quarta-feira, março 07, 2007

RTP !

Parabéns RTP, pelos 50 anos de transmissão. Trago 2 recordações! A primeira foi algures numa aldeia do Concelho de Santarém, onde pernoitei como o meu Pai e antes do aconchego da noite, após um dia intensivo da arte de mercandar, deslocámo-nos a uma taberna com um portão enorme de madeira, e à entrada fomos obsequiados com 2 rebuçados, tendo sido cobrada a módica quantia de 1$00 por cada um, servindo de jóia para a minha 1.ª noite de televisão. Foi bonito ver aquele aparelho com imagens entre pessoas suadas pelo trabalho árduo do dia e alguns comentários, quase sempre em surdina, envergonhados, referentes às imagens do aparelho a preto e branco. A segunda recordação prende-se com as sessões de televisão ao Domingo à tarde, na Casa do Povo da minha terra. Lá para depois das 15 horas surgia no écran a série americana do "Rim-Tim-Tim" em que os desgraçados indios eram sempre derrotados, quase sempre descobertos pelo latir do enorme cão "Rim" que dava sinal de ataque às forças da ordem impecavelmente fardadas de azul e arreadas de correias brancas(imaginava eu, porque aquilo era a preto e branco, recordem-se!) Vinha a publicidade do "Cavaleiro Branco", ia ao bar apressadamente beber um pirolito para retomar depressa a cadeira para a série "Bonanza". Assim que esta série acabava rumava à casa cumprindo as ordens da minha mãe. Antes do Jantar tinha que dar uma volta pelos livros de estudo, porque no outro dia era dia de escola.