sexta-feira, setembro 14, 2007

Coisas que esquecem...mas recordo!


"É IMPORTANTE NÃO ESQUECER O 11 DE SETEMBRO.
EM 11 DE SETEMBRO DE 1973, NO CHILE, O GOVERNO DE SALVADOR ALLENDE ELEITO DEMOCRATICAMENTE FOI DERRUBADO POR UM GOLPE FASCISTA LIDERADO POR AUGUSTO PINOCHET E APOIADO PELOS AMERICANOS.

NÃO ESQUEÇAMOS O 11 DE SETEMBRO DE 1973 E OS MILHARES DE VÍTIMAS.

UMA RECORDAÇÃO VALE MAIS TARDE DO QUE NUNCA".

P.S - Eu estava na guerra colonial em Angola e quando a notícia foi divulgada na rádio, esperava pelo almoço na Messe dos Oficiais, um camarada de armas e Alferes Miliciano Auto, saltou do lugar (Os milicianos não se sentavam junto ao pessoal do Quadro - era sempre num sofá comprido, com uma mesa pela frente, de frente para a elite castrense, para bebericar um copo de aperitivo após um poker bem batido) e apontando para o Comandante do Batalhão, gritou de forma contundente: "Vocês do Quadro só fazem merda desta e até parece que a vossa cabeça só serve para usar a boina". A Messe gelou foram servidos mais uns copos de aperitivos, o pessoal sentou-se à mesa para o almoço, desornado hierarquicamente, sendo só o silêncio interrompido pelo ruido dos talheres, no decorrer do mesmo. A guerra era assim e poucos militares do Quadro, ao tempo, sonhavam com um Portugal de Abril. Era Setembro de 1973! Tempos!

Em memória do Jorge, ceifado por um brutal acidente há mais de 3 anos. Foi activista da crise académica de Coimbra, em 1969. Foi uns dos que enfrentou o Almirante Américo de Tomás , em Coimbra, com a sua capa de estudante. Foi parar ao 4.º turno de 1970 na recruta de Mafra, por ordem do Regime, assim como muitos outros, jovens estudantes. Mais não digo!...