sexta-feira, novembro 30, 2007

Reformas na Saúde!

Por aqui e por ali as reformas dos Cuidados de Saúde Primários vão tomando forma.
As Regiões de Saúde vão ser substituidas por Associações de Centros de Saúde, como o mesmo artigo refere, julgamos:

"Associações substituem regiões de saúde


As USF enquadram-se no projecto governamental 'Missão para os Cuidados de Saúde Primários', através do qual se pretende uma Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, sendo constituídas de forma voluntária, contudo, "a lei já prevê a constituição de USF privadas e de IPSS", [Instituições Particulares de Solidariedade Social], sublinhou ao nosso jornal Jorge Silva Pereira, coordenador da sub-Região Saúde de Leiria, acrescentando, sobre aquela matéria, que apenas "falta regulamentação".
"Este ministério [Saúde] teve a coragem de fazer uma reforma, onde os cuidados de saúde primários são prioritários", sublinhou o mesmo responsável, referindo-se, a par das USF, ao futuro nascimento de unidades de saúde primária, de cuidados da comunidade, de saúde pública e unidades de cuidados partilhados", exemplificou. Nesse sentido, vão avançar concursos públicos para "técnicos de saúde, psicólogos, nutricionistas, higienista oral, fisioterapeutas", entre outros, sendo que "cada unidade terá um director executivo e clínico", adiantou Jorge Silva Pereira.
Aquelas alterações enquadram-se no nascimento das Associações de Centro de Saúde, que vão substituir as actuais regiões de saúde. No caso de Leiria, o novo modelo organizacional enquadrará, a par do concelho leiriense, a Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós".


Sem comentários:

Enviar um comentário