terça-feira, novembro 30, 2010

É óptimo.

Muito bem! Fátima é falada nos "media" fora da época sazonal das peregrinações, onde Fátima e o concelho de Ourém eram divulgados somente um pouco por todo o lado, a começar logo pelas "brigadas de trânsito" a prestar conselhos aos peregrinos, que percorrem quilómetros pelas estradas nacionais rumo à cidade Santuário. Quem aproveitava em primeiro lugar? claro que eram os "media" na guerra, nem sempre pacífica, das audiências.
Fátima passa também a ocupar outro espaço nos "media" até há tão pouco pertencente a outras cidades, e assim os velhos do Restelo lá iam dizendo: "em Fátima e no concelho de Ourém não se faz nada que seja notório, como se vai fazendo um pouco, acompanhado os tempos- com novos hábitos, por muitas cidades do país"!
Agora que se faz algo diferente, os "velhos do Restelo" e outros tantos desapeados do poder, contestam. Boa! Não se esperava outra coisa! Em vez de serem frontais escondem-se atrás da crise. São umas figuras patéticas conhecidas localmente. Caso para dizer, "refilem" e a caravana passa. Fátima aos poucos, não só pelo fenómeno religioso, mas também por outros factores, nomeadamente a sua gastronomia, deixa de ser uma cidade com um turismo sazonal, para ser uma cidade religiosa e turística a tempo inteiro. Fátima é de todos os Oureenses, sentindo quase todos, que há uma mudança de rumo nas suas valências sócio-económicas, por vezes despercebidas a olho nu. O concelho de Ourém, será capaz de vencer a crise, sem foguetórios sobrecarregados de "caganças" exacerbadas, como até há pouco tempo acontecia. Todos, faremos um Concelho diferente, onde a população terá prazer de viver.
(Imagem: na origem da notícia)

segunda-feira, novembro 29, 2010

Neve...

(imagem: na fonte da notícia)

Jonas Brothers - Thats The Way We Roll - Official Video (HQ)

Hum!...Fale (?)


Pois, pois estou a ficar sem gasolina!...

Chula da Liberdade

Estará ele em desnorte?...


...pois! O Dr.Passos Coelho veio dizer que governava Portugal mesmo com o FMI. Claro, nessa altura acreditava no seu sempre modelo de direita-a Irlanda. Agora, parece que os irlandeses ao contemplarem os juros gananciosos impostos pela Europa caquéctica da sr.ª Merkel (quem ocupa os cargos europeus são barrotes carunchosos e tortos subjugados ao vil e desenfreado metal), já não querem aquela "luxuosa" ajuda, capaz de destruir tudo o que resta da sua economia, assim como o partido do poder, como ainda, aquele que lhe pode suceder nas urnas. Então, amigo Passos o que lhe serve?...Desnorte?os cogumelos envenenados também lhe servem para a refeição? Reflicta e deixe de pensar naqueles que a "preço de pataca" vão opinando pelos "media" e baralhando o pagode. Ainda há escassos dias ouvi na rádio (Antena1) que na BBC só falam de economia personalidades, aos quais lhes carregam bastante os anos (aproximadamente 70) de vida e, quase todos foram já ministros das finanças da terra de sua Majestade. Deixe lá o pessoal a quem prometeu "jobs" e rodei-se de melhores conselheiros. Caramba, a ambição desregrada de uns tantos não servirá certamente os portugueses.
Ah! seu janota!...na política não vale tudo!
P.S - sabe-se também que na Grécia as medidas económicas aplicadas nada estão a servir, e nem tão pouco tiveram o apoio de Inglaterra. Agora, a velha raposa inglesa também apoia nas medidas aplicadas aos "manos(?) irlandeses porque por lá voa parte da sua economia igualmente depauperada. Só por isso!...
(Imagem: in hortadozorate.blogspot.com)

À descoberta!...

...vejam este naco de cultura que descobri graças ao meu amigo Dr. Daniel Seabra. Uma abraço para o Algarve e a minha admiração por um espírito irrequieto, que conheço há mais 3 décadas.



sexta-feira, novembro 26, 2010

Ei-lo!...naquela manhã de nevoeiro

O mito do Sebastianismo foi desfeito. Apareceu!...na tela. Sonhos de uma aventura bélica na busca de aumentar o Império aquém e além-mar. Hoje a esperança é outra e a vã glória de mandar foi-se. Os portugueses contentam-se com a periferia da Europa desnorteada e sem ambição para o futuro. Este "jardim à beira-mar plantado" vencerá de certeza a crise, e voltará a ter rumo. Somos capazes!
(Imagem: in fonte da notícia)

SALVEM OS MILIONÁRIOS!

Esta crónica III...


...finalmente trago à estampa o último trecho da crónica do Dr. Mário Soares, do DN de terça-feira passada. Recordo, que comecei a publicar do 4.º ponto versado para o primeiro: nada de confusões! Foi um método usado e estritamente pessoal da selecção do texto. As desculpas para o autor.

"Obama e o mundo

1. Barack Obama é uma personalidade política única nesta fase global, incerta e insegura, que o mundo atravessa. É alguém que sabe o que quer e para onde deve ir. Tem uma cultura humanística excepcional e uma visão realmente global do que é preciso fazer para assegurar a paz e a convivência entre diferentes - e mesmo ex-rivais - num momento de crise aguda, que começou e tanto afecta, ainda, os Estados Unidos.

Recebeu uma herança terrível do seu predecessor e, em dois anos, tem vindo a procurar inverter radicalmente a situação, não obstante a agressividade dos seus opositores internos, primários e ignorantes, do Tea Party, e, em geral, dos conservadores do Partido Republicano. Apesar da derrota sofrida nas eleições do meio do seu mandato, que lhe cria problemas sérios no Congresso, mantém a calma e prossegue, imperturbável, o seu caminho.

