quinta-feira, janeiro 06, 2005

Está aí a hora da verdade!














Défice de 2005 poderá atingir os 5% do PIB, diz Constâncio

As previsões para o crescimento da economia portuguesa este ano implicam um défice de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), referiu esta quinta-feira o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, durante a apresentação do Boletim Económico de Dezembro.


Constâncio frisou que será «muito difícil» encontrar «receitas extraordinárias que absorvam os 2% em excesso».

«Chegou a hora da verdade para a resolução do défice nos próximos anos», disse o governador.

«O uso das receitas extraordinárias ajudou a criar a ilusão de que a situação do défice se resolveria por si só, o que não é verdade», acrescentou.
(In Diário Digital)

.........................................................................................................

Assim, vamos ter que apertar o cinto! Não ser vair fácil para a maioria dos Portugueses!
Tenhamos confiança nas nossas capacidades: o importante é não deixar morrer a esperança. Os nossos vindouros precisam de um País, que ultrapasse o mundo do futebol e a vida fútil. Um País onde todos possam ter o hábito de ler. E ler, é cultura! A cultura é uma força que transforma a sociedade e afugenta, de certeza, os caciques e os corruptos. E quando estes forem banidos, teremos um povo de ideias novas, capaz de gerar riqueza e oportunidades para todos. Penso que isto é mais do que utopia, desde que esta seja transformada em realidade. Tenhamos confiança nas escolas! As famílias que ensinem os filhos a respeitar o ambiente. Tudo isto será mais do que uma revolução. Será uma sociedade de novas regras. Vamos, então, acreditar de que somos capazes!