terça-feira, abril 06, 2010

Denuncio!...


...bonito, os "migueis vasconcelos"e a duquesa de mântua pulam em Valença, mesmo lindo!...
Ferreira Fernandes, como sempre está atento a estes fenómenos de raiz populuxa!
O Manuelinhodévora julgava que não voltaria a ser necessário assinar "escritos" contra o domínio dos espanhóis em Portugal. Estava enganado e agora denuncia, simplesmente de outra forma: tem liberdade para o fazer, acrescentando que os "tugas" tem o mau hábito de saber de tudo, falar de tudo e exigir tudo, como se os nosso impostos não fossem de toda a comunidade portuguesa...isto assemelha-se um pouco à história das maternidades e ao fecho das escolas primárias. Matéria que já ninguém fala, pois a qualidade dos novos serviços prestados, em ambos os casos, deram razão aos Ministérios envolvidos: Ministério da Sáude e Ministério da Educação.
Eu se pudesse, não fosse o caso da sua alimentação, também gostava de ter um pelo menos um Médico de Medicina Familiar em casa. Se os autarcas pagassem do bolso deles os gastos em Saúde, cenas tristes como estas não aconteciam. Eu até penso que são "fait-divers" usados na busca de protagonismo para tapar acções necessárias ao bem-estar da população e que eles não conseguem realizar por falta de engenho e arte. Então, como não tem custos entra-se pelo caminho, como o usado em Valença, muito mais fácil e colocam as massas entretidas.
Se os autarcas andam muito preocupados com a saúde dos munícipes e querem ver o dinheiro dos nossos impostos bem empregue, deixem os SAP's de lado reivindiquem Unidades de Saúde na área da sua população, agregando 9.000 a 11.000 utentes, com equipes de 5 Clínicos Gerais, com horários compreendidos entre ás 08h00 e as 20h00, para ver se o problema das "urgências" não fica resolvido. A população precisa de URGÊNCIAS a funcionar bem, quando necessário ao cliente do SNS, com todos os meios nos Hospitais ou nas UBS. O resto são tretas!
Acrescento as ditas "Extensões de Saúde", bem amadas pelos presidentes de Junta e por quase todos os edis só serviram para caçar votos à populaça e contribuir para o mau nome do Serviço Nacional de Saúde. É tempo de termos bons serviços e encerrar o que não presta! Todos temos o dever de fazer um pouco de pedagogia junto da comunidade! Na Saúde reformar significa ter Unidades de Saúde modernas a funcionar todo o dia nos "Cuidados de Saúde Primários", e bons Hospitais e Maternidades modernas, conforme o "ratio"de população estatisticamente exigido face à área geográfica a cobrir, nos "Cuidados de Saúde Diferenciados". Aos autarcas compete manter ou exigir reivindicando boas vias de comunicação de acesso a essas boas "lojas" de Saúde.

(Imagem:in alcatruzesdaroda...)


2 comentários:

  1. Não se assuste ontem estive em Valença...e apenas vi,num carro Português, uma bandeira Espanhola. As bandeiras vendidas hoje são para são para as TVs e para duas ou três amigas ganharem umas moedas.Só não vou jantar a Valença porque em Paderne tenho a "Adega do Sossego" que é aquilo que eu preciso...

    ResponderEliminar
  2. Bom repasto, amigo!.. e já agora bom regresso!..

    ResponderEliminar