quarta-feira, julho 12, 2006

Estado da Nação!










O debate do Estado da Nação prolongou-se por quase cinco horas. O calor era tanto que perturbou deputados e membros do Governo. A água saiu bem!...Os portugueses começam a interiorizar que têm de viver num País real. Para isso as reformas têm que continuar. Exige-se ao Governo e à Oposição um discurso real, longe da demagogia.
Foi a demagogia e o medo de perder eleições que fizeram de Portugal um país virtual. Sócrates com a sua teimosia vai introduzindo as reformas necessárias a uma boa governação. A Oposição tem que deixar de ser fundamentalista e aparecer com novo discurso. Se tal não acontecer, daqui pouco mais de um ano, surgem as sondagens rumo a novas eleições e lá teremos o país adiado mais uma vez. Surgirão de imediato holofotes de negra esperança.
Entenda-se, que Governo e Oposição tem que ter uma linguagem realista e pragmática. O que foi passdo jamais pode acontecer no futuro.
A Oposição tem que saber fazer das sondagens actuais uma leitura correcta face à projecção da maioria absoluta do PS, que sustenta o Governo. Daí, frisar mais uma vez, a mudança imperiosa da linguagem que aquela tem de fazer. Muitos dos portugueses já o perceberam e entendem as reformas, mesmo quando lhe entram no bolso. Portugal tem que ser uma Nação com futuro.