Os portugueses tiveram a oportunidade de ver Obama, em directo, pelas televisões, e de compreender, como actuou durante os dois dias, repletos de eventos, que esteve em Portugal, nas cimeiras da NATO e dos Estados Unidos/ /União Europeia e no encontro (histórico) com o Presidente russo, Medvedev, donde saiu uma parceria entre a NATO e a Rússia. Que diferença entre Barack Obama e os seus homólogos europeus, que quase desapareceram de cena, ofuscados quanto à clareza, clarividência, simplicidade das suas posições e à sua visão global de um mundo de paz, de prosperidade e de coexistência!...

A Europa, maioritariamente conservadora, que nos governa - bem como grande parte da imprensa europeia - nunca apreciou especialmente Obama. Ao contrário dos cidadãos europeus, que sempre o aclamaram, entusiasticamente, em todos os países por onde passou. Em Portugal, salvo honrosas excepções, a nossa imprensa empenhou-se, durante a sua estada, mais em descrever o avião que o trouxe - o Air Force One -, a contar o números dos seus seguranças e o insólito dos seus dois Cadillacs gémeos, "as bestas", como lhes chamam, do que a comentar o que disse, que foi tão importante, a influência natural que provoca nos seus interlocutores e, ao mesmo tempo, a simplicidade com que falou com toda a gente...

Reflicta-se como Obama, em dois anos, mudou a imagem da América, em todos os continentes e tanto fez pela paz e pela boa convivência entre os povos. Foi um arauto do multiculturalismo, advogando a pluralidade de um mundo global e procurando recentrar a ONU. Criou uma relação especial com a China, que, aliás, foi mal interpretada, pelos europeus, na Conferência de Copenhaga. E, depois, com a Rússia, como agora se verificou, com a presença do Presidente Dmitri Medvedev e as conclusões que resultaram da nova parceria entre a NATO e a Rússia e dos acordos que se estabeleceram quanto à defesa antimíssil. Quem, nos tempos da Guerra Fria, seria capaz de pensar em tal? Ou mesmo depois da queda do Muro de Berlim, do colapso da URSS e do comunismo ou da era Bush?

Durante a viagem que fez pela Ásia - que ganhou uma nova centralidade com os países emergentes -, Barack Obama visitou a Índia, a Indonésia, a Coreia do Sul e o Japão, todos países democráticos, com os quais estabeleceu laços muito fortes. Foi uma forma pacífica e inteligente de "cercar" a China, assegurando entre os grandes potentados asiáticos que não haverá conflitos bélicos, nos próximos anos, e que os Estados Unidos se tornaram, ao contrário do que eram, um interlocutor de paz e um eventual mediador dos conflitos que possam surgir.

Nas cimeiras de Lisboa, transformou a NATO numa organização pacífica e de cooperação entre antigos Estados inimigos, como a Rússia. E encontrou uma saída para a Guerra do Afeganistão, semelhante à do Iraque, limitando a intervenção das tropas americanas - e dos seus Aliados - com o aval da ONU, até 2014. Já não era sem tempo.

É óbvio que o complexo industrial e militar americano, denunciado por Eisenhower, há tantos anos, não ficará satisfeito. Contudo, Barack Obama deu um passo enorme em favor da paz e da sua visão política global, que até agora claudicava em relação ao Afeganistão. Ficará mais à vontade - e com mais autoridade - para pressionar Israel e a Autoridade Palestiniana, no sentido da paz e para convencer o Irão (que lançou um míssil no sábado passado e não foi por acaso) de que o mundo não aceita mais a proliferação das armas nucleares. Embora o Congresso americano não tenha ratificado ainda o Stark II, o que não vai ser nada fácil.

Claro que o terrorismo islâmico tem de continuar a ser eficazmente combatido. Mas com inteligência e por outros meios que não envolvam os Estados Unidos em guerras com Estados soberanos, que se sabe quando começam mas não quando e como acabam. Foi o que sucedeu com as infelizes guerras em que Bush envolveu os Estados Unidos e a Europa, contra o Afeganistão e o Iraque, arrasando as populações e os respectivos Estados, sem tocar no terrorismo, nem no próprio Ben Laden. Pelo contrário, alimentando-os. Vide os actos criminosos de pirataria que têm vindo a ocorrer no Sudão".


quinta-feira, novembro 25, 2010

Sons!...

...para uma noite fria a caminho do Inverno. Uma melodia antiga sem deixar de ser muito linda!

De excelentes...


... passaram a burros, em menos de um punhado de meses. O que é que ficou pelo caminho? Tenho pena do "Barbas"! a glória tornou-se efémera. Paciência!
(Foto: na fonte da notícia)

Esta crónica II


É a vez do ponto 2 da crónica do Dr. Mário Soares, do DN de 3.ª- Feira passada. Li e vou reler outra vez. Sabe a pouco saborear palavras cheias de sapiência.

"Lisboa no centro do mundo

2. Durante dois dias, Lisboa transformou-se, como os jornalistas estrangeiros sublinharam, "no centro do mundo". Passaram por cá grandes figuras político-mediáticas que, diga-se, ficaram um pouco apagadas pela sombra de Obama. E, no último dia, de Medvedev.

Para Portugal, esses dias constituíram um êxito político incontestável. A organização foi sem falhas, não houve o mais pe-queno incidente e os nossos serviços de segurança foram impecáveis. Até na maneira como acompanharam a manifes-tação pacífica que desfilou pela Av. da Liberdade e evitaram que alguns anarcas, na maioria estrangeiros, se juntassem à manifestação autorizada e a pudessem perturbar.

