quarta-feira, novembro 10, 2004

Assim vai a nossa Saúde!

Vejamos alguns pedaços da Moção que os Médicos sociais- democratas vão levar ao Congresso do PSD:
A moção, intitulada «Salvem o Serviço Nacional de Saúde», vai ser apresentada no congresso do PSD, a realizar-se em Barcelos nos próximos dias 12, 13 e 14 de Novembro.

Os subscritores desta moção exigem um Serviço Nacional de Saúde mais solidário, mais rápido e que não discrimine ninguém.

No que toca à lei de Gestão Hospitalar, os médicos dizem que a legislação é ainda «invisível por falta de comunicação e implementação por parte da tutela e das administrações dos hospitais». Os profissionais referem também a nova Política do Medicamento, para quem é «indispensável elaborar programas de informação com vista à melhoria da prescrição médica baseada na evidência terapêutica, maior divulgação de consensos nesta área e aumento da prescrição pela denominação comum internacional».

Um pouco mais à frente, no documento, os médicos prevêem a «contestaçao» das «propostas da tutela sobre o novo modelo de internato e especialização, bem como às propostas da Unidade de Missão dos Hospitais SA».

Entre as promessas por cumprir os médicos referem a «inoperacionalidade da Entidade Reguladora da Saúde» um ano depois da sua criação e promulgação bem como a ausência da tabela de Preços para a Saúde, «elemento fundamental de referência dos custos reais dos actos clínicos e dos procedimentos técnicos, sem a qual o universo dos prestadores de cuidados de saúde terão enormes dificuldades em planear, organizar e até sobreviver no exercício das múltiplas actividades assistenciais».

(do Diáriol Digital)

Sem comentários:

Enviar um comentário