sexta-feira, novembro 03, 2006

A melhor das bandas, portuguesas!


Moonspell vencem MTV
José Mota
Fernando Ribeiro, líder carismático dos Moonspell, dedica vitória aos que ouvem e vivem do heavy metal


Boss AC, David Fonseca, Expensive Soul, Mind da Gap e Moonspell estavam na corrida para o prémio "Best portuguese act" da 13.ª edição dos MTV Europe Music Awards. O metal levou a melhor sobre o hip hop e o pop/rock nacionais - venceram os Moonspell. O espectáculo/entrega de prémios decorreu na noite de ontem, em Copenhaga, Dinamarca.

Em declarações à MTV Portugal, a banda liderada por Fernando Ribeiro admite que este prémio é "um reconhecimento não só para os Moonspell, mas também para todas as bandas que têm trabalhado no heavy metal em Portugal. O heavy metal pode, finalmente, tornar-se um estilo mais forte, um estilo agraciado e um estilo digno em Portugal", declaram, dedicando o prémio aos portugueses "que ouvem e vivem o heavy metal".

Os Moonspell não marcaram presença em Copenhaga, por estarem a meio de uma digressão pelo Canadá e Estados Unidos a promover o álbum "Memorial", editado em Abril. Em 'tournée' com os Katatonia e os Daylight Dies, os Moonspell actuaram em Seattle na noite de ontem, tendo previstos mais 14 concertos em solo norte-americano.

Para 2007 têm já em agenda uma série de pelo menos 16 concertos na Europa, ao lado dos Napalm Death, Behemoth e Dew Scented, com passagem pela Alemanha, República Checa, Bélgica, Holanda, Reino Unido, França e Suíça.

"Memorial", o mais recente trabalho discográfico dos Moonspell, já vendeu cerca de sete mil cópias e chegou a ocupar primeiro lugar do top nacional de vendas. Está prevista, para o dia 4 de Dezembro, uma reedição do álbum com material extra, incluindo um concerto ao vivo na SIC Radical, imagens da actuação deste Verão no Festival Vilar de Mouros, o "making of" do primeiro vídeo "Finisterra", retirado de "Memorial" e uma série de fotografias de um concerto no Hard Club, em Gaia.

Aquando da edição do álbum, Fernando Ribeiro, letrista e vocalista da banda, explicou à agência Lusa que "Memorial" assenta em canções simples e directas, decoradas com "arranjos mais complexos" do que no passado e que resulta num disco ao mesmo tempo "épico e íntimo".

Produzido na Alemanha com o habitual Waldemar Sorychta, "Memorial" revisita o tema do sangue, habitual na geografia musical dos Moonspell, tanto em títulos como "Sanguine" como no grafismo.

Influenciados por bandas como Sisters of Mercy, Fields of the Nephilim ou Type O Negative, os Moonspell surgiram em 1989. Nesse ano, o projecto cahama-se Morbid God. Em 1992 mudaram para o actual nome, com Fernando Ribeiro a passar da bateria para a voz, e editaram o EP "Under the Moonspell", depois de várias gravações caseiras. Movem-se na área do hevy, black e goth metal.
Fonte:Jornal de Notícias.