Num momento em que o ego português anda tão em baixo, Sócrates marcou pontos e demonstrou, apesar das dificuldades, que não devemos menosprezar, o prestígio de Portugal no mundo, que, aliás, continua em alta. Como se percebeu, pelas vozes, sem excepções, dos altos responsáveis que nos visitaram e elogiaram a hospitalidade portuguesa e a excelência da nossa organização.

Alguns comentadores habituais, tomando a sua vontade pela realidade, têm vindo a ganhar o hábito de arrasar Sócrates, em todas as circunstâncias, lançando mão de todos os pretextos. Como se estivesse na iminência de cair. É óbvio que não está, sem que haja eleições, porque se é primeiro-ministro, é por ser o líder do partido mais votado há um ano. A verdade é que, de cada vez que o atacam, Sócrates renova a sua enorme energia e surpreende pelos êxitos que consegue. Fazem mal em menosprezá-lo, sobretudo quando não se vê, a curto prazo, quem o possa substituir..."

quarta-feira, novembro 24, 2010

Herbert Pagani - Oh, Nostalgia (1972)

Esta Crónica I


Hoje trago à tela o ponto 3 da crónica do Dr. Mário Soares, do DN de ontem, como foi agendado pelo blogueiro:

A União Europeia e a crise do euro

3. É hoje um lugar-comum dizer-se que a União Europeia está em crise. Na guerra das moedas, o euro em alta, perante o dólar e o yuan, dificulta as exportações dos produtos europeus, mas terá também algumas vantagens, como a de ser moeda de referência. Surgiu então a chamada crise do euro, em consequência de alguns países europeus, periféri-cos, mas não só, começarem a ter grandes dificuldades em função dos défices dos Estados, como a Grécia, ou do endividamento brutal dos bancos, como a Irlanda.

A Alemanha, com medo de ter de pagar a insensatez dos Estados gastadores, parece ter perdido o sentido da solidariedade entre os Estados da União. Na verdade, as declarações da senhora Merkel só alimentaram a ganância dos mercados, agravando a situação. Teve, depois, de recuar, dizendo que uma ofensiva contra o euro podia levar à desintegração da União. É verdade como aqui já escrevi, mas é muito negativo que ela o tenha feito.

No entanto, a crise não é só monetária. É, sobretudo, político- -institucional e de valores que condicionam o resto, uma vez que, na União ultra-conservadora que temos, os grandes Estados não se entendem entre si e estão também a perder o sentido da solidariedade, incapazes como são de dar um salto institucional que crie um governo económico, e até político, que dê uma orientação à Europa e seja respeitada por todos os Estados membros, quer sejam da Zona Euro quer do Espaço Schengen. Aliás, trata-se de duas Europas diferentes: os 16 da Zona Euro e de Schengen e os 11 que estão fora.

O Tratado de Lisboa, que não resolveu essa dualidade, começa a não fazer sentido, nesse aspecto. Por outro lado, parece ter vindo a complicar as coisas, justapondo à Comissão - e ao seu presidente - um outro presidente e uma vice-presidente responsável pelas questões internacionais. Quem se entende assim? O Conselho Europeu, com os seus 27 membros, significa, para o exterior, ninguém. Uma vez que o "motor" franco-alemão também dá sinais de não funcionar, em virtude dos graves problemas internos que ambos têm.

Não creio, assim, que Barack Obama, neste quadro negro europeu, não tenha sido capaz de extrair da Cimeira Euro-Americana nada de especialmente concreto. Só boas intenções. Foi, de resto, o que pareceu. Dos dirigentes europeus, algum propôs uma ideia nova? Merkel, Sarkozy, Berlusconi, Cameron, ou qualquer outro? Puseram a falar Von Rompuy e Durão Barroso ao lado de Obama. Mas só disseram o que já se sabia. Oxalá me engane.


terça-feira, novembro 23, 2010

Sting - Russians

Saúde à volta

Olha aqui fecharam as Extensões de Saúde! É uma experiência que pode servir alguns Centros de Saúde, nomeadamente os Centros de Saúde do Concelho de Ourém: Ourém e Fátima. Não é uma situação nova em saúde, mas como os ACES são contíguos e dentro do Distrito de Santarém, nada melhor do que daqui alguns meses ser feita uma avaliação séria do serviço prestado por aquela reorganização de serviços, à aquela população, tendo com fim último uma nova implantação dos serviços em saúde, um pouco por todos os Concelhos, sobretudo naqueles onde ao sabor do vento foram implantadas muitas Extensões de Saúde: nesta área de serviço de apoio(?) à população, Ourém por uma opção cega de caça ao voto, em tempos eleitorais, não escapou. A criação dos ACES não pode pode significar só descentralização de serviços, com novos custos em gestão, mas sobretudo melhor qualidade de serviços a prestar aos clientes. Sabemos que a população está a passar um mal bocado por falta de profissionais médicos, diagnosticada há mais de duas décadas, mas também acreditamos que as Entidades de Saúde, Autarcas e toda a população sente uma necessidade de reforma local da Saúde, para que ela não seja prestada à hora , à peça e em determinados dias, como acontece, o que se torna um esbanjar dinheiro público, sem qualidade dos serviços prestados aos utentes, mal causador de muitas desilusões e tristezas, quase sempre sem culpa dos profissionais prestadores. Os clientes da saúde, que somos todos nós necessitamos de liberdade de escolha do profissional médico, em locais geográficos escolhidos estrategicamente, a laborarem das 08h às 20h. Não há que ter medo: chegou a altura de todas as entidades envolvidas se sentarem à mesma mesa para a "busca" de melhores soluções. Ganhamos todos! Os Cuidados Primários de Saúde passarão a ser excelentes, com novas soluções de funcionamento. É a eles que os portugueses devem muito: a baixa mortalidade infantil e o aumento da longevidade.
(Imagem:in o.castelo.vai.nu)

Esta crónica

A crónica do Dr. Mário Soares hoje no DN, serve-nos 4 pratos fabulosos. Além do link, espero transcrever os mesmos, devido à sua real importância, começando pela ordem inversa: este para mim será o primeiro.

