segunda-feira, novembro 30, 2009
Imaginação
Visitas pela música
Paganini revolucionou, ao tempo, o violino. Fica por aqui, para os mais curiosos da história da música um pouco da sua bibliografia e ainda um pouco da sua música, de fino trato.
Quarenta anos a cantar
domingo, novembro 29, 2009
Sem papas na língua
Visitas pela música
sábado, novembro 28, 2009
Este homem pensa
Alguém que me perdoe, mas em consciência devo realçar alguns excertos da entrevista:
"Quando se debruça especificamente sobre o mapa político e social o que o aflige mais é a justiça?
É. Há muito que falo disso e todos os anos com mais razão que no anterior. Não há alternativa para a justiça, como na saúde, em que se pode escolher o privado, ou na educação, onde se vai para outra escola. Na justiça não há alternativa e ainda bem, não deve haver. Mas a nossa justiça está hoje refém, capturada...
Por quem?
Pelos grandes grupos profissionais: o dos magistrados, dos procuradores e dos advogados, que são quem ordena e quem comanda a justiça, os operativos, os agentes. Não sei como lhes chame, mas qualquer nome é bom. Agora até já há sindicatos, que são uma espécie de infantaria avançada de cada um destes grupos. Há evidentemente centenas de juízes fantásticos. Sei que há, e é possível hoje fazer a diferença entre os 100 ou 200 tribunais que funcionam muitíssimo bem e os outros. Só que a sociedade portuguesa contemporânea está essencialmente nas grandes áreas metropolitanas, o resto é paisagem. Não é bem, mas conta muito menos. E o que se passa é que a sua vida privada, familiar, as sucessões, as heranças, os despejos, os contratos de trabalho, os requerimentos... tudo está hoje em causa porque não há justiça, não há recurso para nada nem para ninguém. Se quiser resolver um problema, recorre a quem? À justiça. Há 20 anos os magistrados vinham em primeiro lugar, era o grupo profissional que mais confiança merecia dos portugueses. Estão hoje em penúltimo lugar; abaixo só os deputados. É o grupo mais destituído da confiança dos portugueses. Os portugueses não confiam nos tribunais nem nos magistrados e isto é terrível, mina a alma, mina os sentimentos, mina o coração."
Visitas pela música
sexta-feira, novembro 27, 2009
Metem pavor
Extinga-se
Associação Sindical dos Juízes Portugueses
"A absurda associação sindical dos juízes decidiu vir a público criticar as acusações de espionagem política no processo Face Oculta ao mesmo tempo que exerce pressões sobre o CSM por ele integrar um advogado de um dois arguidos. O mais ridículo do comunicado está no facto de ilibar investigadores e magistrados na fuga ao segredo de justiça com base no facto de estas fugas só terem ocorrido depois de iniciadas as buscas.
Ó senhores magistrados, só um louco daria informações a um jornal ainda antes de o processo ser tornado público, já toda a gente percebeu que as fugas ao segredo de justiça só ocorrem quando os processos passam por várias mãos e é possível dispersar as suspeitas. por favor, não nos façam de parvos, pagamos os impostos com que vivem muito acima da média dos portugueses mas não somos idiotas.
EM vez de fazerem comunicados destes extingam essa associação absurda"!
...Vale o que vale, como costumo dizer...certo é que estes senhores não mudam, nem vão mudar o seu comportamento, porque regiam-se por normas do século XIX e Sócrates fez uma reforma, que os nivelou mais ou menos a níveis de regalias sociais idênticas para todos os portugueses. Eles eram reis e todos os demais cidadãos bastardos.
Visitas pela música
quinta-feira, novembro 26, 2009
Dividir para governar
Visitas pela música
quarta-feira, novembro 25, 2009
Um Fado nunca vem só
Mariza, ganda fadista!
Dará resultado?
Aviso
Qualquer notícia do seu paradeiro pode ser comunicado para o novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete, ou para a estação do TGV, em Badajoz.
terça-feira, novembro 24, 2009
Jornais e jornalistas
segunda-feira, novembro 23, 2009
A acelerar
A realidade nua e crua.
domingo, novembro 22, 2009
Arte de poupar
Facilidade
sábado, novembro 21, 2009
Vontade
Sugestão de fim de semana
Sem sobremesa
D'accord
Vale a pena reflectir com Camus neste pedaço de trecho da obra "O mito de Sísifo":
"Mas só há um mundo. A felicidade e o absurdo são dois filhos da mesma terra. São inseparáveis. O erro seria dizer que a felicidade nasce forçosamente da descoberta absurda. Acontece também que o sentimento do absurdo nasça da felicidade. “Acho que tudo está bem”, diz Édipo e essa frase é sagrada. Ressoa no universo altivo e limitado do homem. Ensina que nem tudo está perdido, que nem tudo foi esgotado. Expulsa deste mundo um deus que nele entrara com a insatisfação e o gosto das dores Inúteis. Faz do destino uma questão do homem, que deve ser tratado entre homens. Toda a alegria silenciosa de Sísifo aqui reside. O seu destino pertence-lhe".
