quarta-feira, maio 24, 2006

José Luandino Vieira

O escritor angolano José Luandino Vieira recusou o Prémio Camões 2006, que lhe foi atribuído na passada sexta-feira, revelou esta quarta-feira o Ministério da Cultura.



d.r.

De acordo com uma nota de Imprensa difundida pelo ministério, o escritor justificou a recusa do galardão literário, no valor de cem mil euros, evocando “razões pessoais íntimas”.

O Ministério fez saber, no mesmo comunicado, que a vontade do escritor, que, apesar da opção, agradeceu a distinção de que foi alvo, “será naturalmente respeitada”.

José Vieira Mateus da Graça, conhecido por Luandino Vieira, nasceu em Vila Nova de Ourém a 4 de Maio de 1935. Com apenas três anos, foi viver com os pais para Angola.

O nome de Luandino foi escolhido em homenagem a Luanda, tendo-se tornado cidadão angolano pela sua participado no movimento de libertação nacional e contribuído para o nascimento da República Popular de Angola.

Fazem parte da sua obra, os livros: "Nosso Musseque", "A Vida Verdadeira de Domingos Xavier", "Nós, os do Makulusu", "João Vêncio: Os Seus Amores", "Luuanda", "No Antigamente, na Vida", "Macandumba", "Velhas Estórias", "A Cidade e a Infância", "Vidas Novas" e "Lourentinho, Dona Antónia de Sousa Neto & Eu".
(fonte Correio da Manhã)



Sem comentários:

Enviar um comentário