segunda-feira, novembro 14, 2005

Jacques Chirac, falou!

O Presidente Françês Jacques Chirac falou à Nação Francesa. Sem fazer qualquer crítica às palavras de Chirac prefiro referir o serviço voluntário civil que pretende contribuir para a resolução da "crise de rumo, de referências e identidade". Para além da "justiça firme", dita, é muito mais importante procurar a cura para a "maleita social" que afecta os jovens dos bairros sociais, para não dizer "ghetos" periféricos de Paris ou de outras grandes cidades francesas. Não sei se o P.R. Francês adiantou na conversa convictamente que " as empresas e organizações sociais, assim como os sindicatos devem mobilizar-se para que a questão essencial da diversidade e do emprego dos jovens nos bairros com dificuldade". Oxalá que sim! Nem posso acreditar outra coisa, tão grande é o problema.
Engraçado é o apelo feito aos Sindicatos. Isto na Sociedade Francesa que tem um associativismo forte, os sindicatos serem chamados a dar um contributo considerado essencial, assumindo quase um papel de paternidade, enquanto dão aos jovens imigrantes uma consciência de que fazem parte de uma sociedade, que necessita do seu contributo e do seu trabalho. Para haver trabalho é necessário para estes jovens formação. Essa formação vai despertar no espírito deles a sua utilidade à sociedade francesa, que os recebeu ou adoptou. Bonito! Oxalá, que os sindicatos lhes consiga dar uma consciência cívica e de inserção social, plena. Oxalá, também que os empresários os comprendam, conrespondendo com criação de postos de trabalhos.
P.S. - Não sei se os sindicatos portugueses fossem chamados a dar um contributo do género, se tal objectivo era conseguido. Fico satisfeito quando oiço dizer que os nossos sindicatos são conservadores, tal como afirmo há muito e que urge mudar o rumo das lideranças sindicais. Tenho a certeza, que só uma mudança de rumo levaria o sindicalismo português a ter êxito em situações idênticas. É melhor prevenir do que remediar, lá diz o povo.

1 comentário: