quarta-feira, maio 07, 2008

Oftalmologia!

O Hospital Distrital de Santarém vai contratualizar intervenções cirúrgicas em Oftalmologia. Nada contra! Possivelmente será com os especialistas pertencentes ao quadro desse Hospital. Pergunta-se será que estes médicos oftalmologistas são avaliados perante as horas de prestação de serviço?...deixo a pergunta no ar. Torna-se urgente, em nome dos recursos consumidos, e pagos pelos contribuintes, separar-se o trigo do joio: quem quer estar no SNS está, quem não quer, deve ter a porta aberta para sair. Certo, é que não se pode servir dois senhores ao mesmo tempo. Sabe-se que alguns clínicos e são muitos, servem-se do SNS para terem clientes no seu serviço particular, aliciando os utentes nos consultórios do Estado, com a desculpa de não ter condições e falta de tempo. Que raio, alguma empresa privada deixa que os seus empregados lhe roubem clientes?... penso que não e se tal acontece, quando detectados resta aos mesmos o despedimento. No SNS isso não acontece! O País reforma-se, porém há classes profissionais que são intocáveis, com a agravante de prejudicarem a imagem dum serviço e de o dinheiro dos contribuintes ser esbanjado.
Recordo, o que aconteceu, talvez há menos de dois meses, no Hospital do Barreiro em que um Oftalmologista espanhol em meia dúzia de dias operou mais cataratas do que o quadro dos Médicos Oftalmologista desse Hospital, quase num ano.
Mais, a importância cobrada foi metade daquela que o SNS paga quando contratualiza serviços idênticos a médicos portugueses. A Ordem dos Médicos veio a terreiro, calou-se porque o assobio utilizado não convenceu os portugueses. A saúde de todos nós é mais importante do que qualquer conversa de caserna com o devido respeito para as instituições castrenses. Enfim, coisas e loisas do nosso Portugal...

Sem comentários:

Enviar um comentário