quarta-feira, março 21, 2007

Cães!

Antigamente morriam as ovelhas nas terras serranas atacadas por alcateias de lobos, quase sempre esfomeados. Lembro-me das histórias que os mais velhos contavam aos mais novos envolvendo os pastores. Nessas histórias não me recordo que houvesse morte de pessoas.
Hoje, assiste-se à morte de pessoas, de tempos a tempos, por cães e são muitas as crianças que mensalmente são mordidas por estes "amigos do homem", a nível de País. Penso que a culpa não é dos animais, mas à falta de cuidado dos seus donos e sobretudo a uma falta de legislação severa e a aplicar rapidamente aos faltosos, em todos os sinistros. Em caso de mordidelas deviam ser as Unidades de Saúde a participar o acidente ao Tribunal, de imediato, independentemente do animal pertencer ou não a um familiar do mordido. Por fim, as despesas ocorridas, nunca deviam ser encargos da Saúde, em nenhum caso.
Até quando neste País vamos assistir a mortes como aconteceu hoje nos arredores de Lisboa, em que quatro rotteweilers assasinaram um pacata cidadã, quando pela manhâ se dirigia para o trabalho?...Basta de incúria! A população está farta de casos destes.