terça-feira, agosto 09, 2005

Chuva!

Hoje choveu!...Será que esta pausa de verão dá para repensar, por parte das Entidades, como deve ser efectuada de futuro a limpeza das matas, dos campos e das aldeias? Oxalá que sim! Que esta chuva signifique uma trégua na "indústria do fogo". Ninguém pode cuspir para o ar.
O Governo tarda em fazer cumprir o que está legislado acerca da limpeza ambiental, tarda em criar condições para, de uma vez por todas, levar avante uma lei do emparcelamento, para que a todo custo se evite uma lei das "Sesmarias", semelhante aquela do Rei D.Fernando. Uma lei destas, só tinha uma vantagem: obrigava os vadios a trabalhar a terra.
As autarquias teimam em licencear habitações, onde não lembra ao diabo, para não contrariar os seus eleitores. Para quando a criação de zonas urbanizadas nas freguesias e lugares de maior dimensão, para evitar o povoamento disperso desordenado?...as juntas de freguesia, com a maior parte dos presidentes a auferir, actualmente, vencimentos, devem deixar de ser emissoras de atestados de origem duvidosa, tendo sempre em vista o voto, para terem um papel pedagógico e responsável, junto das populações, tendo como objectivo o seu bem-estar, exigido e propalado nos tempos actuais.
As populações devem aceitar as regras do jogo, colaborarem em toda a limpeza, sobretudo junto das suas habitações, para que o ambiente não se degrade mais nas aldeias, como tem acontecido em muitas cidades e vilas.
A chuva que tem um efeito analgésico para as emoções vividas intensamente nos últimos dias, a todos deve servir para uma reflexão no sentido da criação de um ambiente saudável para todos.