Manifestações e greves

4. Os sindicatos e alguns partidos, perante a dureza da crise, que os portugueses começam a sentir na carne - e, infelizmente, sentirão mais a partir de Janeiro de 2011 -, acordaram para as manifestações e marcaram uma greve geral para amanhã. Antes, os estudantes de Coimbra, vieram até Lisboa manifestar-se e no sábado passado houve uma manifestação anti-NATO pacífica e relativamente fraca em número de pessoas.

Os manifestantes estão no seu direito, uma vez que os cidadãos, em democracia, são livres de se manifestar, nos termos da lei, e por forma não violenta. Estamos, felizmente, em democracia. Portanto, nada a dizer. Os sindicatos são fundamentais para mediar os conflitos sociais e para assegurar o diálogo social.

Mas será que as manifestações servem, num mínimo que seja, para mudar a realidade que temos e de que, naturalmente, não gostamos? Contra este Governo ou qualquer outro? Algum partido, no Parlamento, já apresentou - ou pensa apresentar - qualquer moção de censura contra o Governo, indicando que alternativa propõe para a política que seguimos e que nos foi imposta - não o esqueçamos - pela União Europeia? Haverá quem queira que Portugal saia da União Europeia, hoje, apesar do mal-estar que se vive? Para vivermos ainda muito pior? Assim, para que servem as manifestações e mesmo a greve geral? Para animar a malta? Ou como válvula de escape do natural descontentamento? Só pode ser para uma das duas coisas. No actual contexto, as alternativas preconizadas pelas centrais sindicais - que, aliás, são pouco claras, do meu ponto de vista - dificilmente serviriam os interesses dos seus associados e da generalidade do povo português.


segunda-feira, novembro 22, 2010

Afinal como é que é?

Chegou atrasado este "menino", como tal não tem direito a bombons. Se calhar alguém teve!...gosto dos "smiles". Venham mais cinco: são seis.
(Imagem: in na fonte da notícia)

DULCE PONTES - Senhora Do Almortao - Canções Português

Chiça!

O povo paga e não se vislumbram critérios de muitos dos serviços prestados às populações serem desonerados. Porque será?...serão só custos à cabeça imputados à exploração, ou haverá vencimentos chorudos acima da média, benesses, viaturas de administração e tantas outras coisas. O Zé paga tudo: são maleitas destas e de outro género que, não só fazem uma desigualdade enorme, mas também manhosa entre a nossa sociedade, infectando a democracia. É de fartar vilanagem!...por cá o pagode quase sem "tesão" vai assistindo com cara de "trízia" à chegada de soluções para a crise do País. Há tanta maneira de começar esse combate à "dita" sem agressão aos que menos podem.
Agora foi em Santarém, amanhã será noutro concelho qualquer! O povo desespera por causa dos bens essenciais, na mira de passar a vida com dignidade, direito que lhe assiste da sua condição de cidadão.
(imagem: in tramapoetica.blogspot.com)

domingo, novembro 21, 2010

Sons!...

...fiquem sossegados, hoje é Domingo. Poucos trabalham! Uma voz que oiço há mais de quatro dezenas de anos. Cid, inconfundível!

sábado, novembro 20, 2010

Final Musical

A nossa Orquestra de Sopros estará esta noite em Beja, no Teatro Municipal "Pax Julia" a disputar a final do Concurso Nacional de Bandas Música, levado a efeito pelo Inatel. Daqui, um grande abraço para todos os músicos, maestro,direcção da Academia de Música da Banda de Ourém e boa sorte. Por cá estamos todos a torcer por vocês e que consigam o objectivo final: GANHAR!
(Clicar na Imagem)
(Foto: do blogueiro)

sexta-feira, novembro 19, 2010

Falar claro

Assim, sim! Ainda há gente que tem coragem de falar contra o jornalismo de "sarjeta". Precisa-se de melhor jornalismo. "Um totalitarismo que estabelece o sistema judicial como centro do poder"-não, obrigado!...
(Imagem: in fonte da notícia)

Sons!...

...batida par um fim de semana!...

Acontecimento


É mais do que um acontecimento: é um convite de Bruno Oliveira, o piloto Oureense, que, não só trilha solos dos Açores, mas também terrenos de Portugal. Veja-se:
Ellen Lohr com Mazda Açores TT Team nas 24 Horas TT Vila de Fronteira
O Mazda Açores TT Team tem o prazer de o(a) convidar para a Conferência de Imprensa que terá lugar na Loja Açores em Lisboa, onde será apresentada a participação da equipa, na mítica prova de resistência 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Bruno Oliveira, vencedor do Desafio ELF / Mazda 2008 e também responsável deste projecto desportivo, vai apresentar a formação que irá alinhar nesta importante competição internacional e onde o destaque vai para a presença na equipa açoreana da alemã Ellen Lohr.

Para além da piloto, um icone do desporto automóvel mundial, estarão igualmente presentes nesta Conferência de Imprensa os restantes membros da equipa: a consagrada Lígia Albuquerque e o alemão Chris Vogler.


