sábado, agosto 22, 2009

Modernidade

Jorge Lacão, cabeça de lista pelo PS nas eleições legislativas, no nosso distrito, faz votos para que seja a última vez que as listas de candidatos a deputados sejam apresentadas como até agora tem acontecido. Advoga que, dentro da pluralidade partidária, as candidaturas sejam de futuro uninominais, aproximando mais o eleitor do eleito. Tem razão aquele candidato, a maioria da população quando vota, nem ao menos conhece o rosto de quem elege. Haja coragem para levar a efeito a medida proposta. Ganham os eleitores que começam a conhecer quem elegem e a democracia fica mais rica: o deputado que o eleitor elegeu está sempre por perto!...

4 comentários:

  1. Não sou apolitico, sou apartidário. Mas, concordo plenamente com a frase: "Tem razão aquele candidato, a maioria da população quando vota, nem ao menos conhece o rosto de quem elege".
    Penso que a teoria é importante, mas também é importante, saber como e quem a aplica.
    As vivências de região para região são diferentes. Há que saber respeitá-las.

    ResponderEliminar
  2. Pois amigo, mas não estou a ver listas uninominais sem os candidatos "pastarem" na área muitos meses antes de serem eleitos e sem terem cordão umbilical ao seu ciclo eleitoral. Vamos ver...eu penso assim!

    ResponderEliminar
  3. Essa de se nomearem deputados por um qq distrito, sendo ele nesse distrito um E.T. sp foi prática comum, que demonstra que sao escolhidos em funçao do partido e nao do Povo. Sou por deputados de circulos, que conheçam a realidade das terras que os elegem para que possam e tenham vontade politica de fazerem algo de util por elas.
    Assim, da forma que está a lei, representam o distrito só pq lá têm o nome e...para ganharem uns cobres à custa de algo que nao lhes diz nd. Podem alegar que estao em defesa dos interesses de todo o País, mas kem os elege (o distrito) tem tanto deles em retorno, como aqueles que nao os elegeram. Venham os circulos uninominais!

    Ah! E por mim, já agora, tb se pode diminuir o nº dessa gente! Poucos e bons, melhor que mts e medíocres!

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo! Venham os círculos uninominais, cumpram-se os votos de Jorge Lacão e deste "manuelinho", que há muito defende este sistema.

    ResponderEliminar