segunda-feira, setembro 25, 2006

Coisa boa!

Partir para uma vindima de cinco dias e cheirar a terra alagada e pisada pelos "dixotes" dos vindimadouros, será sempre uma coisa boa no ciclo outonal do ano. A crítica ao som da naifa cortante vai atravessar, de certeza, o pensamento das mentes pouco pensantes. Vamos a ver! Estaremos a presenciar um quadro bucólico com longos traços pintalgados de rosa, perante a vida. A experiência não será nova, para muitos dos participantes. É uma azáfama que se repete ano, após ano.
A utopia afectada pela corrupção fará muita gente desafar. Quanto mais hulmides são as pessoas maiores serão os desabafos. Resta-me a minha utopia na busca da realidade. Fico com o trovador: "não há machado que corte a raiz ao pensamento". "É preciso avisar toda a gente". O povo sabe-o! Desgraçados serão aqueles que desprezam a verdade, dia menos dia, enganando-se a si próprios. Pensam que rumam contra a verdade do tempo, mas este mesmo tempo os denunciará, numa encruzilhada inesperada, numa hora de boa maré para o mundo que os rodeia. O gozo restará a aqueles que não foram contaminados e souberam denunciar muitos compadrios nauseabundos, de interesses de parecensa mesquinha, de valores económicos elevados e obscuros. Terão os atentos, de certeza, a alegria de saber viver com a verdade, tendo por objectivo valorizar a nossa sociedade, onde todos têm direito à sua liberdade sem colisões com a liberdade dos outros.
Valerá a pena estarmos sempre atentos. A vida só tem valor no seio de cidadãos participativos e interessados numa melhor partilha social. Teremos que estar à altura de compreender as reformas que os dias de hoje nos exigem. A união fará a força e o molho de vimes não será partido por aqueles que querem só um mundo para si e à sua semelhança. Coisas boas da vida, quando o semelhante também existe.