Idália Moniz - Santarém
João Galamba - Independente
António Ribeiro Gameiro - Ourém
Anabela Gaspar Freitas - Tomar
João Pedro de Aleluia Gomes Sequeira - Rio Maior
Fernando Amaro Pratas - Chamusca
Maria da Ascensão Adrião Duarte - Rio Maior
Bruno Gomes - Ferreira do Zêzere
Maria da Luz Marques Lopes - Torres Novas
Suplentes
Mário André Balsa Gonçalves - Entroncamento
Ana Margarida Vences Rosa do Céu - Alpiarça
Nuno Filipe dos Reis Baptista - Ourém
Rita Roque Aires Gameiro dos Santos - Cartaxo
Bruno Jorge Vicente Tomás - Abrantes
Maria Inês Pereira Maurício - Rio Maior
Mara Lúcia Lagriminha Coelho - Coruche
Hugo Miguel Carvalheiro dos Santos Costa - Tomar
Marina Lopes Honório - Barquinha
Nádia Margarida Pereira - Ourém

segunda-feira, agosto 03, 2009

Filme

Um filme de grande metragem vai sendo realizando. Porém, muitos desconfiam do fim da fita: maldição ou glória? Cá por mim, não digo nada...para já tenho que acreditar numa justiça sem "lobies". Oh, lecas!!!

domingo, agosto 02, 2009

Ao trovador imortal

"In memoriam" do sempre Zeca Afonso, que hoje faria 80 anos, se não fosse traido pela morte um pouco precocemente...

sábado, agosto 01, 2009

Fim de semana

Hoje, a minha música preferida vai parar a Mafalda Veiga. A letra e a música são uma boa base para uma melhor meditação, ofertada por uma interpretação excelente, que nos transmite sossego e calma, ingredientes mais que suficientes para mandar o "stress" para outro lado!!!