sábado, novembro 12, 2005

O Sr. Freitas no Orçamento

O Sr. Freitas encerrou, no seu melhor, o debate de Orçamento de Estado, na generalidade. A certa altura disse que o PSD com ou sem PP governaram este País em maioria absoluta durante 15 anos em 29, com a despesa sempre a crescer, à excepção dos anos 1994 e 1995. A farpa foi mais acutilante quando disse:" crentes de uma fé que não aplicaram quando detiveram o poder". Teve ainda a coragem de chamar de conservadores aos sindicatos. Finalmente, encontrei alguém que me dá razão em matéria de sindicatos e que, tantas vezes, tenho escrevinhado.
A Oposição à esquerda pelo que tivémos oportunidade de observar em todos os "media" postaram-se numa assertividade sindicalista em que atiraram chavões para a frente em nome dos trabalhadores mais pobres e incultos, mas para os quais em nome de uma sociedade com maior justiça social, não têm forma de actuar, porque perante os sindicatos, não sabe criar empatias para que estes mudem de rumo, na direcção das necessidades actuais que levem quem trabalhe a associar-se. Para isso urge que o sindicalismo português, mude de líderes.
A ajuda do Sr. Freitas não só obriga o cidadão a fazer reflexões deste género, mas também foi uma ajuda preciosa para que o Sr. Sócrates, que de forma intempestiva, com uma irascibilidade política e pessoal, determinado nas suas opções face ao Orçamento 2006, saiu do debate vitorioso e de forma convincente, capaz de mobilizar os portugueses.
É esta mobilização confiante do primeiro ministro que vai levar de novo o Sr. Soares à Presidência da Nação, derrotando o Sr. Cavaco que em termos económicos e sociais tanto prejudicou Portugal e os Portugueses, enquanto 1.º ministro na década passada. Bom não esquecer pelo que o Sr. Freitas referiu, pode deduzir-se, que o Professor de Boliquei-me, é o primeiro pai do défice. Foi um dos chefes do governo que esteve no "poleiro" mais tempo com maioris absoluta.

1 comentário:

  1. além de ser bom orador, tem boa memória ao contrário dos amnésicos apoiantes de cavaco...

    ResponderEliminar