quinta-feira, setembro 27, 2012

Uma Procissão de muitos séculos, em Santa Cita...


...em honra do Senhor das Necessidades. Realiza-se, anualmente, no dia 11 de Setembro. Em tempos idos Santa Cita era local de peregrinação de toda a zona Centro do Pinhal Interior. Ainda hoje, a capela existente, resto do Convento de São Francisco é local de peregrinação de muitos devotos, para além do dia da "feira de Ano" coincidente com  a procissão do Senhor das Necessidades. Antes, a feira durava 3 dias e era centro de trocas de produtos destinados à economia doméstica e à agricultura. Muita gente pernoitava à volta do Convento.















Hoje a aldeia de Santa Cita, da freguesia de Asseiceira, concelho de Tomar, entrou em grande declínio com o desaparecimento da Fábrica de Papel Matrena, no último quarto do século passado. Para além, da perda da Fábrica da Matrena, perdeu as suas quintas e ainda há pouco tempo (talvez, 2-3anos) a firma João Salvador, empregadora de habitantes locais, como de outros das redondezas. Resta à localidade reconciliar-se com a sua história, alicerçar-se no seu passado e criar ideias novas para um futuro que não se avizinha fácil, assim como a sua sede de freguesia, que de sede Concelho-com muita história, corre um risco grande de desaparecer na reforma autárquica que se perspectiva, elaborada por um tal Miguel Relvas, dito tomarense. Muito mal vai um País que ignora a sua história. Para além da história, muitas estórias ficam para contar e é a cultura de um povo que se apaga. Muitos têm memória!

(post scriptum)
-Santa Cita perdeu dois mercados mensais há mais de 35 anos. O mercado designado por "antevéspera, que comercializava gado ovino e caprino: realizava-se nos terrenos da firma João Salvador, sobranceiros à velha taberna do João Peça. E, ainda o mercado do "cabo do mês" onde se vendia gado bovino, cavalar, muar e asinino: realizava-se na zona onde se encontra o Pavilhão da ACR SANTA CITA, nas traseiras do velho Campo de Futebol da Matrena, que no topo tinha  implantado o Campo de Hóquei.
-o blogueiro pede desculpa aos naturais de Santa Cita por alguma imprecisão contida no texto: tão somente quis contribuir para manter a vossa história viva, recheando com outras estórias que a sua mente transporta, ele que na sua infância por aí também conviveu.

Sem comentários:

Enviar um comentário