terça-feira, julho 26, 2005

Irrita-me!

Irrita-me! A classe política do nosso País não se soube renovar o sufecientemente. Temos uma colecção de "marretas" velhos que sabem de tudo e que não cedem lugares. São estes os "lobies" que comandam os partidos. Se, não vejamos! Quem são os candidatos à Presidência da República: Soares, Cavaco e talvez Alegre. Eu, quase de certeza que voto Mário. Todavia, quero referir que a nossa democracia nestes últimos vinte anos foi refém destes senhores e de outros tantos que por aí gravitam. É uma tristeza, ou estes não cedem os lugares, ou os mais novos estão desinteresados. Eu credito que é o "loby" dos mais velhos que funciona, não deixando as suas cadeiras.
Ainda hoje, o PSD mandou ao canal 1, Azevedo Soares comentar Ota. E este Partido está na oposição, mas mesmo assim lá foi um "velhinho", quando podia ter surgido um quadro novo. Todos percebiam que um Partido na oposição, também está em renovação. Faço um apelo aos Partidos: deixem chegar depressa aos seus centros de decisão gente nova. Atençâo, estamos no século XXI, e nada vai ser como foi, até agora. A sociedade está em elevada acelaração! Precisamos de sangue novo nos centros de decisão. Ganhamos todos e a Democracia sairá fortalecida.
Por fim, mais um apelo. Os "fundamentalistas" das hostes partidárias, em idade de reforma, sem castrarem o seu pensamento idealógico afastem-se dos Partidos em que militam. Entreguem até o cartão; todo o caçador que quer verdadeiramente deixar de caçar vende a espingarda, entendem? Em nada o espaço de debate fica diminuido. Antes pelo contrário ficará enrequecido com temas actuais, porque a vivência dos mais novos vai trazer, de certeza à liça, nova discussão pública. Experimentem! É uma questão de coragem.