segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Sem pedagogia!

A Saúde foi uma das grandes conquistas de Abril. Passados mais de 32 anos de liberdade, a nossa democracia parece adulta e tem aceitado muitas reformas neste dealbar do século XXI. Sabia-se que o SNS para ser mais eficiente e responder aos anseios dos portugueses, precisava de reformas. O Ministério da Saúde, quase sempre autista e dando força ao populismo vigente, não faz pedagogia junto dos cidadãos, tem aberto serviços que dão votos ao poder central e às candidaturas autárquicas que viram aqui um rico filão para se fazerem eleger. Paciência!
Mais do que nunca se torna imperioso, não uma grande quantidade de serviços, mas serviços com qualidade. O Ministro da Saúde sabe-o. Quer levar para o terreno essa reforma. Esquece-se que antes se torna necessário fazer pedagogia junto dos utentes de como deve ser utilizado o SNS. Esquece-se que uma comissão de reforma à distância não conhece os becos recônditos deste País nem as suas estradas. Sabemos que, por vezes, nem todos os critérios exigidos na refoma são cumpridos e que por haver grandes asneiras cometidas "in illo tempore" por falta de coragem política de então, populações são sacrificadas em detrimento de outras. Enfim!
Estamos a comemorar a passagem de Zeca Afonso junto dos mortais. Como cantaria hoje Zeca Afonso, ele que foi um pedagogo por excelência, a reforma das Urgências e da Saúde neste seu bem amado Portugal?