terça-feira, março 01, 2005

Pela sua Saúde não fume!

Europa contra o tabaco
José Pedro Tomaz/EXPRESSO





A Comissão Europeia lança hoje uma nova campanha contra o consumo do tabaco destinada aos jovens. A iniciativa surge dois dias depois da entrada em vigor da Convenção-quadro da Organização Mundial de Saúde para a Prevenção e
o Controlo do Tabagismo, ratificada por Portugal em Janeiro do ano passado.
O documento foi aprovado por 192 países durante a 56.ª Assembleia Mundial de Saúde, que decorreu em Genebra entre 19 e 28 de Maio de 2003. Até 23 de Fevereiro deste ano, o documento já tinha sido ratificado por 57 países. «Quero ver mais países seguir o exemplo da Irlanda, da Itália e de Malta, que proibiram fumar em todos os locais públicos», disse o comissário europeu Markos Kyprianu. O responsável manifestou também o desejo de que nos próximos anos todos os Estados membros incorporem nos maços de tabaco «imagens chocantes» sobre os malefícios do seu consumo.
Em Outubro passado, Bruxelas apresentou 42 imagens que reproduziam danos causados por este hábito, como tumores na garganta, pulmões com cancro e dentaduras em mau estado e que os países membros poderão imprimir nos maços de tabaco. A comissão investirá 72 milhões de euros na publicidade desta nova campanha.