quarta-feira, agosto 31, 2005

Com estes favorecimentos, não!

O Governo anunciou que tratava da reforma dos políticos antes das Eleições Autárquicas. Acredito, bem que sim! Porém, os politícos teimam em tratar a população como inculta e desconhecedora das leis. Melhor dizendo:trata-se, de certeza, de um Decreto-Lei a ser aprovado na Assembleia da República. Após a sua aprovação em plenário, segue para promulgação pelo Presidente da República. Este por sua vez promulga ou manda verificar a constitucionalidade do mesmo, pelo Tribunal Constitucional ( o que deve acontecer). Volta o documento ao P.R. e tem mais 20 dias para promulgação. Daí, vai, então, para publicação em Diário da República e são mais vinte dias. Quer isto dizer que enquanto o Governo legislou para o Regime Geral (Centro Nacional de Pensões) em Junho passado, anunciou o novo Decreto-Lei, das aposentações, para os funcionários públicos (cuja maioria, em idade de reforma, anda a ser prejudicada há 3 anos) para entrar em execução no dia 1 de Janeiro de 2006, os "senhores politícos" vão ter nova legislação com bastante sorte lá para o final de Janeiro. Significa isto, que os novos autarcas já estão em funções há muito e que os ex-autarcas, coitadinhos, vão ainda recber um mísero subsídio de reintegração para poder trilhar as ruas, que o vulgo cidadão trilha.
São estes políticos que tratam mal os cidadãos, enquanto se servem a si próprios, dando a impressão que o seu prato é diferente do prato dos outros, que nós elegemos, e fazem de nós párias, o que atropela a democracia.
Sendo assim, a democracia não precisa deles, e tem que haver uma consciencialização por parte da nossa sociedade que os Partidos têm que mudar de actores e o combate é de todos, para que asim aconteça.
Tive alguma esperança na denúncia do Vice-Presidente do senhor Rui Rio, mas fiquei triste quando o mesmo foi à Judiciária e anunciou que o problema era mais político do que um caso de polícia. Eu, penso precisamente o contrário! Investigue-se, porque a democracia precisa de regeitar maleitas, que a enfraquecem. Ainda, estamos muito a tempo de salvá-la. Ao povo cabe denunciar todas as situações incorrectas. Estejamos atentos. Favorecimentos não, assim como ao sistema democrático não faz falta coisas parecidas com o "mensalão" brasileiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário