terça-feira, janeiro 29, 2008

Acordar cedo!

Acordar cedo para a porta das Extensões de Saúde é bom. Dá Saude e mantém- se a doença! Não queiram reformular as Extensões de Saúde para Unidades de Saúde de cerca 10.000 utentes e o povo continuará a pagar impostos para atirar ao rio porque os destinados à saúde são esbanjados.
No transporte de doentes pelas carrinhas das Autarquias ninguém quer falar, porque o médico à porta nem que seja só 2 dias por semana é óptimo e nem é preciso mudar de fato. Dá para escolher o dia para adoecer, nas "calminhas". É que assim os transportes pagos com o nosso dinheirinho são mais úteis para transportar cidadãos ao "Preço Certo" e levar ao Fernando Mendes uns produtos da terra. Enfim, triste País em se pensa virado para o ambíguo. E depois dizem que as Regiões de Turismo como estão é que são boas.
Haja coragem para se fazer um reforma eficaz na Saúde. Não se obrigue profissionais a trabalhar sozinhos. Na saúde são necessárias equipas de diversos profissionais para que em conjunto possam discutir a patologia do doente. Nos Cuidados Primários, o remédio para curar as maleitas é a agregação de diversas Extensões de Saúde. Não haja medo que nenhuma população perde nada. Antes pelo contrário, tem muito a ganhar. Haja coragem e esta também é uma reforma para a nova Ministra da Saúde. Ou vamos continuar a levantar cedo para ir para a porta do nosso Posto Médico?...ninguém tenha pena de perder a sua Unidade de Saúde: ela vai servir para uma visita domiciliária colectiva para doentes crónicos, para tratamentos de enfermagem ou para reuniões de educação para a saúde. E os doentes crónicos só irão à nova Unidade a fazer, em caso de alteração de doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário