quarta-feira, agosto 23, 2006

ADSE!

As despesas para os beneficiários da ADSE sobem, enquanto o Governo faz que não percebe que os utentes deste Subsistema descem, mês, após mês. Uns tantos, não podem ser o suporte financeiro dos Hospitais de gestão empresarial, como é o caso dos beneficiários dos Subsistemas de Saúde, em paralelo com as Seguradoras. Urge, de imediato, criar outras alternativas que estejam de acordo com a Constituição da República que diz que o SNS é "tendencialmente gratuito". Parece que não bastava aos funcionários Públicos descontarem para a Saúde, enquanto o regime Geral de Segurança Social não o faz, quanto mais pagarem agora mais pelos "ditos" exames auxiliares de diagnóstico.
Neste tempo de reformas torna-se urgente que os Portugueses tenham o mesmos direitos. Reforme-se nesta parte. Haja coragem por não se nivelar a saúde dos cidadãos pelo sistema pior. Seja negociado com os representantes dos trabalhadores, sindicatos ou não, um sistema universal que vá buscar a todos os sistemas de Saúde, que infelizmente são diversos, o que eles têm de melhor e renasça um serviço de Saúde único mais justo e equitativo para os Portugueses. Que contemple para o utente uma escolha entre o Público e o Privado.
Torna-se necessário regras urgentes para o bom funcionamento do Sistema de Saúde Privado de forma que este possa ser concorrente dos Cuidados de Saúde Públicos. Isto significa qualidade nos diversos serviços de Saúde. Com um conjunto de novas regras realistas no sector, a Saúde dos Portugueses melhorará, estamos certos. É tempo de acabarem as lamúrias na Saúde. As pessoas têm direitos.