segunda-feira, março 20, 2006

Para quando?

No último "post" falou-se da extinção da ADSE.Hoje, pergunto para quando dotar os "Cuidados de Saúde Primários" com serviços de Estomatologia? Sabemos que os famigerados serviços de reembolso aos utentes do SNS, chegam a reembolsar cerca de 30 Cêntimos por uma obturação de um dente e pouco mais de 10€ por uma prótese dentária, reembolso a que os utentes pouco recorrem, porque não vale a pena. Guardam os recibos para efeitos de IRS, ou com "pena" dos profissionais do ramo, nem pedem recibo. É o fisco que perde e alguém engorda.
Sabe-se ainda, que a emissão de um vale Postal para pagamento deste reembolso ou outro semelhamnte, contando com o serviço de processamento no Centro de Saúde, importa em mais de 1€, sendo a importância a receber, por vezes, muito menor. Valha-nos Deus! Ao menos que o NIB fosse solicitado aos utentes. A burocracia de quase todas as ARS, também não o permite.
Esta introdução não estava prevista. Serve para aqueles que são beneficiários dos "Subsistemas de Saúde" e nem tão pouco sabem que há no SNS tabelas que reportam ao tempo dos governos de Marcelo Caetano e que ainda se encontram em vigor. Por isso eu advogo a entrada dos "Subsistemas de Saúde" no SNS, para que este seja reformado, de vez, em muitas matérias. A área burocrática do reembolso urge ser rectificada ou então criem-se serviços eficientes de forma a colmatar lacunas destas que custam dinheiro aos cidadãos e que não trazem mais valia nem à pessoa, nem ao Estado. Neste País democrático não podem continuar a viver cidadãos com diversos estatutos. Não faz sentido, nos tempos que correm.
Sendo assim, como é que o Ministério da Saúde vai tratar o problema da Estomatologia? Nos Hospitais de certeza que não, pois os serviços existentes mal chegam para as urgências. Nos Centros de Saúde, nas Unidades de Saúde Familiar a criar? Quando vamos ter estomatologia atempadamnete no País? Deixar proliferar as clínicas dentárias? Pode ser um caminho, desde que haja uma inspecção eficiente nestas "unidades privadas" e desde que sejam criadas convenções, tanto adequadas ao doente, como ao prestador, para que não haja desculpas. Os tempos de hoje exigem-no.
Certo é que os Portugueses necessitam há muito de um serviço de Estomatologia capaz! Direi mesmo, e os profissonais de Saúde, que me desculpem: é um problema de "Saúde Pública".

1 comentário:

  1. Enquanto que no Brasil é quase cultural as pessoas irem tratar dos dentes ao seu serviço nacional de saúde, em Portugal cultivam-se cáries e dentes tortos...
    Quem pode pode, quem não pode, aguente-se.

    ResponderEliminar