Portugueses estão a ler mais, diz estudo da APEL
Os portugueses estão a ler cada vez mais, revela um estudo publicado este sábado pelo Correio da Manhã. O documento, ainda relativo apenas ao primeiro trimestre de 2005, foi revelado pela Associação Nacional de Editores e Livreiros (APEL) quando se assinala o Dia Mundial do Livro.
No trabalho, em fase de finalização, 91,4% dos inquiridos afirmam ler livros, mais do dobro dos que respondam desta forma em 2004, 44%. Entre os que lêem, 68,4% está a ler um livro de momento, face a 58% no ano passado. A maioria dos portugueses (29%) lê em média entre três a cinco livros por ano, mas apenas 6,1% afirma ler anualmente mais de 20 obras.
Também, o tempo médio dedicado à leitura aumentou, com pouco mais de um quarto da população inquirida (26,6%) a despender entre 30 minutos a duas horas por semana na leitura de um livro.
Os mais beneficiados são, no entanto, os jornais e revistas. Isto porque, apesar de apesar de 27,9% dos inquiridos afirmarem que compram entre três a cinco livros por ano, a esmagadora maioria (97,3%) fica habitualmente pelos media enquanto, em 2004, esse número se ficava por 72%.
O estudo será divulgado na íntegra na abertura da Feira do Livro de Lisboa, a 25 de Maio.