quarta-feira, agosto 18, 2010

Encerramento de Escolas!


Através do "Correio da Manhâ" pode-se ver a lista de escolas que vão encerrar, entretanto, destacando as escolas, que encerram no Concelho de Ourém.
A lista:
Escola Básica Vale da Perra, Atouguia; Escola Básica de Coroados, Seiça; Escola Básica do Sobral, Nossa Senhora das Misericórdias; Escola Básica de Ourém nº. 2, Nossa Senhora das Misericórdias; Escola Básica do Carvalhal do Meio, Rio de Couros; Escola Básica da Mata, Urqueira; Escola Básica de Barreira, Caxarias; Escola Básica da Urqueira, Urqueira; Escola Básica de Formigais, Formigais; Escola Básica de Perucha, Freixianda; Escola Básica de Reca, Freixianda; Escola Básica de São Jorge, Freixianda; Escola Básica de Giesteira, Fátima; Escola Básica de Moitas Gaiola, Fátima.


Acreditamos que do encerramento destas escolas resulte melhor ensino para as crianças Oureenses, não só porque elas quebram isolamentos a que eram forçadas, nomeadamente a falta de convívio entre si, mas também porque os Centros Escolares vão trazer novos métodos pedagógicos para as crianças, preparados em equipe pelo corpo docente de cada Agrupamento Escolar. Esperamos!
Acreditamos ainda, que a Câmara de Ourém soubesse preparar para esta nova realidade das ditas "escolas primárias", lendo atentamente o decréscimo demográfico verificado, demasiadamente acentuado, em muitas das nossas aldeias. Não há que ter receios!... as populações sobreviverão sempre e até podem crescer se houver uma política correcta de desenvolvimento do mundo rural, que deve ser complementado por uma política harmoniosa e agregadora, na busca de mais riqueza concelhia, quer na parte mais urbana, quer na parte rural. Desenvolvam-se actividades económicas acertadas e apoie-se o Associativismo, soberbo em muitas sedes de freguesia e, por vezes não menos forte, nos lugarejos! Ourém cada vez mais saberá granjear o respeito dos concelhos vizinhos, e melhor atenção nacional terá, à mercê do Turismo que desenvolve e demais actividades económicas, já sobejamente conhecidas. Os Oureenses saberão ser sempre optimistas, porque estão habituados a galgar barreiras. Aconteceu no passado e vai acontecer no futuro. Quando a regionalização acontecer, muito o povo de Ourém vai aproveitar, estou certo!
P.S. - A fonte da informação é só a publicada no Correio da Manhã, que deixa algumas dúvidas quanto ao momento do encerramento das mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário