segunda-feira, dezembro 19, 2005

Hoje foi dia de lanche!

Não quero meter inveja a ninguém! Mas, hoje foi dia de lanche! Numa tasca velha, em que o proprietário serve o seu vinho caseiro, de bengala na mão, carregando as suas quase 80 primaveras. Vinho feito com água de uma regueira que no verão goteja gota a gota e que não tem nada a ver com a água fornecida pela Câmara. Vinho curado no frio, num "oásis" que nada tem a ver com a nossa sociedade de consumo.
Houve comida, que um dos presentes levou. Galo velho, guizado por uma aldeã, ao qual juntou batatas novas, cozidas com casca e descascadas antes de descerem ao guizado e ainda pão de trigo caseiro. Só digo, um autêntico pitéu. O grupo de amigos, plural em relação às suas opções políticas, comeu, falou e até cantou. Cantou pela alegria partilhadada e não pelos copos tragados. Todos souberam ser sóbrios.
Acabado o convívio e contas feitas, pelo nosso amigo tasqueiro, tudo o que sobrava no tacho de ferro, ainda quentinho, ficou para o casal da tasca, assim como um pão caseiro inteiro. Da oferta não se fizeram rogados e todos partimos alegres e a dizer que o convívio é possível entre os homens.
Os dentes ficaram afiados para um próximo convívio, no mesmo local, na tasca destes velhotes simpáticos, para o próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário