segunda-feira, março 06, 2006

Sindicatos e sindicalistas!

Gostava de ver muitos dos líderes sindicais entronizados no seu poder a ter atitudes próprias dos tempos que vivemos. Isso, eles não conseguem e falam como se estivéssemos no século passado, nos 77 ou 80.Por um lado, percebo que eles estão com muitas das reformas propostas. Por outro lado, não falam claro aos seus associados com medo de serem "xutados". É preciso falar verdade e acreditar que para além deste poder sindical outro vai surgir. Estou em crer! O sindicalismo só é válido se for democrático e souber conviver com a democracia no País.
É tempo dos sindicatos fazerem o "mea culpa" e pedirem perdão a alguns sectores profissionais, sobretudo da função pública, que se encontram com vencimentos paupérrimos. E normalmente são esses sectores profissionais desfavorecidos que são atirados para manifestações quando os sindicalistas precisam. Estes profissionais foram a partir de 1978 transformados em "párias" da função pública. Quem não acreditar que verifique os vencimentos então praticados pelo estado patrão em todas carreiras, ao tempo, e os vencimentos de hoje. Não fique, com dúvidas vá ver! Venha a reforma administrativa, reduzam-se as carreiras da função pública e haja aproximação de salários entre aqueles que servem o Estado. Este é o verdadeiro papel dos sindicatos no momento actual.
Com os sindicatos a agirem como estamos habituados a ver, desculpem os sindicalistas, a imagem que transmitem para a opinião pública é que estão demasiado agarrados aos lugares. Nem tão pouco se pede para publicarem o número de votantes que os elegeu. Vá, venha outro discurso!

Sem comentários:

Enviar um comentário