sexta-feira, dezembro 07, 2007

UE-África

Enfim! A cimeira UE-África tem sido bem incensada pelo PCP, pela negativa. A génese destas reuniões magnas entre povos é sempre discutível e muito mais com os povos africanos que foram martirizados pelos Europeus sob a forma de opressão levada a efeito pelo colonialismo. Por vezes fica-se com a impressão que queremos impingir a esse povo o nosso modelo de democracia, sem atender às diversas culturas e tribos que compõem essas comunidades que, quase todas, durante o século passado, atingiram a nacionalidade própria. Ainda muita coisa está mal e estará, julgo. Compete a nós europeus denunciar aos chefes despóticos o tiranismo que impera nas suas nações, que leva a cercear direitos à sua população, sobretudo o direito a habitação digna e à alimentação.
Estes povos durante a sua luta de emancipação tiveram o apoio dos comunistas da URSS e trouxeram para os seus Países a ideologia como reconhecimento a quem os ajudou. Aos poucos, muitos desses Países, com a queda daquela potência de leste, criaram novas fórmulas de governação, fora da ideologia inicial.
Há excessos cometidos nas governações e a UE condena esses Estados, sem hipocrisias, denunciando-os e fazendo apelo ao cumprimento dos direitos humanos.
Agora o que tem sido triste é a posição do PCP perante a cimeira. Sem muitos comentários digo que a actuação desta força politica, perante este evento, tem sido prenhe de um reaccionarismo primário. Mas aqui nada feito!...de facto algumas nações africanas abandonaram muitos dos seus ideólogos. A cimeira merecia outras considerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário