quinta-feira, dezembro 28, 2006

Tempo de crise!

Estão esgotados, no Estrangeiro e Madeira todos os roteiros de férias, onde alguns Portugueses fazem férias neste período de fim de ano, conforme informação dos "agentes de viagem". Dá para pensar! Deve haver muita gente que trabalha já fora das normas laborais vigentes, porque para os trabalhadores das empresas tradicionais o dinheiro auferido não dá para estes caprichos. Agora, férias fora e daqui uns dias pelo Carnaval, férias na neve. É um luxo! Alguma coisa se passa já que o número de saidas ultrapassam em muito alguns empresários que, pela sua fortuna, costumam fazer férias fora, nesta época do ano.
Será que muitos dos Portugueses habituados ao consumo exagerado estão nas tintas para aqueles que se preocupam com alguns actos de cidadania e com a vida em comunidade? Pode ser! Acredito e vê-se. Há que despertar consciências, para continuarmos inseridos numa comunidade que é a nossa, neste mundo global, no sentido de que haja reformas justas no mundo do trabalho, de forma que haja uma aproximação dos que menos auferem, daqueles que mais ganham.
As empresas precisam de ter uma preocupação social. Sabe-se, para isso torna-se necessário que o Governo dê facilidades fiscais à essas empresas dotadas de tal preocupação. Isente-se as empresas de alguns impostos em actos que são benesses para os seus trabalhadores. Estas benesses têm que ser descobertas pelas empresas conjuntamente com os seus trabalhadores e apoiadas pelo Governo. Os trabalhadores não podem continuar afastados das empresas. Para isso torna-se necessáro a sua motivação. Só assim, eles aceitarão leis laborais menos rigídas. Elas vão surgir.
Entendo que o fosso separador entre classes diminuirá se tivermos novas leis laborais. Teremos então, uma Sociedade mais justa, onde todos possamos estar motivados e prazer de viver.