segunda-feira, outubro 25, 2010

Tradição!...



É bom que a tradição do "bolinho" ou "pão por deus" se cumpra no nosso Concelho. É ver a criançada, logo pela manhã, no Dia de Todos os Santos - dia 1 de Novembro, de saco em punho, a correr pelas ruas, batendo de porta em porta e, em cada uma sempre a mesma petição, em tom chilreante: "tiazinha dá bolinho". Este ano, o Serviço Municipal de Protecção Civil, achou por bem alertar os munícipes, sobretudo os pais,para alguns cuidados a explicar aos filhos no tocante a normas de segurança a ter não só nesse dia desta tradição mais que secular, mas também as mesmas podem ser adaptadas aos dias de aulas ou quando a pequenada anda só pela rua. Ei-las:

"Circular a pé em segurança

- Aconselha-se que pelo menos um adulto acompanhe as crianças durante este percurso;- Circular sempre nos passeios;- Caso não haja passeio, circular do lado esquerdo, de frente para os veículos e o mais longe possível da faixa de rodagem;- Quando circularem em grupo, em passeios estreitos, bermas ou em estradas sem berma ou passeio, caminhar em fila indiana.

Atravessar a estrada em segurança

- Atravessar sempre a rua num local seguro: na passadeira; na passagem para peões junto a semáforos;- Evitar locais junto a veículos estacionados, caixotes do lixo, arbustos ou outro tipo de obstáculos, que o possam esconder, assim como junto a curvas e em cruzamentos e entroncamentos sem passagens protegidas;- Olhar à esquerda, à direita e novamente à esquerda para observar quais os sentidos do trânsito e saber de onde podem surgir os veículos;- Deixar passar todos os veículos e prepararem-se para atravessar, quando todos os veículos tiverem passado ou parado;- Não correr, pois podem tropeçar e cair. Atravessar a direito e nunca na diagonal, pois assim permanecem menos tempo na faixa de rodagem."

Para todos, que de maneira geral somos automobilistas:" ter especial cuidado dentro das localidades e circular a velocidade reduzida".

(IMAGEM.ESOFERINISMO -kIBER)


Sem comentários:

Enviar um comentário