terça-feira, junho 12, 2012

Só não vê quem anda distraído! Coitada da nossa Escola!

...a nossa Escola está a ser mais maltratada do que nunca.Hoje, pelo DN, li isto: "meter os professores na ordem", "virar o ensino para o que realmente interessa (e o que interessa, segundo esta visão, é a Língua Portuguesa, a História, a Matemática e pouco mais), "poupar recursos" ou "acabar com a força excessiva dos sindicatos".
A crise financeira origina estes crimes hediondos através da (des)governação do sr. Coelho, veja-se: "Estamos a mandar para a miséria a geração mais bem preparada de sempre." Quem preparou tão bem estes jovens? Não foi o sistema de ensino que tanto condenam?..." Claro!
Os jovens são mandados emigrar e aqueles que resistam estão condenados a nunca a exercer aquilo que aprenderam ao longo da sua vida académica, tendo muitos deles feito orientação profissional, atrevendo-me a afirmar que muitos dos nossos formados fizeram a sua formação académica por vocação, com alguns a passar previamente por cursos profissionais, que alguma gente (estes) usaram criticar. O que chateia muitos dos portugueses, é que existe uma seita de "analfabetos"- tipo "chicos espertos", que apostam numa indústria com salários baixos. São os ricos gananciosos, que não olham a meios para atingir os fins, apoiantes incondicionais de Pedro & de Portas. E o que mete raiva ao povo mais esclarecido-hoje é a maioria, será saber que muitos desses são descendentes de avós operários que viveram nos subúrbios das grandes cidades, nomeadamente Lisboa e Porto e que aos poucos beneficiando do suor dos seus antepassados hoje são uns "cagões"sem cultura, que alcançaram o poder e abusam dele. Será esta gente que os cidadãos portugueses imediatamente terão de correr do poleiro. Nunca podemos deixar de lado a nossa escola democrática e o ensino livre nas Universidades, para que cada cidadão saiba agir dentro da comunidade  em plena liberdade, hostilizando conscientemente aqueles que querem uma "escola do passado": a escola das contas e da escrita que dava acesso a cada um poder assinar o nome e a uma boa caligrafia. enfim!...
Como não queremos que a Educação vá de mal pior, deixo a crónica do jornalista Pedro Tadeu. Ainda temos um leque de profissionais nos nossos "media" que não anda a soldo de qualquer ricalhaço fabricado à pressa.Bem hajam!

Sem comentários:

Enviar um comentário