domingo, agosto 27, 2006

Também é preciso vergonha!

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, garantiu este sábado que a nova tabela ADSE, no tocante aos novos aumentos e em aplicação desde o início de Agosto, que continuará a ser aplicada. Muito bem! Pensava eu que o Ministro viria a público anunciar que os portugueses passariam a ter um serviço de Saúde único, com direitos iguais para todos, como prevê a nossa Constituição, com introdução de melhorias realistas condizentes com o início deste Século. Tal não aconteceu! Esta personagem revelou que a sua preocupação momentânea é com a economia ensombrada pelo défice e que alguém tem que pagar os consumos dos Hospitais E.P., nem que sejam com migalhas para aliviar a fasquia Orçamental. A ADSE paga. Porém, o sr. Ministro esqueceu-se que este Subsistema de Saúde está em vias de extinção por falta de beneficiários. É que os novos funcionários desde Janeiro passado estão abrangidos pela Segurança Social e afastados do sistema. Significa que o Ministro está a fazer remendos sem sarar as feridas e que a medida tomada de nada servirá no futuro.
Saberá Teixeira dos Santos que se um beneficiário da ADSE necessitar de uma ambulãncia tem que ser ele próprio a pagá-la e posteriormente a pedir o respectivo reembolso? E se for possuidor daquelas doenças tipo "tabela" em que todos os dias se desloca a uma Unidade de Saúde, também paga esse transporte previamente e só depois terá o reembolso que pode ser de muitos euros?...Isto só acontece porque o SNS não funciona, por falta de capacidade de atendimento e de internamento. Avalie-se o que o Ministério da Saúde paga em transportes. Essa verba dava para melhores cuidados em Saúde. Recorde-se Sr. Teixeira, que muitos beneficiários da ADSE são aposentados. Mais, cada vez será maior o número destes até se extinguirem e que só uma minoria terá uma reforma choruda como o Sr.Ministro, vai ter.
Naturalmente, este homem dos "números" e outros da classe política quando necessitam de cuidados de Saúde vão ao Estrangeiro curar as suas maleitas e dos seus familiares. Fazia-lhes muito bem, também passarem pelos nossos Serviços de Saúde. São as más medidas políticas que causaram a falta de médicos em Portugal. Não foi falta de dinheiro já que o erário público é bem devastado pela Saúde, sem resultados palpáveis e com listas de espera infindáveis, para além das péssimas instalações ainda existentes. Estou certo, que os políticos se deixaram dominar pelos "lobies" que a Ordem dos Médicos acarretou para que a classe dos médicos não fosse vulgarizada. Foi a falta de vagas em Medicina que depauperou o SNS. Nenhum Partido político pode lavar as mãos como Pilatos dizendo que nada tem a ver com este problema procupante dos Portugueses: a Sáude. Todos os Partidos são culpados.
Urge, de imediato, alterar esta situação. Alterar-se-á com medidas certas, provenientes de ideias arrumadas e funcionais onde a Justiça Social não poderá ser esquecida. O Estado não pode, nem deve ter Subsistemas de Saúde privados! Temos 32 anos de Democracia e a Saúde, apesar da Constituição dizer o contrário sobrevive à pala das medidas do Estado Novo, enterrado na revolução de Abril. Pouco falta para voltarmos aos atestados de pobreza para as despesas de Saúde não serem pagas, nos estabelecimentos Hospitalares. Não sou muito velho e ainda transporto essa nefasta recordação. Por amor de Deus, haja vergonha!