A Conferência de Imprensa terá lugar no próximo dia 25 de Novembro, pelas 10h30, na Loja Açores situada na Avenida Elias Garcia, nº 57 em Lisboa.

Mais informações contacte:Anabela Martinho-Telf: 218001057/Telm: 914946342 - E-mail: anabela.martinho@a2.com.pt

Imagem: in programacircuito.wordpress.com



)

Cada país que se desenrasque

Coitadinhos de nós que somos um país periférico: de economia disse nada! Era bom que fosse abordada outra organização da Europa. Talvez uma federação dos Estados, para que a "fusanga" económica entre os países membros acabasse e o machado da aquisição dos submarinos fosse embora de vez. Uma Europa unida, um só exército e uma solidariedade económica e social entre os povos europeus, desejam-se. Enfim, sabemos que isso não acontecerá com os líderes europeus que temos.: estes gostam de estar de calças na mão perante o senhor Obama & C.ª. Estados Unidos só beligerantes e de economia vilâ, não necessitamos! Queremos mais.
Está na altura de os europeus disserem basta e que as políticas, que lhe são servidas não prestam. De "estrume" estamos todos fartos. A Europa necessita de tratar da sua democracia.
(Foto: na fonte da notícia)

Fever-Beyonce- Heat Version

quinta-feira, novembro 18, 2010

Ainda os respigos do jogo de ontem...

...existem um pouco por todo o lado: por cá e por lá . Também os comentários tristonhos de Del Bosque. Como não bastasse o jornal desportivo francês L´Equipe, fala que Portugal se vingou.
"Porto de abrigo", disse Toni de Paulo Bento. Hoje, todo o Portugal, com a vitória de 4-0 sobre a selecção espanhola, acordou bem disposto, esquecendo-se da crise. Momentos idênticos fazem bem ao "ego" dos portugueses. De certeza, que vamos ter mais, não só no futebol, mas também em outros sectores por onde a vida de cada cidadão se cruza. Haja esperança e muita alegria!...
(imagem. in bloguedofirehead.blogspot)

quarta-feira, novembro 17, 2010

Cristiano Ronaldo - GOLO ANULADO (Portugal VS Spain)

Economia

Parece que vai haver alguma paz para a nossa economia. A Irlanda já tem no pescoço a corda da austeridade a impor pelo FMI. Em Portugal se houver um pouco de bom senso e acalmia partidária, com o volume de exportações a aumentar, graças a algumas manobras económicas do 1.º Ministro José Sócrates, que se tem apresentado sem complexos de postura política pouco alinhada, perante alguns chefes de Estado, nomeadamente da Líbia, Venezuela, Brasil e ultimamente da China e, com o último périplo relâmpago pela Índia e Macau as nossas exportações parecem que continuarão a crescer no futuro o que trará algum equilíbrio a nossa balança financeira e sua recuperação
Onde não se nota melhoras é no sector do Emprego. No 3.º trimestre deste ano o desemprego atingiu novo recorde 10,9 por cento, em termos nacionais. Facto que deixa todos os cidadãos preocupados e os que julgam hoje ter o seu posto de trabalho certo, podem não o ter no dia, na semana ou no mês seguinte. Espera-se que os tempos difíceis impostos a Portugal, derivada da crise mundial, sejam ultrapassados em breve, não só pelas apostas nas tecnologias de ponta e sua exportação, mas também muitas firmas que abandonaram o País, regressem aos poucos como há dias aconteceu com a Peugeot: alguns dos trabalhadores em Mangualde. Lamenta-se o facto de quase todos terem regressado ao seu posto de trabalho, ganhando menos. Porém parece ser assim: os governos deixaram de controlar os mercados internacionais e o capitalismo desenfreado é que dita as suas leis e os juros a pagar pelos estados.
Deixa-se a título de exemplo a comparação da crise económica da Grécia com o Japão. Sabemos que o texto referido vale o que vale. Certo é que a preocupação da crise económica existe em todos os países.
Construa-se um canal de esperança entre os portugueses, que nos transporte a um bem-estar confiante, onde a solidariedade entre todos não pode faltar. Exortar a senhora Merkel de que a Europa não pode viver de nacionalismos e que a própria União está ser desviada dos objectivos dos homens, que a planearam e construíram. Exija-se bom senso!
(Foto: da 1.ª fonte da notícia)

Outros caminhos...

...levam as cidades de Ourém e Fátima a estar mais próximas do zona Pinhal. Outras potencialidades turísticas se abrem para todas as partes envolvidas por este novo benefício viário, como sejam as praias fluviais, que pululam um pouco pelo rio Zêzere e seus afluentes. Há toda uma nova actividade económica a desenvolver. Urge espreitar imediatamente oportunidades e candidaturas conjuntas, não só na área do turismo, mas também em outras áreas de complemento à anterior.
O Concelho de Ourém para além da oferta do Turismo religioso a partir de Fátima, possui o maior número de hotéis da zona centro. Como em tudo existe um se não: há entidades regionais e pólos de turismo a mais! Venha urgentemente outra reforma para o sector do Turismo, reduzindo o número de "entidades existentes", todas elas cheias de um chapéu de "jobs", que premeiam muita gente, só pelo facto de terem sido ex-autarcas. Hum!...
(imagem: in jornalpardilho.blogspot)

terça-feira, novembro 16, 2010

segunda-feira, novembro 15, 2010

Sons!...

...gosto destes sons!...mas há coisas que fazem desesperar, contrariando o "trovador". É necessário contestar. Uma sociedade que não contesta não tem vida. É preciso dar seiva à democracia!


