sexta-feira, maio 26, 2006

Essa não!

Não percebo o desentendimento entre o 1.º Ministro Mário Alkatiri e o Presidente Xanana Gusmão. Não quero dizer que isto revela falta de preparação para os cargos, dessas personalidades. Sou capaz de afirmar falta de preparação para a vida democrática que Timor deve ter, talvez antes, pouca maturidade. Um País livre não pode ficar de "calças na mão" face às movimentações de um conspirador, entendo. Outros males devem estar escondidos, para que Timor viva, ao momento, uma situação de rebelião.
Ficámos contentes com a Independência de Timor e a população portuguesa saiu à rua para expresssar esse contentamento. Muito bem! Bateu-se palmas com a saida das Nações Unidas do terreno. Aqui foi o mal, a diplomacia portuguesa devia ter exigido a continuação da presença das mesmas. Não somos nós que melhor conhecemos as raízes culturais do povo Timorense? Não sabemos que muitos dos seus líderes políticos ou religiosos estudaram no nosso País, em muitos dos casos, quando Portugal vivia num regime fechado e autoritário? Claro que sabemos! Nós, hoje, ainda andamos a apreender a democracia e daí andarmos a reformar o nosso País. Então, porque nos vergámos, na altura, perante a Comunidade Internacional, ao abandono de Timor? Agora, lá teremos que ir ajudar a curar as " maleitas" daquele povo, perante a apatia dos Chefes Religiosos que, nesta crise, não deram ainda qualquer sinal. Que significa esse silêncio? Falta de cumprimento dos direitos e liberdades de cada cidadão de Timor? Não sei, nem vou opinar!
Oxalá, que vamos a tempo. Timor precisa de paz! O seu povo não se pode guerrilhar mutuamente. Precisa de trabalho, cultura, prosperidade e muita solidariedade. Aqui tem que estar a ajuda Internacional.

1 comentário:

  1. também não entendo aquela "guerra" mas faço votos para que se entendam rapidamente. Sofreram tanto para terem um país, merecem toda a sorte do mundo.

    ResponderEliminar