Por aqui pode espreitar a sua obra! Escolha um livro. Cá por mim começava pelo "O Estrangeiro". Porém, se não gosta de filosofar muito e, muito mais, se tiver receio de alterar o pensamento escolha outro autor. Com Camus a percepção das coisas passará a ser outra, de certeza...
quinta-feira, novembro 19, 2009
Futebol
quarta-feira, novembro 18, 2009
Você dança?...
terça-feira, novembro 17, 2009
Arte e perdão
Oxalá que a obra, já que é de cariz religioso, penitencie os atropelos que tanto os conquistadores do solo árabe, como os descobridores de "novos mundos", que durante muitos séculos foram entronizados como arautos da civilização cristã, contribuindo para o desprezo, a escravatura e roubo dos donos desses territórios, quase eliminando as culturas dos"nativos". Estamos sempre a tempo do "mea culpa" e, espero que tal pensamento tenha inspirado o arquitecto.
Intriga
Um final feliz
segunda-feira, novembro 16, 2009
Crónica
Mago ou...talvez não!
domingo, novembro 15, 2009
Preguiça
sábado, novembro 14, 2009
Humor???...
Este humor, que advém das palavras incisivas do Bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto, chateando em boa hora o Sindicato dos Magistrados cujos "chefes" são quase sempre candidatos a militantes do PSD, e que rapidamente se colocam na proa do barco, por enquanto sem rumo. Caso para se afirmar que se nota uma amálgama de interesses mesquinhos, para não dizer danosos, que esta gente transporta. É por esta e por outras que o PSD em seis anos vai no sexto líder, teimando em não acertar no líder certo. Um líder é muito mais do que qualquer ex-magistrado a falar. Deseja-se que O PSD encontre rapidamente um timoneiro forte, face às diversas conjecturas vigentes no partido laranja: aqui uma recente e provável candidatura, com muitos barões, condes e viscondes à mistura; surge ainda outra, há muito ambicionada mas considerada prematura. Será?...
O País espera por uma oposição certa que ajude a conciliar os diversos problemas nacionais, para que o Governo e o Primeiro Ministro possam estar dedicados em paz à administração eficiente da coisa pública. Portugal precisa muito mais do que a (o)posição do CDS, e os portugueses precisam de paz, emprego, bem-estar e equilíbrio social.
sexta-feira, novembro 13, 2009
Foi
quinta-feira, novembro 12, 2009
Blowin in the Wind
Para além do fado...
São Martinho na Golegã
Até ao próximo Domingo este certame pode ser ainda visitado. Para quem é amante do cavalos, da arte de cavalgar e de outras tradições bem ribatejanas pode escolher aqui o programa até ao final da festa..
quarta-feira, novembro 11, 2009
Lume
terça-feira, novembro 10, 2009
Memória
Para todos a minha admiração!!!esqueçam-se os ódios e privilegie-se a estabilidade social.
P.S. - uma hesitação suave: propositadamente utilizei a expressão "de pensamento único" em vez "de pensamento estalinista".
segunda-feira, novembro 09, 2009
Efeméride
domingo, novembro 08, 2009
Pá, bacano!
sábado, novembro 07, 2009
sexta-feira, novembro 06, 2009
Paulo Bento
Direi que o homem da "tranquilidade" é valente, sério e realista. O Sporting teve com ele, nestes últimos quatro anos, momentos de glória incalculáveis, sem grandes custos nem investimentos no plantel de jogadores. Foi sempre à "champions ligue", o que permitiu ao clube uma tranquilidade na sua própria existência. Agora, sem Bento vamos ver o que acontecerá ao Sporting. Como sportinguista estou preocupado. Obrigado Paulo Bento!!!
P.S. - Os árbitros e a estruturas do nosso futebol podem dormir descansados:Paulo Bento saiu-lhes do corredor.
Música da terra de Cister
quinta-feira, novembro 05, 2009
Viagens dos senhores e não só!
quarta-feira, novembro 04, 2009
Biquinha
O amor clubista dos portugueses leva a cada fenómeno!...uns transcendem-se e outros danam-se. Enfim! o tardar no futebol português da realidade desportiva. Alguém que nos acuda!...nem que seja com cinco dedos.
terça-feira, novembro 03, 2009
Saudação
(imagem:in diario.iol)