Cimeira da NATO

A Cimeira da Nato a realizar no final da semana em Lisboa já está a causar transtornos a muita gente, afectando também a economia já depauperada dos pequenos e médios empresários: da economia do País esqueçam! O blogueiro tem consciência do tremendo disparate que vai escrever, não fugindo muito ao espírito do que que exarou no seu perfil - "mesmo civil", afirma: porque é que esta gentinha da Cimeira, que já está a rumar para Portugal não se arruma no Campo Militar de Santa Margarida?...aqui sim, julgo!...lá que o firmamento português fosse inundado de objectos voadores rumo ao maior campo militar do País e as teias de aranha fossem vasculhadas da Base Aérea de Tancos, pelo menos os alfacinhas e tantos outros cidadãos dependentes da Capital, não se sentiriam prejudicados com este evento. Opine-se o que quiser, mas o seu carácter é bélico. Enfim, sou eu que penso mal!...deixem-me por favor ficar com esta loucura!...
(Imagem:in norwaynews.com)

domingo, novembro 14, 2010

Miragem

Caminhamos a sete pés para o inverno.
(Foto do blogueiro)
(Clicar na imagem)

CARLOS DO CARMO - Um Homem na Cidade (ao vivo Lisboa)

sábado, novembro 13, 2010

quinta-feira, novembro 11, 2010

Dia de S. Martinho

Porque em Ourém não tem tradição no dia de S. Martinho o blogueiro vai até à Golegã, não pela agua-pé, mas pelos cavalos sempre vistosos no seu trotar e pelos trajos marialvas, que muitos dos forasteiros usam. Claro que o meu chapéu e a samarra também vão. Viva o S.Martinho da Golegã!...e para hoje o blogueiro despede-se dos seus muitos leitores diários. Obrigado!



quarta-feira, novembro 10, 2010

Palavras cruciais

A propósito da crise que Portugal vive, com o aumento quase contínuo da dívida pública, foco estas palavras muito importantes de Artur Santos Silva - A União Europeia "tem que mostrar que está verdadeiramente interessada em construir uma Europa una e solidária" e "os portugueses têm que mostrar coesão politica". Estas palavras deixaram de ser só usadas por alguns políticos, nomeadamente o Dr. Mário Soares, para também se ouvirem da boca dos Banqueiros, pois são muito importantes para todos e cruciais para a economia do país. Ontem, o presidente da Sibs, Vítor Bento, proferia aos microfones da TVI24 afirmações semelhantes. Terei que concordar: o tempo não vai propriamente para politiquices partidárias. Os mercados internacionais financeiros só acreditarão em nós, quando se aperceberem da existência de uma trégua política. Agora se os Partidos com assento parlamentar vão ou não fazê-la, veremos! O País e toda uma população mais desprotegida mereciam esse esforço, assim como a democracia.
Claro que a Europa também merece outros líderes Europeus. Estamos a ficar fartos de ver a chanceler Ângela Merkel a querer fortemente o regresso do marco, deitando fora o Euro. Tenho a impressão que os "chefes" actuais que vegetam por Bruxelas não conhecem o objectivo da criação da União Europeia.
(Foto: na origem da notícia)

The Beatles - Penny Lane

Por Ourém

Todos falam ao blogueiro nesta fotografia do jornal "Notícias de Fátima". Gosto, formulando um desejo: os eventos nunca devem parar nesta terra, desejando cada vez mais a sua realização, com características de excelência! Estes acontecimentos são de vital importância para o desenvolvimento sócio-económico do Concelho de Ourém, para não falar do enriquecimento cultural dos Oureenses, que se torna um valor acrescentado.
(clicar na imagem)
(Foto: in notícias de Fátima)

terça-feira, novembro 09, 2010

Exposição

Nunca é tarde de mais para ver uma exposição. O blogueiro também não passou por lá ainda, mas vai passar.
(clicar na imagem)

FMI, amanhã...

...diz o Dr. Silva Lopes. Eu digo, ámen! Os cidadãos mais desprotegidos de certeza que pagarão mais ou menos a mesma coisa pela crise com ou sem entrada no País do FMI, mas há por aí muita boa gente a temer a sua entrada. As empresas privadas não devem estar muito preocupadas com isso. Agora, os gestores públicos e gentinha afim começa a dormir pior que eu, a pensar como administrar a sua carteira, até agora folgada, parece-me! Com calma aguardaremos pelo desenrolar da fita.
Post Scriptum: O Dr. Campos e Cunha diz "recorrer ao FMI é mais provável"..
(Foto: na origem da notícia)

Chico Fininho -Rui Veloso

IC9

A cidade de Ourém e a Cidade de Tomar voltaram a estar mais próximas. Irra que era tempo! Os cidadãos merecem mais respeito, da parte de quem os governa. É difícil largar uma coisa, ainda por cima uma via viária de características rápidas, quando nos habituámos a usá-la! Que se demorasse o tempo da reparação em tempo normal, vá lá! Agora, tanto tempo, não se compreende! Enfim!...
(Imagem:nafonte da notícia)

segunda-feira, novembro 08, 2010

Viva as gangas!...

Para a rapaziada gritar em uníssono "desde os netos até aos avós" Viva o Sporting, torna-se necessário que a direcção e equipe técnica do SCP percebam que estão a mais no clube.
Quem explica o jogo com o Gent, utilizando-se uma equipe B, perdendo-se o jogo e os respectivos euros da vitória não alcançada e, o desastre de hoje frente ao Vitória de Guimarães, uma derrota vergonhosa e imatura por 2-3? Quem se poupou ou melhor, quem foi poupado?...o problema não é dos jogadores leoninos, mas de quem decide por eles, entendo.
Do "ministro" Costinha já esqueci. viva as gangas!...

