quarta-feira, julho 30, 2008

Saude 1!

Ainda no passado sábado o "bloguista" chamou a atenção para a situação que se vai passando nos Cuidados de Saúde Primários, no tocante à desorganização que existe nos Centros de Saúde pela falta de médicos, com a agravante de muitos destes profissionais estarem a passar à situação de reforma, direito que lhes confere a lei, assim como aos demais cidadãos. Os clínicos gerais não podem ser tratados de maneira diferente, para além do cansaço que lhes é conhecido por muitos anos de serviço público e muitas vezes em situações anormais, muitas noites de SAP, cujo serviço foi sempre agravado por falta de médicos no Quadro dos Centros de Saúde, onde os doentes sobejavam da consulta de rotina, acabando por serem atendidos naquele serviço de "urgência", conjuntamente com as vitimas dos acidentes e doenças súbitas.
Agora, chegou a vez da comissão de utentes do CHMT colocar o problema, falar com o Edil de Ourém acerca do funcionamento do Centro de Saúde. Admito uma preocupação justa até porque a falta de médicos em Ourém vai criar provavelmente um maior volume de Urgências no CHMT e até talvez falsas urgências provocadas quase sempre pelo stress que o utente, em situação débil, carrega com a falta desses profissionais nos Cuidados de Saúde Primários.
Todavia, considero estranho essa preocupação porque os habitantes do Concelho de Ourém, quando doentes, permitem o funcionamento de uma Urgência, quando, sem a população daquele concelho, algumas dessas Urgências seriam Urgências Básicas. Há muito referi, quando três hospitais estão a mais para satisfazerem os caprichos dos autarcas de então, que o melhor seria vender os Hospitais do CHMT, por exemplo para unidades hoteleiras, ou outras actividades e com o produto monetário dessa venda construir um Hospital novo, centrado no epicentro dos Concelhos que serve, reagrupando todos os profissionais numa só Unidade, o que originava melhores cuidados em saúde para todos e a custos mais baixos.
Agora, Ourém tem para discutir e organizar só os serviços inerentes aos Cuidados de Saúde Primários. Ourém, pelas suas características, é um concelho ao qual, pela reforma das Urgências, calhou na lei, salvo melhor opinião, uma Urgência Básica. Está lá! Ourém tem mais de 400.000 dormidas e não são precisas tantas. Então porque não se reivindica este serviço para este Concelho? Será que para além de fornecer doentes para as urgências do CHMT, haverá outros interesses de ordem privada escondidos? Fale-se claro para a população de Ourém. Diga-se o que se pretende. Se for a hipotética construção dum Hospital Privado que se faça de imediato e se estabeleçam acordos justos e de carácter social, onde todos possam acorrer.

1 comentário:

  1. Caro: Estamos em plena "silly season".Com esta estação do ano agravam-se os problemas de iliteracia galopante e miopia progressiva.Estes sintomas, facilmente identificáveis pelos mais atentos,atacam ferozmente(para mal de tds nos)os nossos políticos locais e...não só! As campanhas eleitorais estão aí,já tds começaram a dar 1 ar da sua graça:aguardemos!A razão a quem a tem...neste caso a si! Cumps mm

    ResponderEliminar