quarta-feira, março 19, 2008

Mais férias à sindicalista!

Os CTT sofrem nova greve. Sem querer fui deparar com o seu anúncio e com a tristeza dos números em parte no Editorial do DN, de hoje:

"A greve convocada para hoje e amanhã por quatro dos 13 sindicatos dos Correios é um triste anacronismo, um pedaço do primeiro quartel do século XX que chegou intacto ao século XXI. Para começar, a fragmentação por 13 sindicatos dos 15 mil trabalhadores dos CTT só interessa aos 200 burocratas que são pagos pela empresa para serem sindicalistas.

Os Correios são um grupo de capitais públicos que se habituou a actuar num ambiente ultraprotegido, quase monopolista, mas que tem de se preparar para sobreviver em condições adversas, num sector ameaçado pelas novas tecnologias e pela concorrência dos privados.

Não faz sentido que os CTT continuem a gastar anualmente 3,4 milhões de euros a pagar a 200 dirigentes sindicais, cem profissionais do sindicato a tempo inteiro e outros cem a tempo parcial.

Não faz sentido que os 28 mil dias/ano de trabalho que não são trabalhados pelos sindicalistas sejam mais do que os 26 mil dias que não são trabalhados por razões sociais - licenças de maternidade, paternidade, luto, casamento, horas de estudo, etc.

Não faz sentido uma greve que tem como único objectivo preservar a quantidade de dirigentes sindicais pagos pela empresa para o serem, feita contra uma administração que aceita continuar a pagar a 38 sindicalistas a tempo inteiro, apesar de o Código do Trabalho apenas a obrigar a manter nove sindicalistas profissionais." |














Sem comentários:

Enviar um comentário