Um desastre...Ai, Jesus!...

As fotografias que contribuíram para muita gente dormir mal a noite passada. Caraças!...
(Imagem: in magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt)

Cine -Teatro de Ourém

O Cine-Teatro de Ourém, vai receber grupo Indonésio na data divulgada. As entradas serão gratuitas, no entanto, deverão ser levantadas na Verourém ou no próprio dia na bilheteira, a partira das 19horas, conforme informação verbal prestada ao blogueiro.
(clicar na imagem)

Dar vida aos olhos.

A juventude diverte-se! As Associações ganham vida. A adrenalina sobe. O júri toma posição e, ganha uma fatimense. De resto, o vídeo dá vida a muitos. Foi assim, em Valverde, Alcanede, concelho de Santarém. É de dar uma espreitadela não só, ao vídeo fonte da notícia, mas também a este, que serve de pano colorido ao "post".

domingo, novembro 07, 2010

Evento em Ourém

Este evento vai trazer técnicos da área social, autarcas e instituições de Solidariedade Social à cidade de Ourém. A partilha de experiências nestas matérias sociais revelam preocupação nos cuidados a prestar à população do Distrito. A CMO cumpre os seus objectivos de disponibilidade, inovação e dá ao mesmo tempo a conhecer o Concelho aos visitantes. Todos os participantes podem contar com uma coisa: Ourém recebe bem!

Afinal há obras em Ourém!

(imagem: na origem da notícia)
Muitos foram os profetas da desgraça, denegrindo o deputado Oureense do PS, António Gameiro, porque o homem tinha um punhado de promessas cheio de nada. Era o tribunal da Cidade de Ourém, era o Centro de Fátima que há duas décadas por arranjinhos partidários de ordem eleitoral, que se prendia com o favorecimento da candidatura Autárquica do PSD no concelho e nomeadamente em Fátima, foi construído à pressa, tendo sido descuidado não só a parte eléctrica, mas também a parte higiénico-sanitario. Enfim, maleitas remendadas ao longo dos tempos, que fizeram sofrer bastante os fatimenses, assim com os funcionários do Centro.
O Tribunal de Ourém tem as obras de remodelação quase prontas. Agora chegou a vez do Centro de Saúde de Fátima, mas como afirma o Presidente da Junta da Freguesia, Natálio Reis, lá está a mãozinha do deputado Gameiro.
Fátima merecia um Centro de Saúde de raiz, situado numa área mais abrangente para toda a população da Cidade e da Freguesia. Mas como é nossa tradição, curam-se os males do passado, onde por todos são desculpabilizados os intervenientes, remendando!
António Gameiro tem a confiança dos autarcas do Concelho de Ourém e de muitos outros autarcas do Distrito. Parece uma "formiguinha" que não descansa junto do poder Central, enquanto as ambições e necessidades do eleitorado que representa não estiverem a ser implementadas no "terreno". Os eleitores podem contar sempre com ele, julgo!

Apresentação de livro em Ourém

Um concelho que tem uma actividade cultural intensa, tem que ter autores. Este mês já soma duas obras. Na passada 6.ª Feira foi o Dr. António Gameiro que apresentou, nos Paços do Concelho de Ourém a obra " JusPrático – Laboral e Segurança Social 2010”, em co-autoria com o Dr Luís Pereira. Hoje é a vez da Dra Cármen Zita Ferreira, na Ambo- Academia de Música da Banda de Ourém, pelas 16h30 apresentar a obra para crianças O Bicho-de-sete-cabeças – História de uma eleição democrática".
(clicar na imagem)

Ourém na imprensa regional.

Dá-me algum prazer ver o nome de Ourém propalado, por boas causas, para fora das "fronteiras" concelhias, se assim se pode afirmar em termos dos "media". Boa!...
(imagem:in lolaappel.blogspot)

sábado, novembro 06, 2010

RÚZSA MAGDI - GABRIEL

Fenómeno

Parece ser fenómeno: uma vinha na aldeia do Pisão do Oleiro, concelho de Ourém "pariu" duas colheitas este ano. Caso para dizer, ai que ricas parreiras! Outros cantavam, "ai Agostinho, que rico vinho". Cada coisa no seu lugar!..."façam o favor de ser felizes.

sexta-feira, novembro 05, 2010

Entrevista.

Por aqui uma entrevista de um Oureense, Mário Albuquerque, ao jornal "O Mirante". Recorda-se que o professor Mário Albuquerque desempenhou diversos cargos políticos, nomeadamente: Presidente de Câmara de Ourém, Deputado na Assembleia da República e Governador Civil do Distrito de Santarém. É uma entrevista agradável de ler.
O blogueiro foi vereador da Câmara de Ourém, num dos seus mandatos. Jogávamos em terrenos opostos, como é sabido. Albuquerque possuía uma maioria absoluta: tinha quase sempre a preocupação de mostrar e dar a consultar os "dossiers" próprios da altura. Para além das divergências de objectivos, face às características e necessidades do concelho de Ourém, prevaleceu e prevalece entre nós uma boa amizade. Longa vida Albuquerque!
(Foto: in gvs.pt)

Sons...

...na esperança de um bom fim de semana, que nos faça esquecer as tristezas da crise, paga pelos que menos podem. Para os outros há de tudo, dinheiro, carros de cilindrada de alta gama e...opiniões a espezinhar quem trabalha.

...e também de força para todos aqueles que atravessam grandes dificuldades, ao momento.

Galardoado

A Medalha de Mérito Turístico 2010, Grau Prata foi atribuída ao empresário Albino Ferreira Cecílio. Parabéns para o homenageado: talvez seja o empresário do ramo, que mais fez pelo desenvolvimento do segmento do Turismo Religioso de Fátima. Estou convicto que os fatimenses e todo o Concelho de Ourém ficarão sempre agradecidos ao Sr. Albino Cecílio como é conhecido na cidade de Fátima.
(esta palma nada tem a ver com a medalha atribuída - serve de ilustração)
(Imagem. in culturede.com)

quinta-feira, novembro 04, 2010

Celebração

No passado sábado o edil do concelho de Ourém após a inauguração da Feira de Sta Iria deu uma conferência de imprensa, conforme o blogueiro informou por aqui. Referi que deixava para os "media" a avaliação e síntese das palavras proferidas por Paulo Fonseca, presidente da Câmara de Ourém. Este "recorte" jornalístico foi o primeiro que encontrei!

Feira da Golegã

Para os amantes dos cavalos a feira de. São Martinho na Golegã, feira de quatro séculos e meio, começa amanhã, dia 5 de Novembro, prolongando-se até ao dia 14.

Tomar a recuperar a história.

Esta é uma notícia que agrada a todos os tomarenses, no Jornal "O Templário". A "levada" a partir de 2011 vai ficar com outra cara. Os passos considerados mais importantes estão consolidados, como se verifica na notícia. É preciso que Tomar recupere todo o prestígio próprio da cidade dos Templários: a cidade tem história, sendo uma porta aberta a um turismo de qualidade, que os tomarenses cada vez mais pretendem. A "urbe" deve proporcionar um maior crescimento económico, proveniente do segmento da "indústria" do turismo, onde a Autarquia, a população e demais entidades concelhias devem estar unidas na prossecução desse objectivo.
(Foto: in fonte da notícia)

Evento - Ourém

quarta-feira, novembro 03, 2010

It's Raining Again Roger Hodgson singer songwriter composer

Tome nota!

Em qualquer altura isto pode ser-lhe útil, desde que beba álcool!
(imagem: in bemparana.com)

A qualidade da Saúde

Os autarcas preocupam-se tanto com a saúde dos seus munícipes, que por vezes falam de mais acerca da organização das Unidades de Saúde. A saúde para ter qualidade urge ter outra organização no terreno. Deixo um convite! transformar aquilo que era ontem em três ou quatro Unidades de Saúde, conforme a dimensão de cada Concelho, em serviços apelativos com um funcionamento das 08H00 às 20H00.
Todos têm que ceder um pouco porque o objectivo é o serviço atempado ao doente prestado com qualidade, num espaço em que o profissional de Saúde, se tiver dúvidas acerca do paciente possa trocar uma opinião com o colega que está ao lado.
Transportes é uma questão de organização da Comunidade, caso o paciente não o possua. Vejo tantas carrinhas paradas durante uma boa parte do dia à porta dos lares!
Os Cuidados de Saúde Primários merecem uma reforma urgente com a participação válida dos autarcas...
(Imagem: in jasfama.pt)

A colocar na agenda...

terça-feira, novembro 02, 2010

Sons!...

...estes dão para todos os gostos! Julgo que não é uma incursão pelo passado. Diria, antes um estado de espírito, pairando em muitos seres humanos. Será do tempo?...

Mais Sargentão...

...a saga de Scolari com os jornalistas continua. Aqui, o princípio da estória. O treinador parece entregue de vez à bicharada. Julgo, que vai haver mais capítulos neste "romanço". Espera-se, para ver, ou o "mister" calar-se-á com um pedido de desculpas? Hum!...

A crise!

Permitam-me um comentário! Todos à procura do antítodo para a resolução dos males que o "pagode" sofre, será?...Até no crescimento demográfico! Portugal é o 8.º País do Mundo com a população mais velha. Nem para fazer filhos isto já dá!...António Guterres estás perdoado! Assim não! Ontem começou o maior atropelo já alguma fez feito em matéria de Segurança Social: cortes no Abono de Família. Um roubo descarado às famílias mais desprotegidas, que quase sempre têm o maior número de filhos. Rouba-se em vez dos Serviços terem controle de fiscalização eficiente na Segurança Social, não só neste beneficio, mas também em outros. HAJA vergonha! tantos anos com publicidade nos "media" a esse Organismo, que custou rios de dinheiro (tenham coragem de apurar esses custos) e agora um corte desenvergonhado, que em meu entender é quase criminoso. Começou logo mal quando o "Abono de Família" deixou de ser para todos (e não foi nos governos PS): ficou ferido o princípio da universalidade da Segurança Social. Verificando-se a última redução nos "abonos" nem há palavras para classificar este vil acto, que fará desaparecer todos os dias, um pouco de nós...
(foto: in fonte da notícia)

segunda-feira, novembro 01, 2010

Sons!

...também próprios do "dia do bolinho". Cuidado!...é melhor não partir a caneca. Provar vinho em Janeiro?...

Inovar no SCP

Parece que a solução para a crise do SCP é instalar um relvado sintético para o ano que vem, no Alvalade XXI, conforme palavras do seu presidente. Esquece-se este "gestor" (de Presidente parece não ter nada) de que o clube do Leão joga fora de 15 em 15 dias. E depois?...todos os outros clubes da 1.ª liga tem outro tipo de relvado. Vai ser bonito!...pobre equipa entregue a gente deste elevado grau de gabarito!...Esperamos para ver!
Como os tempos são de vacas magras, daqui 4 ou cinco anos o relvado de Alvalade será de borracha, pintalgada de verde. Bonito! Venha a época da borracha, porque para o lado do SCP já anda quase tudo emborrachado, será?...também estamos quase em época de São Martinho. Os jantares fazem falta!
(Foto:in jornal O Templário)