segunda-feira, março 28, 2005

Esquadras da PSP!

Ninguém percebe muito bem como podem ser guardados explosivos paredes meias com apartamentos, como acontecia na esquadra da PSP, na cidade de Viseu, que hoje estoirou. Muito menos, quem passou "voluntariamente à força" pelos meios castrenses, como eu passei. Claro que os tempos são outros, mudam-se as vontades mas, tenho a certeza, que as medidas de segurança usadas há 30/40 anos não mudaram. Os explosivos, tinham paióis e para a maioria dos "tropas à força" estes mereciam tanto ou mais respeito do que a capela do aquartalamento, se existisse. Certo é que, o paiol existia sempre.
Sabemos que a PSP é uma polícia cívica a que muitos se recusam chamar, militarizada. Porém, lida com armamento, usa-o e apreende-o à população marginal: logo são necessários paióis para o armazenamento do mesmo. Este é o problema que o acidente de hoje levantou no seio da nossa Sociedade. Onde vamos guardar tanto armamento, quer das forças militarizadas, quer o material apreendido por estas e que cada vez é em maiores quantidades, devido ao aumento da criminalidade, levando a apreensões que, quase sempre, surgem em actos inopinados das Polícias? Julgo que cada esquadra ou quartel de polícia é uma entidade local, e cada uma começa a pensar e a reivindicar um paiol próprio. Oxalá que não aconteça isso, o País tem falta de meios para tal. Urge sim construir edifícios conjuntos para parcerias policiais para este efeito, pois penso que em questões de segurança devem ter outras. Exceptuam-se os locais onde haja quartéis militares, pois estes são sempre dotados de paióis , devendo logo haver outra parceria com os militares para este fim, já que outras, em situações de normalidade não são necessárias e até diria que não são convenientes.
Agora o problema é ainda mais grave quando as esquadras são paredes meias com apartamentos de simples cidadãos. Até conheço, uma esquadra que existe há mais de 20 anos no rés - do -chão, de um prédio habitacional . Há muito que espero que um tiro fortuito, invada as "noticias" diárias, onde é noticiado que esse tiro atravessou o1.º ou o 2.º andar e apanhou um cidadão pacato a cozinhar ou a dormir. Será só esta esquadra que conheço ou haverá mais? Julgo importante que haja imediatamente um levantamento destas situações. Que mais coisas irá o Governo do sr. Sócrates herdar? Muitas de certeza!