segunda-feira, agosto 07, 2006

Preocupação para as autarquias?

Com os tempos de crise muitos camionistas de "longo curso" criaram o seu posto de trabalho adquirindo o seu próprio camião, já que muitas firmas onde faziam a sua prestação de serviço, fecharam ou foram tentados por um "franchising". Isto gerou uma nova situação nas nossas vilas e cidades: o estacionamento destas viaturas de longo porte. As autarquias ainda não se aperceberam deste problema ou preferm ignorá-lo. Os camionistas por falta de segurança estacionam, sobretudo ao fim-de-semana, perto das instituições públicas de serviço contínuo, como sejam Polícias, Bombeiros, Centros de Saúde, Hospitais ou ainda, em urbanizações recentes, de boa visibilidade.
É um problema novo e como tal urge criar, a curto prazo, parques de estancioamento colectivos e em segurança, face à dimensão destas firmas. A quem compete tal iniciativa?... Às autarquias? Aos proprietários destes veículos? Parece-me que sempre com um bom entendimento entre ambas as partes. Realço que com o aumento dos combustíveis, não vejo estes proprietários a tomarem esta iniciativa, se não forem apoiados. Os seus encargos são elevados, pouco lhes restando para o sustento da família.
Mais tarde ou mais cedo esses "aparcamentos" têm que surgir,contribuiindo para uma nova qualidade de vida dos cidadãos e melhor ambiente. Não podemos é ignorar este novo problema. Tenho a certeza!