segunda-feira, novembro 01, 2004

Um fartote de acidentes!

O bom senso de muitos cidadãos leva-os a interrogarem-se da razão de tantos acidentes nas nossas estradas. Será pura tolice de outros? O que sabemos é que cada vez que há um feriado, abrangendo mais dias de descanso, há sempre um fartote de acidentes e com perdas elevadas de bens materiais e, sobretudo, de bastantes vidas. Assistimos a este cenário trágico há mais de duas décadas. Será defeito dos condutores, será defeito das estradas ou vaidade de quem julga ter um boa máquina e pensa chegar primeiro do que os outros, esquecendo-se que a sua vida e dos seus familiares estão em perigo? Raramente pensam nos outros automobilistas que circulam ao seu lado e que não têm a culpa, quando envolvidos em qualquer acidente.
Sabemos que não temos vias boas, mas os acidentes também acontecem nas boas estradas. Sabemos que as campanhas de prevenção não atingem muitos condutores, porque estes se esquecem que têm deveres de cidadania para com os seus concidadãos. Sabemos que a falta de cultura do nosso povo também aqui entra. Restam-nos a escola e os professores! São os segundos que tem de sensibilizar os seus alunos para os deveres de cidadania de cada membro da nossa sociedade. São os alunos que têm que levar aos Pais a mensagem de que estes devem conduzir respeitando os outros e, como se os próprios filhos fossem sempre dentro das viaturas. Todo o nosso investimento deve ser feito à volta da escola. Custa-me afirmar que a escola pouco a pouco tem que substituir a família (se em muitos casos não a substituiu já). Só assim haverá mais coesão entre os portugueses, mais cultura e mais cidadania.
A escola que este Governo desprezou, aos poucos deve ocupar o espaço na sociedade a que tem direito. Para isso, urge uma mobilização de todos os educadores mais conscientes. Têm que ser aumentadas as verbas do Orçamento para o ensino e, se assim acontecer, daqui a menos de vinte anos os resultados já estarão à vista. Com um maior investimento na escola, campanhas agora em uso desaparecerão, por desnecessárias. Estas têm custos elevados que não se percebe a quem aproveitam. Paciência, mas esta incompreensão já é meu feitio!

1 comentário:

  1. Tudo em cima dos profes! Uffff!
    Mas tens toda a razão: não vamos a tempo de ensinar os velhos, ensinemos os pequenitos. Ontem na minha escola e a nosso pedido estiveram 2 soldados da GNR a ensinar às crianças como agir na rua!

    ResponderEliminar