sábado, outubro 29, 2005

Low cost!

Ia passando! Quando menos se esperava, foi anunciado que a cidade de Beja ia receber o aeroporto com sistema de "low cost". No mês passado escrevinhei algumas linhas acerca do assunto. Tudo bem! A cidade de Beja abre-nos, ainda, uma porta para "nuestros hermanos". De certa maneira o TGV fica compensado e o Alentejo agradece. O sol quando nasce é para todos, diz o povo, e o Sul que foi ultrajado pela refoma agrária, em tempos, merece. Afinal, o desenvolvimento socio-económico e cultural é para todos. Oxalá, que as obras a levar a efeito se iniciem depressa! Venha uma componente turística forte para o Alqueva. Não pode haver recursos de qualquer espécie desperdiçados; que haja, desde já, boas mãos e inteligentes a lançarem-se à obra. A economia do País agradece!
O turismo religioso de Fátima, como ao tempo explanei, fica a esperar por melhores dias. Será que os nossos governantes nunca fizeram contas ao volume de divisas entradas no País, pelo fluxo deste turismo, que mês após mês, deixa de ser sanzonal? Era bom que o Ministério da Economia olhasse para Fátima. Saberá este Ministério que dentro de pouco tempo Fátima terá mais de uma dezena de hotéis novos ou sabe quantos hotéis tem agora? Saberá que no Algarve já há circuitos turistícos organizados com estrangeiros, que visitam todo o Algarve, sul de Espanha, norte de África e que também sobem ao centro do País para visitar a cidade do Altar do Mundo?
Pergunto, para quando abrir a base de Tancos, na época do ano em que o fluxo do Turismo religioso é mais intenso, a voos "charter"? Tenho a certeza que valaria a pena! Façam-se estudos sérios, coisa que anda afastada do planeamento deste País. Fátima, não pode esperar por Ota em 2016 (será?). É tempo de se pensar que Fátima também faz parte do motor económico de Portugal. Haja coragem!
Haja ainda coragem, quando da conversão da linha ferroviária do Oeste, para a tornar a mais rápida do País, que nos estudos a levar efeito (se é que já começaram) seja entroncado nessa via um troço ferroviário a partir da Cidade do Lis que ligue à Vila de Caxarias, estação da linha do Norte. Se tal acontecer, e para quem não sabe, Fátima, a partir de Caxarias ficará ligada ao comboio. Basta construir dentro do concelho de Ourém um "itinerário complementar" com cerca de 20 Quilómetros.
Para além do Turismo religioso, com algum planeamento rigoroso será possível manter esses turistas por mais dias, na zona:há que ter atenção às praias da costa leiriense, à nascente do Agroal com águas termais, às grutas da serra d'Aire e às pegadas dos dinossauros. Caso para dizer:"dá Deus nozes a quem não tem dentes"!

Sem comentários:

Enviar um comentário